x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.028

Habilitação de NFE

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 13:16

Renato,

Passo a Passo...

Portanto, para uma empresa (estabelecimento) emitir NF-e no ambiente de PRODUÇÃO deverá:

Possuir acesso à Internet (com qualquer velocidade de acesso, até discada, se for compatível com o volume de emissões);
Possuir certificação digital no padrão ICP-Brasil contendo o n° do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte;
Estar credenciada (ver em: Relação das Empresas Credenciadas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica no RJ); e
Utilizar aplicação de emissão própria ou adquirida, que deverá estar configurada com os Web Services apropriados (UF=SVRS), ou utilizar a versão de PRODUÇÃO do Software Emissor disponibilizado pelo fisco - Instruções para o download e instalação.
Credenciamento

O credenciamento do contribuinte (estabelecimento) é a permissão para que ele passe a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no ambiente de PRODUÇÃO (os documentos terão validade jurídica junto à SEFAZ-RJ e substituem as notas fiscais em papel modelo 1 ou 1A), SEM QUALQUER OUTRA FORMALIDADE, a partir da data constante da Portaria SAF do seu credenciamento de ofício ou da data do deferimento de sua solicitação pela Administração Tributária do Estado do Rio de Janeiro.

O credenciamento não determina a obrigatoriedade de uso da NF-e. A obrigatoriedade decorre da legislação tributária a partir das datas nela previstas. Portanto, o credenciamento de ofício (ou mesmo o voluntário) NÃO ALTERA a data da obrigatoriedade.

As mensagens de rejeição descritas no Manual de Orientação do Contribuinte - versão 5.0 - Março 2012. devem ser interpretadas literalmente. Por exemplo: Se ao transmitir o arquivo digital da NFe para o ambiente de PRODUÇÃO, que implica solicitação de concessão de Autorização de Uso dela, ocorrer rejeição “245 - CNPJ Emitente não cadastrado” ou “203 - Emissor não habilitado para emissão da NF-e” significa que o estabelecimento em questão não possui credenciamento.


www.fazenda.rj.gov.br

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade