x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.140

Exame de Suficiência 2012.1

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 18:27

ACOMPANHEM ESSE SITE!! SÓ PROFESSORES FERAS!! NA ULTIMA PROVA ACHO QUE SÓ ERRARAM 2 QUESTÕES...
http://professorescontabeis.blogspot.com.br

Questão 26



Com o fundamento da NBC TA 315


A - VERDADEIRO



Conforme a norma


Procedimentos analíticos (ver item 6(b))

A7. Procedimentos analíticos realizados como procedimentos de avaliação de risco podem identificar aspectos da entidade que o auditor não tinha conhecimento e pode auxiliar na avaliação de risco de erros relevantes para fornecer uma base para planejar e implementar respostas para esses riscos. Procedimentos analíticos realizados como procedimentos de avaliação de riscos podem incluir informações financeiras ou não financeiras, por exemplo, a relação entre vendas e área total do espaço de vendas ou volume dos produtos vendidos.



B - Verdadeiro


Conforme a norma


A2. Informações obtidas por meio da execução de procedimentos de avaliação de riscos e atividades relacionadas podem ser usadas pelo auditor como evidência de auditoria para sustentar avaliações dos riscos de distorção relevante.




C - "Forma Obrigatória" é o erro da assertiva.


Conforme a norma
6. Os procedimentos de avaliação de riscos incluem o seguinte:
(a) indagações à administração e a outros na entidade que, no julgamento do auditor, possam ter informações com probabilidade de auxiliar na identificação de riscos de distorção relevante devido a fraude ou erro (ver item A6);
(b) procedimentos analíticos (ver itens A7 a A10);
(c) observação e inspeção (ver item A11).


D- Verdadeiro


Conforme a norma


A1. Obter entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade (daqui em diante, “entendimento da entidade”), é um processo contínuo e dinâmico de obtenção, atualização e análise de informações ao longo da auditoria.


RESPOSTA C

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 18:28

ACOMPANHEM ESSE SITE!! SÓ PROFESSORES FERAS!! NA ULTIMA PROVA ACHO QUE SÓ ERRARAM 2 QUESTÕES...
http://professorescontabeis.blogspot.com.br



Questão 41





A- Falso
B- Falso
C- Falso
D- Verdadeiro

ESTABILIDADE SINDICAL - CLT

Art. 543 - O empregado eleito para cargo de administração sindical ou representação profissional, inclusive junto a órgão de deliberação coletiva, não poderá ser impedido do exercício de suas funções, nem transferido para lugar ou mister que lhe dificulte ou torne impossível o desempenho das suas atribuições sindicais. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

§ 3º - Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação. (Redação dada pela Lei nº 7.543, de 2.10.1986)

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 18:29

ACOMPANHEM ESSE SITE!! SÓ PROFESSORES FERAS!! NA ULTIMA PROVA ACHO QUE SÓ ERRARAM 2 QUESTÕES...
http://professorescontabeis.blogspot.com.br


Questão 40




A- Falso
B- Falso
C- Falso
D - Verdadeiro
90 dias


LEI Nº 12.506, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011.

LEI 12.506/11

Dispõe sobre o aviso prévio e dá outras providências.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, será concedido na proporção de 30 (trinta) dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa.

Parágrafo único. Ao aviso prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias.

RESPOSTA D

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Andreia Lima Germano

Andreia Lima Germano

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 18:29

Romulo, gostei da sua ideia, lembro que fizemos isto ano passado e foi bem legal, não fundamentado como o blog dos professores que estão respondendo, mas ao menos diminui nossa ansiedade, rsrsrs.
Eu to dentro, apesar que pelo andar da coisa errei um monte!

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 18:30

ACOMPANHEM ESSE SITE!! SÓ PROFESSORES FERAS!! NA ULTIMA PROVA ACHO QUE SÓ ERRARAM 2 QUESTÕES...
http://professorescontabeis.blogspot.com.br




Questão 39








A) Verdadeiro a contagem infringe a anterioridade nonagesimal (VOCATIO de 90 dias)

Conforme a CF/88

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

III - cobrar tributos:

b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; (anterioridade) (Não se aplica ao IPI)

c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (anterioridade nonagesimal ) (Esse é aplicado ao IPI)

§ 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:


IV - produtos industrializados;

B) FALSO - O IPI não segue o princípio da anterioridade

C) FALSO - IPI - anterioridade nonagesimal , II e o IOF não se submetem a nenhuma anterioridade.

D) FALSO - Vários tributos se submetem a anterioridade nonagesimal.

RESPOSTA A

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 18:33

ACOMPANHEM ESSE SITE!! SÓ PROFESSORES FERAS!! NA ULTIMA PROVA ACHO QUE SÓ ERRARAM 2 QUESTÕES...
http://professorescontabeis.blogspot.com.br




Questão 39








A) Verdadeiro a contagem infringe a anterioridade nonagesimal (VOCATIO de 90 dias)

Conforme a CF/88

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

III - cobrar tributos:

b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; (anterioridade) (Não se aplica ao IPI)

c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (anterioridade nonagesimal ) (Esse é aplicado ao IPI)

§ 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:


IV - produtos industrializados;

B) FALSO - O IPI não segue o princípio da anterioridade

C) FALSO - IPI - anterioridade nonagesimal , II e o IOF não se submetem a nenhuma anterioridade.

D) FALSO - Vários tributos se submetem a anterioridade nonagesimal.

RESPOSTA A

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 18:41

VAMOS FAZER O SEGUINTE ENTÃO...

POSTEM AQUI OS SEUS GABARITOS QUE EU PASSAREI PARA O EXCEL...

CONTINUEM ACOMPANHANDO NO SITE DOS PROFESSORES, POIS ANO PASSADO ELES MANDARAM MUITO BEM!!

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Bruna Vieira

Bruna Vieira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 19:29

André Marques Porto Moreira e Mayara Oliveira


Questão 8

Acho que é a letra B

Receita bruta 8000
imp. s/ vendas (1732)

= Rec. Líquida 6268
CMV (4400)

= Lucro Bruto 1868


De acordo com meus conhecimentos, a comissão é despesa de vendas, por isso vai para conta de resultado, reduzindo o lucro para R$ 1,788,00, alternativa A

R.E = 8000-8-4400= 1788

Reconheço que posso estar errada, mas acredito que seja mesmo isso. Se alguém conhecer alguma norma que prove o contrário favor citar, ok?

Att, Bruna

"... vença pelo esforço."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 19:33

gabarito extra oficial até agora...

1b
2a
3
4
5
6
7b
8b
9d
10
11
12
13c
14
15
16b
17
18b
19
20b
21
22
23
24
25
26c
27d
28b
29c
30c
31a
32b
33c
34
35
36
37
38
39a
40d
41d
42
43
44
45
46
47
48
49
50

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
André Marques Porto Moreira

André Marques Porto Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 19:35


Olá Bruna,

Na questão 8 é pedido o lucro bruto. O lucro bruto vem antes das despesas. Como os 80 reais entram como despesa não interessa para o que ele pede na questão.
Também não tenho certeza absoluta. Certeza absoluta só o gabarito oficial do CFC mesmo. Mas acredito que seja de fato a letra B.
Boa sorte.

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 19:44

Eu marquei letra A também!!

vou tentar passar para o forum minha resolução da 22...

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:03

postem o gabarito de vocês!!

quero fazer um comparativo!!

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Simone Barbosa

Simone Barbosa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:12

1 b 26 c
2 a 27 b
3 d 28 b
4 b 29 c
5 c 30 a
6 d 31 a
7 d 32 b
8 b 33 a
9 d 34 c
10 d 35 a
11 c 36 c
12 a 37 b
13 b 38 c
14 c 39 d
15 c 40 c
16 b 41 d
17 a 42 a
18 d 43 d
19 a 44 b
20 b 45 a
21 a 46 b
22 b 47 a
23 d 48 b
24 a 49 c
25 b 50 a

KAREN

Karen

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:13

Olá Boa Noite

Mayara, desculpe a minha ignorância, mas com relação a questão 7 postada, os juros são compostos, portanto somados ao valor original mais os juros já calculados anteriormente, a resposta correta não seria d D - 11.300,63??

Se puderem me tirar essa dúvida agradeço!!!


Valéria

Valéria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:13

1 - B - CORRETA
2 - A - CORRETA
3 - C
4 - D
5 - C
6 - D
7 - B - CORRETA
8 - A (ERRADO)
9 - D - CORRETA
10- D
11- B
12- A
13- D (ERRADO)
14 -D
15- B
16 -B- CORRETA
17- C
18 -C (ERRADO)
19 -B
20 -B- CORRETA
21- A
22 -A
23 -D
24- D
25- D
26 -C(ERRADO)
27- D - CORRETA
28- B - CORRETA
29 -D (ERRADO)
30- C - CORRETA
31-A - CORRETA
32-B - CORRETA
33-C - CORRETA
34-C
35-A
36-B
37-C
38-A
39-A - CORRETA
40-A (ERRADO)
41- D
42-A - CORRETA
43-C
44-B
45-A
46-B
47-A
48-B
49-C
50-D

As demais questões eu não tenho certeza.

Valéria Cristina SemeãoContadoraWhatsapp  - (21)9.9855-9123 [email protected]
Valéria

Valéria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:22

KAREN,

A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO 7 JÁ HAVIA SIDO POSTADA, SEGUE NOVAMENTE:

QUESTÃO 7:Uma sociedade empresária realizou uma venda a prazo no valor de R$ 110.250,00, para recebimento em uma única parcela, após o prazo de dois anos. Observando o que dispõe a NBC TG 12 - Ajuste a Valor Presente, foi registrado um ajuste a valor presente desta operação, considerando-se uma taxa de juros composta de 5%a.a.

O montante do ajuste a valor presente da operação, na data de seu registro inicial é de:

LETRA B

VENDA A PRAZO - Valor Futuro R$ 110.250,00
PRAZO DE DOIS ANOS - Período (n) 2 anos
TAXA DE JUROS COMPOSTA DE 5% a.a. - Taxa 0,05

VF = 110.250,00
i = 0,05
VP = Valor presente
n = 2

VF = VP (1+i)²

110250 = VP (1+0,05)²
110250 = VP (1,05)²
110250 = 1,1025 VP
110250 : 1,1025 = VP
VP = 100.000,00

VF - VP = MONTANTE DO AJUSTE A VALOR PRESENTE

110250,00 - 100000,00 = 10.250,00

Valéria Cristina SemeãoContadoraWhatsapp  - (21)9.9855-9123 [email protected]
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:34

olá karen!

eu sou meio perdida em matemática financeira quando diz respeito a juros compostos. porém fiz de acordo com a formula, só apliquei os dados...

mas peço que vc envie como chegou a essa resposta, pois assim posso consultar um professor.

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:35

André Marques Porto Moreira e Mayara Oliveira


Questão 8

Acho que é a letra B

Receita bruta 8000
imp. s/ vendas (1732)

= Rec. Líquida 6268
CMV (4400)

= Lucro Bruto 1868


De acordo com meus conhecimentos, a comissão é despesa de vendas, por isso vai para conta de resultado, reduzindo o lucro para R$ 1,788,00, alternativa A

R.E = 8000-8-4400= 1788

Reconheço que posso estar errada, mas acredito que seja mesmo isso. Se alguém
conhecer alguma norma que prove o contrário favor citar, ok?

Prezada Bruna a comissão sobre vendas e demais despesas com pessoal são despesas redutoras do Resultado BRUTO do qual se trata a questão a resposta correta ao meu ver continua sendo a letra B

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:42

olá karen!

eu sou meio perdida em matemática financeira quando diz respeito a juros compostos. porém fiz de acordo com a formula, só apliquei os dados...

mas peço que vc envie como chegou a essa resposta, pois assim posso consultar um professor.

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 25 março 2012 | 20:45

VAMOS POSTAR GENTE O GABARITO!!

Até agora só tenho 3 gabaritos junto com o meu!!

...

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Página 2 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.