x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 314

acessos 209.914

Cadastro FICUS / PIS

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 10:45

No site da CEF fazer o donwload do FICUS, preencher e imprimir em duas vias, fazer tambem uma procuraçãocom firma reconhecida e mandar o cliente assinar, tera que levar juntamente com a documentação acima o CNPJ, copia e o original do contrato social e protocolar na CEF.
Dentro de 05 dias vira uma msg no e-mail informado no FICUS, para cadastrar a senha sendo 1 letra maiuscula, 3 minusculas e 2 numeros. Apenas a partir disso que terá acesso ao distema da CEF/PIS

Fernanda Goes de Souza

Fernanda Goes de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 31 maio 2013 | 16:32

Boa tarde,
À todos, já fiz de todas as formas para cadastrar está bendita senha e não consigo, já fiz o passo a passo da caixa, o que vocês descreveram aqui ,mas foi impossível, alguém sabe dizer se tem que liberar alguma coisa no internet Explorer, tipo em sites confiáveis e etc?

Att.Fernanda

DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 junho 2013 | 19:57

Olá pessoal.

Tenho novidades.

Há uma nova forma de cadastrar esta senha de acesso. Sem que seja preciso ficar acessando os links que a CEF envia por e-mail. Consegui isto hoje à tarde, com a responsável por programas sociais da CEF em Goiânia Cleide Vilela. Ela foi muito atenciosa, atendeu o meu apelo, e então fizemos tudo juntas. Até porque dizendo ela que foi a primeira vez que ela tentou este novo passo!

Basta que o Pis cadastrado seja ativo, você tenha cartão de cidadão e senha para uso do cartão cidadão. No meu caso, também pode ter dado certo pois já tinha protocolado a FICUS-E na agência. Bom, tentem aí:

Segue o passo-a-passo:
1) Acesse o s seguinte endereço: httsp://https://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/comocadastrar.asp
2) No corpo do texto que aparecerá, vai aparecer o seguinte link: http://www.caixa.gov.br/cadastronisempresa.
3) No campo NIS, preencha com o PIS ativo (o mesmo PIS que você colocou no FICUS-E). E a senha, digite a do cartão do cidadão que você usa para saques.
4) Irá aparecer uma mensagem dizendo que a senha está bloqueada. Tudo bem. Clica na opção "Cadastrar senha".
5) Na próxima tela, digita a senha do cartão do cidadão novamente, e abaixo vai ter um espaço para você criar uma senha a ser utilizada na internet.
6) Crie esta senha usando o padrão. Abcde11 (Primeira maiúscula, quatro minúsculas e 2 números). Lembrando que não pode ter nada a ver com o CPF ou nome, e não pode ser dedutível. No meu caso, consegui de primeira.
7) Pronto, criou a senha.
8) Guarde este link, você vai entrar sempre por ele quando for cadastrar funcionário (http://www.caixa.gov.br/cadastronisempresa)
9) Dentro do ambiente de cadastro, selecione a empresa que deseja cadastrar funcionário, vá em Inclusão, preencha com os dados do funcionário, e manda ver.

Obs: A responsável me orientou que realmente não é certo eu criar apenas para o escritório e ficar cadastrando os funcionários no CNPJ do escritório. Porque ficarão vinculados!
Enfim, parece que a empresa terá que fazer uma procuração ... Neste assunto não vou entrar ainda, pois não sei como de fato funciona!

Bom, boa sorte aí!

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 10:44

Pessoal, este problema da no começo, mas depois que faz o procedimentos da Daniella, isso sera necessario para cadastrar a primeira senha e os demais FICUS, ja vao entrar automaticamente no sistema CEF, não precisa a cada e-mail recebido ficar alterando as senhas.
Agora sobre o navegador consegui apenas pelo google.
A boa noticia que o numero do PIS sai na hora.

Abs

JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 12:03

Prezados,

Alguem sabe me informar com exatidao se no cadastro do escritorio este consegue realizar os procedimentos referentes aos clientes ou se cada empresa tem que fazer seu cadastro?

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 13:08

João e Vinícius, a responsável lá da Caixa disse que se cadastrarmos os funcionários apenas no CNPJ do escritório, ficará vinculado ao escritório e estará errado.

Ela me orientou a fazer uma FICUS-E para cada empresa, autorizando uma única pessoa (nome ,pis, data de nascimento, rg e cpf que você fez a primeira FICUS-E).

Aí quando esta pessoa autorizada acessar o sistema, aparecerá uma relação das empresas que ela está autorizada a cadastrar pis.

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 13:33

João, é como a Daniella disse, faz um FICUS para cada empresa, mas na parte de dados do usuario externo, sempre a mesma pessoa, assim que fizer o primeiro acesso cadastrando sua senha no site da CEF, os demais virão automaticamente.
Basta clicar na empresa que tem o funcionario para cadastra o CNIS e preencher os dados do funcionarios a numeração sai na hora.

DIEGO NICOLA

Diego Nicola

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 09:30

Trabalho em um escritório onde fazemos contabilidade para varias empresas,e uma de nossos clientes vai admitir um funcionario que ainda não tem o numero do PIS, estou com dúvidas sobre o preenchimento do FICUS. No campo 1:Dados da entidade externa, eu preencho com os dados da empresa? No campo 2: Dados do usuario externo, eu preencho com os dados do escritorio, que no caso vai ficar autorizado pela empresa? Se alguem puder ajudar agradeço desde já.

DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 09:50

Olá Diego, se você já tem acesso ao sistema, no campo 1, você preenche com os dados da empresa que quer admitir este funcionário sem pis. No campo 2, você preenche com os dados da pessoa física, que você cadastrou no FICUS do escritório.

Reforçando o que a Ana Lúcia, você vai fazer sempre assim:
Campo 1: dados da empresa/seu cliente.
Campo 2: dados da pessoa que irá acessar o sistema pelo número do pis.

DIEGO NICOLA

Diego Nicola

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 10:06

Daniella Bom dia primeiramente. Eu to começando agora mexer com esse FICUS, deixa eu ver se entendi, eu tenho que fazer um Ficus pro escritório primeiro, para eu ter acesso ao sistema, para depois eu faço o Ficus das empresas aqui do escritorio, é isso?

DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 10:14

Oi Diego, bom dia.

Então, não sei te dizer ao certo que se você fizer a ordem inversa, dá certo também. Na teoria, não vejo impedimento você fazer direto o da empresa, pois o que vai mudar em cada FICUS que for protocolar, são só os dados da pessoa jurídica (estou levando em consideração que você vai usar apenas o número do PIS seu ou de um funcionário do escritório para cadastrar os demais funcionários).

Bem, não sei se fui clara. Espero ter ajudado, pois no meu caso, fiz primeiro o do escritório, já que inicialmente achei que não seria nem necessário fazer um por empresa.

DIEGO NICOLA

Diego Nicola

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 10:21

Então Daniella, mas e aquelas senhas que voces comentaram em conversas anteriores, eu não tenho que fazer essa senha primeiro para eu ter acesso ao sistema? E seu eu tiver que fazer esse cadastro e senha eu faço no nome no responsavel pelo escritório ou em meu nome mesmo? Em seu caso como você fez? Ou seja qual foi o seu primeiro passo?

DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 10:27

Oi Diego, no meu caso, o meu primeiro passo foi fazer o FICUS preenchendo o campo 1 com os dados do escritório, e no campo 2, onde se lê dados do usuário externo, com meus dados pessoais (nome, pis válido, e-mail.).

Protocolei na agência, e apos muita confusão, chega um link para você criar a senha. Não vem senha neste link. Foi aí que travei, não consegui criar a senha de jeito nenhum. Só consegui após seguir este passo-a-passo. (PS: Não sei informar se eu consegui criar através deste caminho, por eu já ter protocolado o FICUS. Por via das dúvidas, protocola também, aí depois faz este passo-a-passo, oK!?)


1) Acesse o seguinte endereço: httsp://http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/comocadastrar.asp
2) No corpo do texto que aparecerá, vai aparecer o seguinte link: http://www.caixa.gov.br/cadastronisempresa.
3) No campo NIS, preencha com o PIS ativo (o mesmo PIS que você colocou no FICUS-E). E a senha, digite a do cartão do cidadão que você usa para saques.
4) Irá aparecer uma mensagem dizendo que a senha está bloqueada. Tudo bem. Clica na opção "Cadastrar senha".
5) Na próxima tela, digita a senha do cartão do cidadão novamente, e abaixo vai ter um espaço para você criar uma senha a ser utilizada na internet.
6) Crie esta senha usando o padrão. Abcde11 (Primeira maiúscula, quatro minúsculas e 2 números). Lembrando que não pode ter nada a ver com o CPF ou nome, e não pode ser dedutível. No meu caso, consegui de primeira.
7) Pronto, criou a senha.
8) Guarde este link, você vai entrar sempre por ele quando for cadastrar funcionário (http://www.caixa.gov.br/cadastronisempresa)
9) Dentro do ambiente de cadastro, selecione a empresa que deseja cadastrar funcionário, vá em Inclusão, preencha com os dados do funcionário, e manda ver.

RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 16:19

Já que é pra dificultar por que não facilitar? Temos o CNS-ICP, que já nos permite fazer RDT, Comunicação, etc... Porque eles não simplesmente agregam essa funcionalidade a um "Canal Seguro" que já funcionava muito bem?

Quanto ao FICUS-E, poderia ser mais rápido o processo de liberação de login. Já estou a semanas esperando meu acesso.

Raone Souza
Ana Lucia Rodrigues Serrano

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 09:46

Bom dia, Vinicius

Quando acaba de fazer o cadastro do funcionario, aparece na uma tela menor com a numeração do PIS, anote esse numero pois nem sempre aparece no relatorio da empresa o cadastro efetuado. caso não tenha anotado o numero, ligue no 0800 da CEF e passa os dados do funcionario que ela te informara o numero, porque é automatico.

regina bezerra

Regina Bezerra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 4 agosto 2013 | 18:48

Olha pessoal, pois eu já consegui o cadastro de dois clientes, mais em junho eu levei na caixa o formulário ficus de outro cliente, e nunca mandaram o link, levei outro formulário em julho e até agora nada de link, fui na agência novamente e o atendente me disse que aguardasse esse bendito link, e meu cliente está pedindo que eu tome uma providência, pois a empresa não pode ficar com funcionários sem registro. Só que estamos todos mais uma vez dependendo da caixa econômin. Estou indignada, isso é absurdo!!

RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 15:00

Aos que conseguiram fazer o cadastro do FICUS-e na agencia da caixa, por gentileza, me informem o seguinte:

No campo 3 "Solicitação de acesso" do formulário do FICUS, quais as siglas dos sistemas vocês colocaram?

Eu coloquei SIPIS apenas, e até o presente momento não chegou link nenhum no e-mail informado no FICUS que protocolei na agencia.

Conto com a colaboração de vocês.

Raone Souza
Página 2 de 11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.