x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 117

acessos 52.904

Retificação GFIP

Fabio Junior Nunes Alves

Fabio Junior Nunes Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 16:15

Boa Tarde!
Gostaria de saber como faço para retificar uma GFIP 08/2014, uma Empresa de Construção Civil faz parte da Desoneração não enviou e disse que não emitiu a NF para a contabilidade, sendo a mesma fechando a folha de pagamento, gerando FGTS e GFIP já pagos e compensação R$ 0,00, depois de algum tempo ligou e disse que tinha emitido NF, como devo proceder para Retificar a GFIP e como fica os Impostos já pagos agora com valor a compensar.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 17:32

Fabio, você vai enviar uma nova GFIP com os dados corretos, que irá substituir a anterior. Se já foi recolhido o FGTS dos empregados, então todos deverão ser informados com a modalidade "9". Informe a retenção sobre a NF no campo específico, e o valor da desoneração continua no campo "Compensação".

Cristiane Silveira

Cristiane Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 10:01

Bom dia!
Consultei a empresa na RFB pelo certificado e apareceu a seguinte mensagem: Divergência de GFIPXGPS(Valor delcarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS), e a descrição do ERRO: competência 12/2010, FPAS 507, Situação: OPS, Rubrica: Previdência e outras entidades, Valor: 21,32. Algupem sabe me informar como proceder, pois sou leiga ainda em sefip, mas pelo que percebi o FPAS está errado, pois o correto seria 515. Devo excluir essa Gfip e fazer outra correta? Será que vai gerar multa, pois a empresa não recebeu notificação, somente vi na consulta no site receita?
Obrigada a todos.
Cris

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 15:13

Cristiane, o FPAS faz parte da "chave" da GFIP, então se está errado deverá realmente fazer uma exclusão, e depois enviar uma GFIP correta.

Andréia de Sousa Macatão

Andréia de Sousa Macatão

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 09:18

Um trabalhador ao verificar no INSS , constatou que o numero do seu PIS estava incorreto, sendo que todas as contribuições desde o ano de 2008 vem sendo depositada na conta de outra pessoa.
Preciso retransmitir os arquivos SEFIP do período, e não sei em qual modalidade devo colocá-lo.

Obrigada

Andréia

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 10:14

Andreia

Você deve transmitir todas GFIPS mês a mês na modalidade 9.
Isso corrigirá as informações no INSS.

Para a Caixa, uma RDT on-line resolverá seu problema.

Retifique tambem: RAIS, CAGED.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Diego da Silva Chaves

Diego da Silva Chaves

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 11:34

Gostaria de contar com ajuda dos caros colegas.
Bom eu transmiti a GFIP a GPS foi gerado com outras entidades, porem fui tirar um extrato e costa que esta tudo em aberto, eu entrei no sit do dataprev para ver os recibos, se os mesmo foram pagos menor.
porem o valor bate com a GPS

Eu creio que a empresa na hora que foi pagar a GPS não identificou outras entidades.

qual seria o procedimento para eu poder regularizar a empresa

Desde já muito obrigado.

Diego da Silva Chaves

Diego da Silva Chaves

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 12:50

Não ela pagou o valor da GPS, por exemplo

a GPS mês 8 deu 400 INSS + 100 Outras entidades

ele pagou a Guia de 500 reais

porem eu creio que ele pagou por bank line e não dividiu a guia em 400+100 simplesmente colocou valor total 500 reais e efetuou o pagamento.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 13:42

Diego, tive uma situação recente igual a essa, só que no que meu caso a guia foi paga numa lotérica e a atendente lançou o valor total no campo "6", e deixou o "9" em branco.

Bom, tens de preencher esse formulário, anexar cópia da GPS, documento do contribuinte (se for o caso, tem instruções no verso) e agendar atendimento na Receita.
clique aqui

JOICY NASCIMENTO DE ARAUJO

Joicy Nascimento de Araujo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 14:28

Boa tarde.

Preciso fazer uma retificação de uma GFIP.
Fiz o fechamento da folha referente ao mês de Novembro, e gerei a GFIP, quando foi agora em Janeiro dei a falta de um empregado na GFIP.
Por esse motivo tenho que fazer a retificação, incluindo esse empregado, como devo proceder ?
Obs : FGTS referente ao mês de Novembro já foi pago.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 15:20

Joicy, faça a GFIP com recolhimento em atraso do FGTS , com o novo empregado na modalidade "branco" e os antigos na "9". O sistema só calculará o FGTS do novo.
Se foi recolhido INSS a menor, faça uma guia em atraso da diferença, no site.

André Caciani

André Caciani

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 16:23

Olá boa tarde,

Precisei recolher uma diferença de INSS após reenviar uma GFIP e gostaria de saber se preciso fazer a RETGPS para unificar os valores no campo 06 da guia de GPS desta competência (valor recolhido anterior + valor recolhido agora) para derrubar a divergência na receita, ou é só aguardar?

Grato.

André

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 16:33

André, olá! Não há motivo para retificar a GPS, pois a guia em si não está errada, o que aconteceu é que terás mais de uma guia para pagamento de um só débito, o que não é problema, pode ter várias guias do mesmo mês desde que o somatório delas seja igual ao valor devido para a Previdência informado na GFIP.

Nesse link, dá para consultar as GPS pagas:
clique aqui

ROSANA MENDES

Rosana Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 17:47

Olá Boa Tarde
Estou com um probleminha aqui e não sei o que fazer.
Fui a Receita Federal e lá me informaram que um pendência

"DIVERGÊNCIA DE GFIP X GPS(VALOR DECLARADO MENOS O RECOLHIDO,POR RUBRICA E FPAS)"

Alguém por favor poderia me orientar,pois nunca aconteceu isso e não o que fazer nesse caso.

Att

Rosana Mendes

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 18:00

Rosana Mendes,

Verifique se a GPS paga, do mês da pendência, confere com o "valor devido à Previdência Social", calculado na GFIP.

Juliana Ferreira

Juliana Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 15:49

Boa tarde!

Estou com o mesmo erro acima "DIVERGÊNCIA DE GFIP X GPS(VALOR DECLARADO MENOS O RECOLHIDO,POR RUBRICA E FPAS)", o valor recolhido esta correto, pois tivemos que efetuar os cálculos a mão devido ao problema de sistema.

Nunca tive que fazer retificação, alguém por gentileza pode me orientar?

Desde já agradeço.
Att
Juliana

Juliana Ferreira
Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.