x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 39

acessos 10.933

Exame de Suficiência e a Realidade do Dia-a-Dia

Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 14:56

Caros colegas...

Lendo este tópico é impossível ficar sem responder...

Muita gente acha que o exame deveria possuir questões da realidade do dia-a-dia...Isso é impossível pois, infelizmente, não aprendemos a nossa realidade nos bancos da faculdade.

Acredito que o exame seja necessário, para "filtrar" os bons e maus profissionais...O exame valoriza a classe, mostra que não é qualquer um que pode exercer a profissão de tamanha responsabilidade que é a nossa...

Na 3ª edição eu vou participar, pois vou terminar o bacharel esse ano...Vamos ver como vai ser até lá...

Suely disse tudo..."Basta Querer".

SÉRGIO BATISTA

Sérgio Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 15:05

Caro Thiago,


Pelo visto você ainda é acadêmico do curso de Contabilidade, realmente não conhece nada da realidade do dia-a-dia da profissão contábil, não pense que exame filtra bons ou maus profissionais, pois é impossível medir a capacidade de alguém apenas por uma prova de 50 questões, com duração de 4 horas. Sendo assim desejo-lhe sorte quando for fazer a prova e seja bem vindo a profissão contábil.

Sérgio Batista
Contador
Esp. em Contabilidade, Planejamento Tributário e Societário
***************************************************
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 16:32

É isso ai Sérgio Batista... esse Thiago não deve conhecer a rotina contábil não... pois ele pensa que essa prova vai dizer quem é bom ou não (kkkkkkk).
Menino MINEIRO vc precisa aprender um pouco de logica seu MINEIROOO...

Tinha que ser um mineirinho uai so....

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 17:03

Prezado Sérgio Batista, não me julgue sem me conhecer... Sou da mesma profissão que você, e passo pelas mesmas dificuldades que a grande maioria dos profissionais de contabilidade passa... Só dei a minha opinião com relação ao exame de suficiencia...Cada um tem a sua... Se não é a favor ou tem medo, é só mudar de profissão...O exame mostra a capacidade do profissional para exercer a profissão. Claro que muita coisa do dia-a-dia não é mencionada nessas provas.
Outra coisa também é o fato que parece que você não leu direito a minha mensagem anterior, pois mencionei que "não aprendemos a nossa realidade nos bancos da faculdade". Obrigado pelo Boa Sorte, e pelo visto vou precisar...rsrsrs. Um Abraço!

Prezado Victor Hugo, em primeiro lugar não sei o porque do preconceito para com os mineiros, um povo que tem história no nosso país, povo acolhedor e que tenho um grande respeito...Aliás, de fato, sou carioca e moro a pouco tempo em MG, então não sou mineiro. Outra coisa importante é que não sou um menino como você mencionou... Sou um profissional inscrito no CRC como técnico e vou fazer o exame pra bacharel ano que vem... Com relação a rotina contábil, conheço-a muito bem e sei das dificuldades que a classe encontra... Se você não aguenta fazer a prova, muda de profissão...Gente como você o país está cheio... Quando sair da condição de auxiliar, você vem e me diz como trabalhar...

SÉRGIO BATISTA

Sérgio Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 17:17

Caro Thiago,


Em primeiro lugar quero dizer que continuo com o mesmo pensamento em relação ao exame, ele não mede conhecimento de ninguém, já que você diz ser técnico, sabe muito bem que a realidade é muito diferente do dia-a-dia.

Quando falo que não sou a favor não estou me referindo a MEDO, pois já falei sobre minhas opiniões acima. Não irei mudar de profissão só por conta de um exame desses. Não vou entrar em discursão sobre sua afirmação que não sei ler, isso já é apelação.

Sérgio Batista
Contador
Esp. em Contabilidade, Planejamento Tributário e Societário
***************************************************
Murielson Alves

Murielson Alves

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 17:19

Sérgio Batista, Victor Hugo Silva e Thiago De Souza Oliveira, por favor se atentem que o Forum é um local para discutir temas e expor o ponto de vista e não para preconceitos ou dizeres pejorativos.

Por favor vamos voltar ao tema e dar a nossa opinião.. se por ventura tentar evidenciar o seu próprio ponto de vista em detrimento a outro, vamos fazer isso com fatos e argumentos razoáveis e não com ataques e ofenças, independente da crença religiosa, da região onde mora ou até mesmo da profissão em que atua.

"Querendo respeito, respeitem primeiro!"

Como podem ver sou Administrador e apaixonado pela contabilidade e entendo bem como é uma rotina dentro de um escritorio (experiência de trabalho), e é fato que nem todos que sairam da faculdade adquirem essa experiência lá dentro.

Como podem ver não sou contador e nem estudante de contabilidade e mesmo assim gosto de contribuir com a categoria, seja com opiniões ou até mesmo com casos práticos.

Espero que os Colegas, voltem seus intelectos para discutirmos o proposto nesse tópico.

Muito obrigado
Murielson Alves.

Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 17:28

Caro Sérgio,

Parabéns por defender a sua crença com relação ao exame de suficiência. Eu também tenho a minha, que é diferente da sua, mas nem por isso deixamos de ser colegas de profissão e perdemos os respeito. O fórum é pra discussão mesmo, e em momento algum sua pessoa me desrespeitou, como também não te desrespeitei (pelo menos eu acho).

Prezado Murielson, parabéns por escolher a profissão. Contabilidade é algo que a gente se apaixona e as dificuldades do dia-a-dia são o combustível que nos move para melhorar a cada dia...

Difícil é ver algumas "crianças por aqui"...

Murielson Alves

Murielson Alves

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 17:31

Com relação ao Gabarito...

Esta demorando muito e sinceramente não entendo o porque de tanta demora.

O prazo previsto no edital de 20 dias é tempo demasiado longo para se publicar o que já esta pronto.


Creio que deveria ser como nas provas de vestibular... liberar o gabarito com mais agilidade.

Murielson Alves

Agnaldo Marcelo Xavier Dutra

Agnaldo Marcelo Xavier Dutra

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 17:52

Tive a informação que o gabarito serpa divulgado dia 13/10/2011, também acho um absurdo essa demora para a divulgação. O CFC poderia ser mais agil nestas questoes.
Se alguem conseguir mais informações favor postar.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 21:39

Prezados nevegantes, boa noite a todos.

É com reservas que trancarei esse post (pelo menos por enquanto).

É lamentável que determinados colegas ainda não perceberam qual a importância de navegar no Fórum Contábeis, é lamentável certas leituras que somos obrigados a fazer.

A equipe de moderação e consultoria vem observando cada tópico que é aberto sobre esse "abençoado" exame de suficiência, caros, qual o problema de fazer uma prova? é só estudar... ou acaso os colegas não estão preparados para o mercado competitivo?

O portal foi criado par a troca de informações e iteração sobre a profissão contábil e não para lamentações ou reclamações sem fundamento, não adianta ficar aqui pulverizando as salas do portal e criando mais e mais post´s dessa natureza, ao invés disso, usem a ouvidoria do CFC para tal.

A edição do exame de suficiência é algo real e não se pode fugir disso, entenderam? dessa forma, utilizem o bom fórum para outras colocações que não sejam aquelas dúbias ou de ofenças morais (como visto anteriormente) e como sábio participante o Sr. "Murielson Alves" muito bem usado nas palavras trouxe até nós meros espectadores uma palavra de reflexão.

Destarte, observem bem as regras nas proximas vezes que decidirem criar mais um post relativos a exame de qualquer coisa.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.