
Leticia Vanderlei dos Santos
Prata DIVISÃO 5 , Analista Suporterespostas 88
acessos 116.972
Leticia Vanderlei dos Santos
Prata DIVISÃO 5 , Analista SuporteLucia da Conceicao Tavares
Iniciante DIVISÃO 1 , RecepcionistaBom dia, gostaria de esclarecimento sobre a rais, fui cadastrada no pis quando fui registrada a primeira vez e isso ocorreu em 01/10/2010, entao em 01/10/2015 completou os 5 anos de cadastro ok, e trabalhei todos esses 5 anos registrada. e meu ultimo registro na carteira inicia-se em 01/12/12 e ainda estou admitida neste emprego, so pra constar sou a unica funcionaria desta empresa, e pelo calendario de pagamento do pis ano/base 2015 como nasci no mes de janeiro o pagamento seria a partir de 19/01/2017, porem consta na caixa que nao trabalhei em 2015, Mas ocorreu um fato em novembro de 2016, eu indaguei à contadora se teria direito ao pis em janeiro de 2017 e a mesma me informou que sim, que iria receber, mas quando fui na caixa com meu cartao cidadao, qual a minha surpresa, nao tinha pagamento e no site do ministerio do trabalho na consulta informa que nao consta na lista de beneficiarios, apos esse fato conversei com a contadora e a mesma me informou que fez uma RETIFICACAO em 03/11/2016, e em alguns dias apos me entregou uma via da retificacao, o que pergunto porque se faz uma retificacao? qual seria o motivo da retificacao? a contadora nao me responde, sera que informou alguma coisa errada na entrega da rais em marco/16? e sera que receberei o abono ref ano/base 2015? se a contadora errou e por este motivo nao receber o abono posso entrar com processo contra ela?
Diego Lima
Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) ContabiliddeBoa tarde, amigos!
Há poucos meses assumi a contabilidade de uma empresa cujo antigo contador sumiu do mapa!
Tenho a seguinte situação:
Alguns funcionários desse meu cliente foram sacar o PIS ontem e viram que não tinha nada!
Hoje fiz uma consulta através do PIS de cada funcionário para ver se a RAIS do ano base 2015 foi enviada e confirmei que NÃO!
*Se eu fizer o envio agora (com muuuuito atraso) os funcionários poderão sacar o Pis já que o prazo final para o recebimento é 30 de junho de 2017?
*Quantos dias leva para o envio da RAIS ser reconhecido e o PIS liberado?
Grato,
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Diego Lima
bom dia,
Veja: /Resolucao-codefat-748-2015/
Att,
Juliana Andrade
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Recursos HumanosBom dia!
Quando enviamos a rais ano base 2015 de uma empresa esqueceram de transmitir 4 funcionários, um deles quando foi receber o abono agora em Janeiro de 2017 não conseguiu sacar pois não tinha sido informado pelo rais. Hoje 17/02/2017 transmiti os 4 funcionários que não foram enviados na época.
Alguém sabe me dizer quando eles conseguem sacar esse abono, após a retificação?
desde já, obrigada!
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Juliana Andrade
bom dia,
Veja: /Resolucao-codefat-748-2015/
Att,
Priscila Braúna
Iniciante DIVISÃO 4 , AnalistaBoa tarde
Tive uma funcionária que a rais 2015 da mesma faltou informar uma competência ,quando a mesma foi sacar recebeu o proporcional de 11 meses.
fiz a retificação dia 24/02/2017 para que a funcionária recebesse este mês que ficou faltando.Hoje dia 25/05/2017 e ainda nada de entrar a diferença refiz pelo GDRAIS GENÉRICO ,alguém sabe informar com quanto tempo entra essa diferença.
desde já agradeço.
Tamires Siqueira
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde .
A Rais do ano de 2015 foi enviada com o pis incorreto .
Fizemos a retificação dessa rais em Abril de 2017 , para que a funcionária consiga receber .
Quanto tempo demora para que a informação dessa retificação chegue no sistema da Caixa? Pois a funcionária está querendo receber .
Estou sem saber o que fazer .
Obrigada .
Daniele Amaral
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeTamires Siqueira, bom dia!
Tive um problema parecido também após a retificação só recebi no próximo ano calendário.
Tenta ligar no central da RAIS. Eu tive sorte e foram bem atenciosos.
Oculto.
Rosana M
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Noite, verifiquei algumas perguntas de colegas e batem com a minha duvida, e fui ler a resolução 748/2015 que a Vania recomendou, mas continuo na duvida.
Essa Rais que eu retifiquei de 2015, a fiz em janeiro de 2017, está falando que será pago junto com o exercicio seguinte. Estou com dificuldade de interpretar corretamente.
"§ 1º O pagamento do Abono Salarial aos beneficiários identificados no processamento da RAIS extemporânea, entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego até 30 de setembro de 2015, será disponibilizado pelos agentes pagadores a partir de 04 de novembro de 2015 conforme cronogramas constantes dos Anexos I e II.
§ 2º Após a data estabelecida no parágrafo anterior, a regularização cadastral da RAIS extemporânea somente será processada para disponibilização de pagamento, quando for o caso, juntamente com o exercício financeiro seguinte do Abono."
Minha Duvida:
Tenho que fazer algum procedimento junto a MTE/Caixa ?
Esses Funcionários receberão os abonos de 2015 junto com o de 2016, agora em 2017 ?
Tem alguma forma de eu conseguir saber se tem direito a receber ?Algum dite de pesquisa.
Desde já agradeço a colaboração
Rosana
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Rosana M
bom dia,
Conforme a Resolução sim, receberá no próximo calendário.
Desconheço algum site de pesquisa.
Att,
Vandelice
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalBom Dia, eu não consegui receber meu pis em 2016, pois usaram o meu numero em outro funcionário de outra empresa, a retificação foi feita no dia 26/06/17. O que eu faço agora vou no Ministerio do Trabalho com uma cópia da retificação? Vou na Caixa Economica? pois o prazo pra receber é até o dia 30/06/17.
Bom dia, será se consigo pegar o pis?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Vandelice
bom dia,
Procure a Caixa.
Att,
Tóia Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde.
Preciso de ajuda.
Na rais de 2015, um funcionário trabalhou os 12 meses, porem na hora de transmitir só foi 7 meses.
No começo desse ano 01/2017 o funcionario recebeu o pis proporcional aos 7 meses, retifiquei a rais logo em seguida.
Segundo a caixa, após retificada o prazo é de até 7 dias para cair o restante do abono.
Não sei mais o que fazer, pois nunca foi atualizado o valor desse pis.
Vanessa Fernandes Silva
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalBom dia,
Estou com a seguinte situação, uma funcionária já havia um numero de pis, porem no ato da admissão dela foi cadastrado um outro numero para a mesma, nisso ela trabalhou por 6 anos e não pegou o abono, agora recentemente ela foi verificar e foi ai que descobriu que foi cadastrada neste outro numero de pis. Tem alguma possibilidade dela pegar estes abonos anteriores? Foi realizada a retificação das rais, será preciso fazer uma unificação destes pis? Devemos realizar algum procedimento especifico?
Desde já agradeço.
Matheus Alves
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde pessoal,
desculpe a ignorância com relação a RAIS, mas estou na dúvida; peguei a cópia da declaração pelo site (não fui eu que a transmiti) e tem informado no campo remuneração os pagamentos referentes a salários, etc, houve também verbas rescisórias, somando tudo daria um montante de 18.945,35, que dividido por 12 meses daria 1.579,53 de salário médio, não ultrapassando 2 salários mínimos de 2016, nesse caso o funcionário não teria direito ao PIS ?!... Sendo que este tentou sacar e não conseguiu. Alguém já teve uma situação parecida?
Desde já agradeço!
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Matheus Alves
boa tarde,
Olhe nos lançamentos mensais se em algum mês ultrapassou o valor.
Att,
Matheus Alves
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá Vânia Zaniratto,
teve sim mês que ultrapassou o teto de 2 salários mínimos, estive lendo um outro tópico sobre o assunto aonde vários colegas tiveram esse problema de ultrapassar um único mês o limite e o funcionário perder o direito. No entanto, o entendimento de que o cálculo deveria ser feito por MÉDIA, ou seja, o montante anual divido pelos meses trabalhados, caso não tendo ultrapassado o limite (mesmo que em um mês tenha), o correto seria o funcionário ter o recebimento do PIS, o cálculo é esse mesmo não ?!
Matheus Alves
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Matheus Alves
bom dia,
A informação mais concreta é que se em determinado mês ultrapassar perde o direito.
Att,
Allan Carvalho de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente FinanceiroDenise Ferreira de Sousa
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Cargos e SaláriosBoa tarde, enviei uma rais de uma empresa e não me atentei que estava faltando informar 7 remunerações das funcionárias, uma foi sacar e só sacou o valor proporcional a 5 meses, que foi os meses que tinham remunerações, já retifiquei a Rais, agora gostaria de saber quanto tempo demora para a funcionária sacar a diferença que faltou?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Denise Ferreira de Sousa
bom dia,
Conforme Resolução CODEFAT Nº 790 DE 28/06/2017:
Denise Ferreira de Sousa
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Cargos e SaláriosMuito obrigada Vânia Zaniratto.
Yudd Barbosa
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente AdministrativoBoa Tarde Pessoal!
Uma empresa para qual prestamos assessoria contábil teve sua RAIS enviada incorretamente, ocasionando de que as funcionárias quando fossem sacar o PIS, saquem incompleto. Fiz a retificação da RAIS 2016. Qual o próximo passo devo realizar? A funcionária terá direito a sacar o restante do PIS?
Elen
Iniciante DIVISÃO 1 , Operador(a) RádioGuilherme Sanches
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Recursos HumanosBoa tarde,
Trabalhei em uma empresa onde sai em Julho de 2016. Esse ano fui sacar meu PIS referente a 2016 e a RAIS com meus dados não haviam sido enviados.
Entrei em contato com a empresa e realmente eles não haviam enviados. Dado isto, eles enviaram ao MTE uma retificação desta RAIS, ano base 2016, na data de hoje (16/05/2018 na data de recebimento do comprovante de envio) - inclusive me enviaram os comprovantes da retificação.
A minha dúvida é a seguinte: quando será liberado/pago o meu PIS?
Recebi uma informação de que teria que ir ao Ministério do Trabalho verificar com eles o procedimento e se irá liberar automaticamente. Essa informação procede? Preciso ai ate o Ministério mesmo?
Agradeço desde já.
Guilherme Sanches
Kauê Yanm Ferreira Moreno
Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) ComunicaçãoBoa tarde, Prezados!
Por gentileza, empresa fez o envio da RAIS 2017 informando apenas 3 meses do funcionário. Porém, o correto seria informar o ano completo.
Houve o recebimento do Abono Salarial em Dezembro/2018, se eu fizer a retificação neste mês ele receberá o valor de diferença?
Obrigado.
Gisele Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde,
Foi entregue a RAIS 2018 ano base 2017 corretamente e consta no ministério do trabalho (site da RAIS). Porém na caixa não consta nenhuma informação. Foi entregue aos funcionários a cópia da RAIS e comprovante do site que está entregue. Porém o funcionário da Caixa pediu para retransmitir (retificar), mas não tem dados a serem retificados.
Gostaria de saber se alguém já passou por isso e o que fez? Retifico (reenvio)?
Taís Liberato
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalBom dia
Será que alguém pode me ajudar a esclarecer uma dúvida:
Enviei uma RAIS 2017 no prazo e após ( em maio) enviei uma retificadora, porém as informações ficaram duplicadas, o funcionário tentou receber agora em março e não conseguiu, entrei no site da RAIS e apaguei a declaração duplicada, o funcionário foi ao posto do MTE e foi informado que o valor da remuneração do mês da rescisão n estava, então orientou o funcionário a passar essa informação, pedindo que a gente acertasse essa declaração através da GD Rais generica 2017, fiz isso no dia 19/03/19 , ainda não está aparecendo essa retificação, ele escreveu no papel que deu a funcionário: enviar retificadora e excluir, é necessário excluir a declaração anterior mesmo? fiquei nessa dúvida, a funcionária ñ soube confirmar.
Vandelice
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalBom Dia, eu não consegui receber meu pis em 2016, pois usaram o meu numero em outro funcionário de outra empresa, a retificação foi feita no dia 26/06/17. O que eu faço agora vou no Ministerio do Trabalho com uma cópia da retificação? Vou na Caixa Economica? pois o prazo pra receber é até o dia 30/06/17.
Bom dia, será se consigo pegar o pis? Tem prazo?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade