x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 60

acessos 12.593

Lançamento Contábil

Nailo Locio da Silva

Nailo Locio da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 08:29

Boa tarde,

A nota fiscal de remessa pode ser lançada em Contas de Compensação.
Contas de Compensação ATIVAS: Mercadorias em Poder de Terceiros.
Contas de Compensação Passivas: Remessa p/ Exposição.
No retorno da mercadorias, é só fazer o inverso.

Paz e bem !

Dennilson Santos

Dennilson Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 4 julho 2011 | 10:32

Bom dia,

Acabei de assumir uma contabilidade e estou com uma dúvida.

O contador anterior só diponibilizou o balancete sintetico para a empresa, porem no passivo há saldo de fornecedores que já foram pagos.

Para ter certeza que a empresa não devia mas nada a estes fornecedores enviamos cartas aos mesmo, que confirmaram que não existe valor a pagar.

Como lanço a baixa deste fornecedores?

obrigado

Nailo Locio da Silva

Nailo Locio da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 4 julho 2011 | 12:24

Dennilson,

boa tarde !


Se a empresa dispões de numerários, você deve quitar os fornecedores,
solicitando aos mesmos, uma triplicata(cópia da duplicata). Caso não
seja possível, deve efetuar o lançamento com os documentos que tem
em mãos, ou seja, as consultas que você efetuou a cada um deles.

espero ter atendido a contento.

CRISTIANE

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 10:38

Danilson,

Esses fornecdores são pagos por conta bancária ou foi pelo caixa? Não existe nehum controle de contas a pagar e a reber na contabilidade ou no financeiro da empresa. Porque o correto seria você ver a data em que foram pagos tais fornecdores e debitar o saldo forncedores na no mês e no dia em eles foram pagos.

cris

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 13:19

Boa tarde, colegas preciso de uma ajuda para fazer o lançamento contábil:

Uma PJ alugou um imóvel a outra PJ, o loctário fez uma reforma no imóvel para deduzir do aluguel, todas as despesas foi no nome do locatário, como o locador irá fazer para contabilizar o aluguel e essas despesas?

Qual a base legal? Como procedo?

Obrigada, aguardo retorno.

Lilian Araujo PE

Nailo Locio da Silva

Nailo Locio da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 16:28

Lilian,

Segundo o Regulamento do Imposto de Renda - RIR/99, as benfeitorias realizadas em imóveis de terceiros, ainda que descontadas no aluguel, serão lançadas como Receitas de Aluguel - art. 53, inciso IV RIR/1999.
è necessário saber se a empresa que recebe este aluguel é tributada pelo regime de lucro real, L. Presumido, e/ ou SIMPLES Nacional. Pois, no SIMPLES Nacional não deve ser lançadas outras receitas, senão a receita da atividade da empresa. Portanto, como a despesa será deduzida no valor do aluguel, o documento comprobatório para o lançamento, será o próprio recibo do aluguel.
Não sei bem se entendi sua dúvida. Espero que tenha ajudado a contento.

Naílo.

CARMEM CRISTIANA RODRIGUES

Carmem Cristiana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 17:11

Boa Tarde a todos. Sou novata no site. Tenho a sensação que estou em outro mundo. Porquê? Sou formada a 7 anos e nunca atuei na contabilidade. Hoje acordei com sede de viver, de ser util. Será que tem alguém ai que tenha passado por esta mesma situação? Gostaria de montar um escritório, mas não sei nem por onde começar. Tenho uma sala pronta me esperando, falta a experiência. Moro em uma cidade pequena onde os contadores tem medo de concorrência, por isso, nem pensar em pedir um estagio. Podem me indicar algum curso online para que eu pudesse me aperfeiçoar. Começar tudo de novo. Seria muito grata.

Carmem Cristiana Rodrigues
Nailo Locio da Silva

Nailo Locio da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 09:41

Carmem,
bom dia !!! Viva a vida. Paz e bem !

Abra seu escritório. Tenha Fé. Coloque Deus acima de tudo em sua vida.

Seria bom mesmo, que tivesse feito algum estágio, pois, realmente não é fácil, principalmente pelas mudanças que passa o sistema contábil brasileiro atualmente. O Conselho Federal de contabilidade tem alguns livros de contabilidade para principiantes: site: https://www.cfc.org.br.
Mas seria bom que você conseguisse um colaborador (funcionário) com experiência, alguém que já trabalhou em escritório. Tenha humildade.
Comece registrando MICROEMPRESAS no SIMPLES Nacional, com escritas simplificadas. Se oriente bem na Legislação de seu Estado, por meio de site, e/ ou pessoalemnte, assim como a Junta Comercial. Você já começou bem, buscando este Fórum.

Acredite. Vou torcer muito por você.

Boa sorte,

Naílo Lócio.

Nailo Locio da Silva

Nailo Locio da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 11:22

Mauro,
bom dia !

Suponho que sua empresa é um comércio varejista de combustíveis. Então o lançamento contábil de compra de combustíveis, é o seguinte:

D - Compra de combustíveis (gasolina) CR
C - Caixa ou Bancos - AC
ou
C - Fornecedores - PC

Onde: CR - Conta de Rsultado / AC - Ativo Circulante - PC - Passivo Circulante.

Quanto a conta de ICMS, ela não existirá, pois, O ICMS sobre combustíveis é cobrado por substituição tributária, e não é recuperável. As saídas subsequentes são lberadas.

Espero ter atendido sua dúvida a contento.

Naílo Lócio.

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 13:12

Boa tarde, Nailo Locio da Silva.

Em relação a pergunta anterior, a empresa tributada é pelo é Lucro Presumido. A minha dúvida ainda é: Como irei fazer o lançamento na contabilidade do locador.

Me dê um exemplo:

Aluguel de R$ 20.000,00 e dedução da reforma do imóvel é de R$ 5.000,00.

Obrigada, aguardo retorno

Lilian Araujo PE

Nailo Locio da Silva

Nailo Locio da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 15:25

Lilian,

Se a empresa LOCADORA é optante pelo Lucro Presumido, e sua atividade não é de locação de imóveis, portanto a atividade da empresa é outra qualquer, ficará assim:
Pelo recebimento dos R$. 15.000,00:
D - Caixa ou Bancos - AC
C - Receitas Não Operacionais - CR - (aluguel) R$. 15.000,00

Pelo desconto no Recibo do Aluguel de R$. 5.000,00
D - Imobilizado - Imóveis (benfeitorias) - AI
C - Receitas Não Operacionais - CR - ( aluguel )

Ou ainda:

Pela apropriação do Aluguel Mensal: R$. 20.000,00
D - Aluguel a Receber ( AC
C - Receita de Aluguel - CR

Pela Realização das Benfeitorias: R$. 5.000,00
D - Benfeitorias em prédio próprio ( AI )
C - Aluguel a Receber - AC

Pelo Recebimento do Restante: R$. 15.000,00
D - Caixa ou Banco - AC
C - Aluguel a Receber - AC

Onde: AC = Ativo Circulante; PC = Passivo Circulante; CR = Conta de Resultado; AI = Ativo Imobilizado.

Naílo.


Jorge Luiz Milani Reinaldo

Jorge Luiz Milani Reinaldo

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 15:29

Pessoal me tira uma dúvida, mudaram o plano contábil aqui onde eu trabalho, porém reduziram muitas contas e fiquei com dúvidas na contabilização de férias e 13º salário, e nas baixas contábil quando for realizado as férias. EX. Antes era contabilizado dessa forma

D Provisão de férias (despesa)
C Provisão de férias a Pagar( Passivo) Apropriação dos 12 avos mês a mês como de costume.

Quando a pessoa tirava férias eu dava baixa da seguinte forma.

D Provisão de férias a pagar ( Passivo) Diminuindo a minha provisão pois está sendo paga.
C Férias a pagar ( passivo).

Com o plano de conta novo estou fazendo dessa forma por falta de existências de contas.

D Férias ( Despesas)
C Férias a Pagar ( Passivo) Desapareceu a provisão de férias no passivo

Porem a baixa como poderia fazer isso ??????

Para baixar a provisão mês a mês quando alguem tira férias

D Adiantamento de férias ( ativo)
C Férias a Pagar ( passivo)

Depois

D férias a Pagar (passivo)
C Adiantamento de férias (ativo)

Ai sim com essa mudança bate o minha baixa da provisão de férias. porem vocês concordam com isso ???? Eu partilarmente acho que está errado, eu acho que as contas anteriormente estão corretas e não teria que desaparecer, O que acham??? Deu para entender????

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 10:16

Ola Maria Angélica, esta sua pergunta é simples, se o suco for para revenda pode lançar com CFOP - compra para comercialização1102 (para compra dentro do estado) ou 2102 (para compra fora do estado) ou se for o caso de consumo - compra para uso e consumo 1556 (para compra dentro do estado) 2156 (compra fora do estado)

espero ter ajudao, até logo.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 15:44

Olá boa tarde a todos!

Alguem poderia me dizer onde lançar na contabilidade a compra do Certificado Digital ?Seria um imobilizado?
Obrigado a quem me ajudar

Abço

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 08:45

Jeremias Martins,

Obrigado pela ajuda !

Abração amigo!

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
Raul Neves

Raul Neves

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 15:43

COmo faço a contabilzação de conta de energia elétrica com aproveitamento de ICMS?
É uma industria L.Presumido. Aproveito um percentual de 65% da enegia elétrica por ser consumida no processo industrial o restante é despesa administrativa.
Como contabilizo esta situação?na provisão.. e no pgto


Ex: Conta de 10.000,00

Despesa ADM = 3.500,00

D- Despesas Adm Energia (RD)
C- Energia Eletrica a Pagar (PC)

PGto
D-Energia Eletrica a Pagar (PC)
C- Bco (AC)

e o restante??

6.500,00

D - Custo Energia Eletrica Industrial (RD)
D - ICMS a recuperar (AC)
C- Energia Eletrica a Pagar (PC)


D-Energia Eletrica a Pagar (PC)
C- Bco (AC)


É isso?

JOSEILDO DE SOUZA VIEIRA

Joseildo de Souza Vieira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 21:30

Olá pessoal!


Como deve ser feito o lançamento contábil em operações de recebimento de bem( um chip de uma operadora), a "título de promoção de vendas" ???

Obrigado!

Joseildo Vieira
Analista Contábil
Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 08:06

Olha, no meu ponto de vista alia do modo que eu trabalho aki parece ser diferente do restante aqui do forum as contas que uso para Debitar e Creditar parecem ser mais simples nao tao detalhadas como as que mensagens e respostas que ando lendo por aqui, por exemplo, nesse caso seu ai eu debitaria em uma conta aki chamada "celulares empresa" olhando a ramificaçao dela ela se encontra em despesas administrativa, ai creditaria CAIXA OU BANCO. Somente

x)

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 10:17

Joseildo,

Eu não entendí muito a sua pergunta, mas se a empresa recebeu um bem gratuito, ela deverá ser lançada como bonificação.
Quando você recebe mercadorias p/REVENDA em bonus(gratuito) eu lanço:
Mercadorias em bonificação(CMV)

a bonificação p/compras(outras receitas- que se acrescentará no final do exercicio ao lucros operacional).

Não sei se ajudei,

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
JOSEILDO DE SOUZA VIEIRA

Joseildo de Souza Vieira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 13:17

Obg companheiros do Fórum pelas respostas!

Se pudessem me ajudar, Como contabilizo a seguinte operação?A empresa AB vendeu uma Duplicata a empresa de Factoring mercantil no vlr. R$545,00, Pois a empresa de factoring pagou o vlr. líquido de R$523,09 depositado em conta corrente da empresa AB . E a respectiva baixa da conta cliente no ativo circulante ja que foi realizado o pagamento?

Joseildo Vieira
Analista Contábil
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 13:53

Jader, veja a sequencia,
Valor total da nota fiscal
código fiscal de entradas
Base de calculo do ICMS(se houver IPI na NF. não colocar)
ICMS(credito)
Isentas(se for mercadorias isentas)
Outras(se for compra consumo, ativo etc)
IPI(uso colocar só na observação p/efeito de fechamento da n. fiscal)

No final do mês é só somar e está encerrado o mês, na próxima linha inicia o próximo mês.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.