Sonia Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa tarde!
Alguém saberia me informar quanto é o limite isento de imposto de doação em espécie no IRPF 2013.
Obrigado.
respostas 841
acessos 105.740
Sonia Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa tarde!
Alguém saberia me informar quanto é o limite isento de imposto de doação em espécie no IRPF 2013.
Obrigado.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Sonia,
Boa tarde!
A pessoa física que recebeu a doação deverá informar o valor das doações recebidas em dinheiro na ficha Rendimentos Isentos e Não tributáveis, na linha Transferências Patrimoniais - Doações e Heranças Informará na ficha Bens e Direitos, no código especifico, o nome, o número do CPF do doador, a data e o valor recebido.
A pessoa física doadora, deve preencher a ficha Doações Efetuadas, com nome, o número de inscrição no CPF do beneficiário, o valor doado e o código Doações em espécie.
A doação de bens deverá observar o Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - ITCMD.
No Estado de São Paulo está disponível para consulta neste link.
Att.
Elton Julio Ruffato
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalBoa tarde meu marido, eu e meu filho fizemos o IR de 2012, e no ano passado meu marido faleceu, fiquei como inventariante com a metade 50% e 25% p/ meus dois filhos, cada um dos filhos ficou com um carro.
Preciso lançar a parte que recebi como espólio e o meus filhos tem declarar os carros? Ah, os outros 50% estou ainda como tutora dos bens.
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Deverá fezer a declaração final de espolio e seus filhos não precisam declarar se não forem obrigados. Verificar se o valor transferido foi o que consta na declaração, se for superior poderá haver ganho de capital.
Meriam Correa Nobre
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Um cliente mudou de empresa no ano passado e este ano chegaram duas folhas para declarar o seu imposto de renda,como proceder nesses casos?
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Pessoa fisica recebe aluguel de pessoa juridica, esta faz a retenção do valor. Mas a pessoa fisica paga ainda taxa de cobrança da imobiliaria e nao foi descontado nos meses. Na declaração de ajuste IRPF poderá descontar essas taxas dos recebimentos?grato
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Meriam, se ele trabalhou em 2 empresas, deverá ter 2 informes de rendimentos. Informe os 2 na declaração.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Meriam Correa Nobre
Boa tarde!
O contribuinte deverá informar em sua declaração de ajuste anual, todas as rendas (Informe de Rendimentos) obtidas no ano calendário de 2012.
Lembrando que a omissão de rendimentos, é objeto de malha fina e posterior retificação de sua declaração original.
Att.
Anderson Borges Figueiredo
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Tenho uma duvida,
Meu Avó faleceu em 2012, porém o inventário dele ainda está em andamento, devo fazer declaração final de espólio, ou fazer a declaração normal dele até a finalização do inventário?
Meriam Correa Nobre
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Obrigada meninos!
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Guto, no caso dos aluguéis, pode ser deduzida sim a taxa da imobiliária, sendo esta um encargo pago pelo locador.
Só que os valores que a locatária PJ declarou na DIRF ficarão diferentes do que a locadora PF vai apresentar na sua declaração.
Talvez "dê problema" na Receita, mas poderá ser facilmente comprovado ...
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Anderson.
A declaração do ano de falecimento e as dos anos seguintes, enquanto não finalizado o inventário, seguem as mesmas regras de obrigatoriedade normais. Tens de verificar se referente ao ano de 2012, o teu avó estava obrigado a entregar a declaração.
A declaração final de espólio é obrigatória, visto que existem bens, e deve ser apresentada quando há a decisão final da partilha.
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Anderson, se o espólio estiver desobrigado de apresentar declaração de rendimentos inicial ou intermediária, os bens e direitos do espólio podem, opcionalmente, ser relacionados na declaração do cônjuge sobrevivente.Relativamente à declaração final, tal opção não é possível, sendo os bens e direitos, obrigatoriamente nela
informados.
Anderson Borges Figueiredo
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Marcio e Guto,
Muito obrigado pela resposta, estava procurando como fazer e vocês me adiantaram muito.
Pessoas como vocês fazem desse forum uma ferramenta ótima para nós contadores.
Att
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Bom dia.
Como lançar uma indenização por dano moral?
No Perguntão, começa afirmando que é rendimento tributável, mas logo abaixo diz que a Receita não "constituirá créditos".
Veronica Lagoa dos Santos Ribeiro
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalBoa tarde! Uma duvida básica: Fiz a declaração de uma pessoa no ano passado, e constava que ele tinha um carro X. Mas ele trocou de carro. É preciso informar que ele vendeu o carro por um valor x e comprou outro carro. Ou só declaro o carro que ele tem hoje e o seu valor?
Obrigada
Peterson
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde Vanessa
Declara a venda do veículo que ele tinha, informando o valor de venda, data, forma de recebimento (se for o caso), nome e cpf do comprador. Em relação ao veículo novo, faz o mesmo procedimento, porém inverso: informa de quem ele comprou, valor, cond. de pagamento, nome e cpf do vendedor.
Att
Marcos Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa noite
Verifiquei na receita federal as novidades nas declarações de 2013 , http://profmarcosteixeira.wordpress.com/2013/03/23/novidades-dirpf-2013/ , a PF pode deduzir 3% do valor do imposto devido em doações.
Mas fiquei com uma duvida, o contribuinte pode calcular 3% do imposto devido na DIRPF 2013 e fazer a doação, ou conta apenas as doações realizadas em 2012 ?
Obrigado.
Rita Candida da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Bancário(a)Gente,alguém pode me dar uma luz!
Estou fazendo minha declaração pela primeira vez, e estou meio perdida. Me responderam na minha pergunta anterior que o fato de meu esposo constar como meu dependente na min ha folha de pagamentos, não me obriga a declara-lo como meu dependente. A dúvida que ficou foi a seguinte, na parte em que pede dados do conjuge devo preeencher tudo, renda, CPF...? E, se eu preencher vai mudar algo no resultado final da minha declaração?
Mais uma dúvida: Na parte dos bens, devo declarar só os bens em meu nome, ou os em nome dele também? OBS: Somos casados em comunhão de bens.
Ah, muito obrigada pela resposta a minha pergunta anterior..
Rita
Veronica Lagoa dos Santos Ribeiro
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalObrigada Peterson.
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Rita, as informações do conjuge devem ser preenchidas:base de Cálculo + Rendimentos isentos e não tributáveis + Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva + Rendimentos Recebidos de PJ (Imposto com Exgibilidade Suspensa) - Total do imposto pago.
Somente ao cônjuge que declara os bens comuns cabe o preenchimento da ficha “Informações do cônjuge ou companheiro”. Os bens deve ser preechido em apenas uma declaração.
Renata Rodrigues de Oliveira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista PessoalBom dia a todos,
Tenha uma duvida sobre como declarar um veiculo no IR2013, o carro foi adquirido em 2011 e lançado na declaração de 2012, devo informar novamente esse ano? Devo lançar o valor de tabela ou novamente o valor que paguei em 2011?
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Renata Rodrigues de Oliveira
Bom dia!
Se ainda possuir a posse do bem (veículo) deverá mantê-lo na declaração de ajuste anual, repetindo o mesmo valor, caso o bem esteja quitado já no ano de sua aquisição.
Caso contrário, deverá acrescentar as parcelas pagas no ano de 2012.
Att.
Artioli Contabilidade
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá Amigos,
Estou fazendo um IRPF e estou com a seguinte dúvida:
Essa pessoa entregou a declaração de saída definitiva do País em 2009, em 2012 ela retornou na condição de residente, trabalhando e cujo rendimento é obrigado a declarar. A dúvida é que ela enviou R$ 50.000,00 via conta de sua mãe e quando chegou aqui comprou um carro.
Como faço para declarar esse dinheiro? Posso lançar como dinheiro código 63 e discriminar que foram recursos do exterior?
obrigado,
Eduardo Augusto Melere
Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)Um cliente possui uma situação bem complicada: o antigo contador (espero eu que por erro) lançou um terreno e uma casa na declaração do imposto de renda e esse ano o cliente quer tirar isso da Declaração, visto que ele não possui isso.
Como proceder?
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Eduardo Augusto Melere
Bom dia!
Não se pode insistir no erro.
Sendo assim, promova as devidas correções, excluindo os referidos bens da declaração de ajuste anual, e como sugestão, na própria ficha de bens, coloque uma observação que tais bens foram informados erroneamente não sendo de propriedade do declarante.
Isso não o exclui da possibilidade de ser chamado a prestar esclarecimentos á RFB.
Att.
Eduardo Augusto Melere
Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)Paulo
Não precisa fazer a retificadora?
Outra situação:
Em 2011 foi adquirido um apartamento (contrato de compra e venda) dando um carro no negócio mais um valor como entrada. E o resto pagando diretamente a imobiliária.
Em julho de 2012, o cliente tinha um consórcio imobiliário, o qual foi contemplado.
Usou esse consórcio para quitar a dívida com a imobiliária (houve a transferência direta do Banco para a Imobiliária somente em Janeiro de 2013).
COmo tratar tudo isso, desde 2011. Não sei se está certo..
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Eduardo, tem que retificar as declarações em que foi lançado o terreno e a casa.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Eduardo Augusto Melere
Conforme citei acima, você deverá promover as devidas correções, o que incluir a retificação da declaração original onde constava até então os referidos bens erroneamente.
Quanto a outras questões, acesse no topo deste tópico o Link Perguntão.
Att.
Renata Rodrigues de Oliveira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista PessoalObrigada pelo auxilio Paulo.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade