Valdineis Junior
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalCaros colegas:
Para quem estava com problemas em emitir o Certificado Digital pela Caixa Econômica Federal, eis que surge a luz no fim do túnel.
Segue abaixo o comunicado da Caixa Econômica Federal:
Desde a implementação da Cadeia V2 está ocorrendo erro, em alguns equipamentos, no momento da emissão do certificado digital.
Enfatizamos que o problema não é generalizado, pois já foram emitidos milhares de certificados digitais na cadeia V2.
A tecnologia identificou que na maioria dos casos deve-se a um conflito gerado por dois arquivos existentes no computador do usuário ou cliente.
Estes arquivos denominados "libcapi.dll-1.0" e "libcapi.dll-2.0", que são gerados pelo sistema AC CAIXA Livre e gravados na pasta C:TEMP, devem ser excluídos.
Diante disso a TI executou uma rotina automática de exclusão destes arquivos no dia 19.01.2011 [sic].
Com isso resolve o problema na emissão dos certificados.
Se mesmo assim você ainda não conseguir emitir o certificado, solicitamos que seja aberto um chamado para limpeza da pasta C:TEMP, ou seja, para excluir todos os arquivos desta pasta.
Estas informações devem ser repassadas aos clientes que procurarem as agências com este problema.
Lembramos que é obrigatório ser observados todos os pré-requisitos para emissão do certificado já definidos, como: Windows XP ou 2000;, Internet Explorer (excluir cookies), Java (limpeza do Java); sistema gerenciador do cartão; instalar cadeia V2.
Assim, a CEF consegue provar que o problema não está no próprio sistema, mas sim em nossos computadores (irônico, não?!).
Eu, finalmente, consegui emitir meu primeiro certificado de 2012, mas não foi seguindo "à risca" este comunicado da CEF. Há alguns erros e omissões no Informe que me fizeram quebrar um pouco a cabeça hoje de manhã.
Minhas instruções são:
Vá em "Painel de Controle" => "Opções de Pasta" e, na aba "Modo de Exibição", marque a opção "Mostrar pastas e arquivos ocultos".
Depois vá em "C:" => "Documents and Settings", escolha a pasta com o nome do PC ou do Administrador, vá em "Configurações Locais" e depois em "Temp". Assim procure o(s) arquivo(s) citado no Informe da CEF e o(s) apague (no meu caso só havia o "libcapi.dll-2.0").
Logo após tudo isso, eu recomendo limpar os arquivos temporários e reiniciar o PC. O Windows instalado no meu PC do trabalho é o XP.
Espero ter ajudado algum colega aflito como eu estava.