x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 28

acessos 49.704

Resolvendo problema - Emissão de Certificado (CEF)

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 13:46

Caros colegas:

Para quem estava com problemas em emitir o Certificado Digital pela Caixa Econômica Federal, eis que surge a luz no fim do túnel.

Segue abaixo o comunicado da Caixa Econômica Federal:

Prezados Agentes de Registro

Desde a implementação da Cadeia V2 está ocorrendo erro, em alguns equipamentos, no momento da emissão do certificado digital.

Enfatizamos que o problema não é generalizado, pois já foram emitidos milhares de certificados digitais na cadeia V2.

A tecnologia identificou que na maioria dos casos deve-se a um conflito gerado por dois arquivos existentes no computador do usuário ou cliente.

Estes arquivos denominados "libcapi.dll-1.0" e "libcapi.dll-2.0", que são gerados pelo sistema AC CAIXA Livre e gravados na pasta C:TEMP, devem ser excluídos.

Diante disso a TI executou uma rotina automática de exclusão destes arquivos no dia 19.01.2011 [sic].

Com isso resolve o problema na emissão dos certificados.

Se mesmo assim você ainda não conseguir emitir o certificado, solicitamos que seja aberto um chamado para limpeza da pasta C:TEMP, ou seja, para excluir todos os arquivos desta pasta.

Estas informações devem ser repassadas aos clientes que procurarem as agências com este problema.

Lembramos que é obrigatório ser observados todos os pré-requisitos para emissão do certificado já definidos, como: Windows XP ou 2000;, Internet Explorer (excluir cookies), Java (limpeza do Java); sistema gerenciador do cartão; instalar cadeia V2.


Assim, a CEF consegue provar que o problema não está no próprio sistema, mas sim em nossos computadores (irônico, não?!).

Eu, finalmente, consegui emitir meu primeiro certificado de 2012, mas não foi seguindo "à risca" este comunicado da CEF. Há alguns erros e omissões no Informe que me fizeram quebrar um pouco a cabeça hoje de manhã.

Minhas instruções são:

Vá em "Painel de Controle" => "Opções de Pasta" e, na aba "Modo de Exibição", marque a opção "Mostrar pastas e arquivos ocultos".

Depois vá em "C:" => "Documents and Settings", escolha a pasta com o nome do PC ou do Administrador, vá em "Configurações Locais" e depois em "Temp". Assim procure o(s) arquivo(s) citado no Informe da CEF e o(s) apague (no meu caso só havia o "libcapi.dll-2.0").

Logo após tudo isso, eu recomendo limpar os arquivos temporários e reiniciar o PC. O Windows instalado no meu PC do trabalho é o XP.

Espero ter ajudado algum colega aflito como eu estava.

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 15:36

Boa tarde

Apenas para informar que os certificados da cadeia V2 são assinados usando o algoritmo SHA2 (SHA256, SHA384 e SHA512), no qual só tem suporte no Windows XP SP3,Vista, Server2008 e Win7. (E com uma correção no 2003)

O governo é reflexo de seu povo.
Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 15:56

Sim, o certificado dependendo da assinatura vai funcionar em qualquer site ou software que não verifica o caminho do certificado, caso contrário informará que o certificado é invalido.

O governo é reflexo de seu povo.
Tamires Alvarez Bernadez

Tamires Alvarez Bernadez

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 11:08

Valdineis, olha... a única coisa que posso te dizer é MUUUUUUUUUUUUUUUITÍSSIMO OBRIGADA!!!!!! A situação já estava quase desesperadora, estava com 30 certificados para emitir, e o último que eu havia conseguido foi em dezembro. Já havia aberto chamadas na ouvidoria, brigado na Agência e ninguém sabia dar as instruções necessárias para a emissão deste certificado.
Segui seu passo -a - passo e.... emiti meu primeiro certificado 2012.... juro que te mandaria um vinho e bombons para agradecer, se fosse um pouquinho mais perto.

Obrigada!!

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 10:07

Tamires, fico muito feliz em ter ajudado, principalmente porque eu estava na mesma situação.
Ouvi falar de pessoas que formataram seus computadores para poder resolver o problema, o que eu acho que gera ainda mais problemas por você ter que reinstalar todos os programas, drivers, etc, etc.
Eu ainda não vi nenhum benefício dessa cadeia V2, só problemas!

elciana matos

Elciana Matos

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 16:38

Valdineis,será se vc conhece o erro que tá dando, interface:applet
ao tentar emitir o certificado da caixa?
Fiz os procedimentos que vc ensinou mas não resolveu.
Te agradeço.

LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 11:42

olá estou com mesmo problema de emissão de certificado caixa, so que ja olhei se os quivos denominados "libcapi.dll-1.0" e "libcapi.dll-2.0", que são gerados pelo sistema AC CAIXA Livre e gravados na pasta C:TEMP, estão no meu computador e não encontrei nenhum. e mesmo assim não consigo emitir o certificado. digito todos os dados corretos e na hora de gerar o arquivo aparece "ATENÇÃO: Erro ao gerar requisição".

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!
erick da silva

Erick da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 10:10

Amigos, quando eu coloco senha de emissão, código de emissão, crio a senha para revogação e coloco a imagem do captcha e aperto continuar, o site volta para o mesmo lugar como se nada tivesse acontecido, voces sabem dizer o que é isso? grato desde ja.

LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 17:22

estava com mesmo problema, mas consegui instalar o certificado ligando para os Assistência técnica da caixa que me orientou a fazer os seguintes passos:
1º verificar se a leitora e o cartão estavam conectados e instalados corretamente;
2º verificar se as senhas pin e puk foram criadas e se não estavam desabilitadas, isso vc pode ver no menu do computador painel de controle>tokens criptograficos>token. verifique se as senhas estão desbloqueadas.
3º verifique o tipo de cartão gemalto ou magic control, cada um tem um drive especifico para instalação
*para magic sera necessário os programas Charismathics para Windows 32 bits

*Gerenciador para cartões Gemalto:

 Safesign versão 3.0.39 para Windows



o meu problema era a versão do safesing atualizei e deu certo a instalação.


se ainda houver duvidas consulte o seguinte manual: downloads.caixa.gov.br

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!
Pâmela Potira

Pâmela Potira

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 16:21

boa tarde, valdicéia oliveira, estou com um certificado que está com o mesmo erro que o seu, já fiz de tudo mas não consigo solucionar o meu problema, gostaria de saber se você conseguiu gravar o certificado se conseguiu, por favor me informe como fez.

desde já agradeço!!!!

Vera Rocha

Vera Rocha

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 21:42

Também estou com o mesmo problema, já liguei diversas vezes no 0800 e não conseguiram solucionar o problema e já é o segundo certificado.
Alguém conseguiu resolver?

Grata

Eugenio Nelson Perini

Eugenio Nelson Perini

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 16:30

Pessoal !!!
Estou tentando emitir a segunda via do meu certificado A1 pois tive problema ao emitir o certificado e nao consigo, na hora de gravar da erro e nao passa dali.
Alguem conseguiu resolver o erro java.lang.IllegalArgumentException: No method found matching name getErrorMessages and arguments ???
Liguei mais de 10 vezes para o Oculto e ninguem conseguiu resolver.
O que devo fazer ???

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 16:41

Estou com os mesmos problemas da Andressa e do Eugênio, e também as vezes aparece um erro sobre algum problema na "verificação do ambiente".

Conversei com um gerente da Caixa e ele me disse que a CEF está transferindo todos os seus servidores para Brasília em parceria com o Banco do Brasil. Isso provavelmente está provocando alguns erros tanto na emissão do Certificado Digital quanto, principalmente, no cadastro de PIS quando a empresa possui matrícula CEI.

Bruno Rafael Cardin Bussi

Bruno Rafael Cardin Bussi

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 09:57

Olá Pessoal,

Também estou com o mesmo erro ao gravar o certificado da caixa: java.lang.IllegalArgumentException: No method found matching name getErrorMessages and arguments. O gerente de atendimento passou para o suporte técnológico mas até agora não tive retorno.

antonio luiz de Oliveira

Antonio Luiz de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Informática
há 10 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 17:34

Srs. estou com o mesmo problema , ou seja a famigerada msg abaixo:
java.lang.IllegalArgumentException: No method found matching name
getErrorMessages and arguments []. Já repeti o procedimento em
inumeras maquinas com sistemas diferentes e sempre dá o mesmo
problema. Perdi a conta de quantos chamados ja abri no setor
de suporte da CEF. Fico indignado com a CEF que nao tem competencia
para resolver um problema desses que pelo visto se estende por
todo o pais. Não sei como isso pode ser possivel. Estou na luta
aqui se conseguir alguma coisa que ajude passo a voces. Abraços

Lúcio Bisso Teixeira

Lúcio Bisso Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2, Suporte Técnico
há 10 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 17:11

Olá, estou com o mesmo problema [No method found matching name
getErrorMessages and arguments]. Já troque de java, desativei as versões do TLS do java, do IE e nada. Tenho a mídia Gemalto da CEF e já havia feito a emissão neste cartão, porém o apaguei pois o certificado emitido nunca era lido por nenhum meio, portal ecac, etc. Daí tentei reemitir a 2ª via no cartão (A3 tem de ser no mesmo cartão)e acontece o erro. Que coisa complicada. Agradeceria a ajuda dos amigos.

LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 17:26

verifique se sua senha pin não esta bloqueada; vá em administração de token clique em token e veja se seu pin está bloqueado se estiver desbloqueie e tente novamente.

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!
Lúcio Bisso Teixeira

Lúcio Bisso Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2, Suporte Técnico
há 10 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 19:11

Obrigado Lidiana, mas o cartão está devidamente preparado, com PIN e PUK registrados, esse erro é alguma questão própria do java em concorrência com o tipo de criptografia do cartão, creio eu.

LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 08:29

as vezes ocorre de se errar as senhas na hora da emissão e o pin bloqueia automaticamente. voce executou as cadeias de certificados caixa?

abaixo alguns links que poderão te ajudar:

<downloads.caixa.gov.br

<portalsaude.saude.gov.br

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!
Lúcio Bisso Teixeira

Lúcio Bisso Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2, Suporte Técnico
há 10 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 12:57

Infelizmente não Lidiana, o acesso ao cartão está pleno e as cadeias da caixa já foram importadas para o cartão. Já testei diversas versões do safesign (Gemalto), desinstalei drivers que poderiam estar dando conflito. Pelos relatos acima o problema é bem geral mesmo.

KELLI ALVES DA SILVA

Kelli Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 13:45

Oi pessoal, estou com problema na emissão do certificado digital da CEF o A1, entro no site com os dados para emissão, mas dá um erro no Internet Explorer (esta guia foi recuperada) e abre novamente a página sem emitir o certificado. Alguém já teve o mesmo problema e conseguiu resolver?
Meu windows é XP. Me disseram no 0800 da CEF que não é aconselhavel fazer no Windows 8.

Bruno Rafael Cardin Bussi

Bruno Rafael Cardin Bussi

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 1 julho 2013 | 10:06

Pessoal, bom dia. Vou postar aqui passo a passo de como consegui gravar o certificado da caixa ( A3 ), depois do erro abaixo:
java.lang.IllegalArgumentException: No method found matching name
getErrorMessages and arguments [].

A orientação que recebi do 0800 da caixa foi de fazer uma nova solicitação, gerar um novo protocolo e fazer uma nova emissão ( como se fosse emitir um novo certificado ).

Fiz isso e recebi um novo cartão na agência da caixa, depois desistalei o gerenciador ( safesign ), reiniciei a máquina, instalei novamente o gerenciador e a cadeia de certificados.

Em seguida, sem abrir nenhum outro programa, repeti o procedimento para gravar o certificado e desta vez deu certo, consegui gravar.

amarildo assis marinho

Amarildo Assis Marinho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 11:27

Prezados colegas, um dos problemas que atualmente vem preocupando alguns é que se consegue emitir o certificado A3 gemalto, porém o mesmo quando inserido na leitora e tentado transmitir declarações, esses certificados não aparecem para serem selecionados, somente os certificados que já estão no safesign como Mostrar IDs digitais registradas, geralmente são o A1. Alguém tem uma solução para o problema, pois todos A3 gemalto que estamos emitindo estão com o mesmo problema e o 0800 da CEF diz que eles já tem conhecimento e estão resolvendo, só que os prazos das declarações estão se esvaindo. obrigado

ADEMIR CARDOSO

Ademir Cardoso

Prata DIVISÃO 4, Supervisor(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:34

Boa tarde a todos.

Tenho em mãos pela primeira vez um CERTIFICADO EMITIDO PELA CAIXA AE gemalto.

Agora tenho que emitir a identidade Digital da Caixa e criar a senha de revogação.

Fiz todo o processo passo-a-passo para emitir esse cartão e usa-lo pela primeira vez.

Mas quando digito a nova senha de Letras Maiúsculas, minusculas e números, ele informa que a senha está incorreta.

Já liguei na Help Caixa e eles informam que tenho que instalar um JAVA 7.51 sendo que meu JAVA atual é 7.60

Alguém já possou por isso? Podem me ajudar? Alguém tem esse JAVA 7.51?


Desde já agradeço qualquer ajudar.

OBS: Todos meus clientes são CERTISIGN e esse cliente fez com a CAIXA.


Ademir

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.