Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 5.010

Inutilização de NFe

Bruno Bertoni de Paula

Bruno Bertoni de Paula

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Sistemas
há 12 anos Sábado | 6 julho 2013 | 10:56

Pessoal

Tenho uma dúvida quanto a inutilização de NFe

Li alguns tópicos sobre o assunto, e em todos eles se fala em inutilização de NFe quando ocorre um erro no software, e a sequencia numérica é quebrada.

OK até aí...

Agora, imaginem a situação.

O cliente emite a NFe, e a mesma é invalidada pelo SEFAZ, por qualquer motivo. Aí, ao invés do cliente corrigir a NFe em questão e tentar emitir novamente, ele simplesmente cria outra NFe.

Aquela NFe invalidada, que não foi autorizada, também precisa ser inutilizada?

Aguardo
Bruno

Rodrigo de Souza Soares

Rodrigo de Souza Soares

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 08:02

Aquela NFe invalidada, que não foi autorizada, também precisa ser inutilizada?

Sim, se a NF-e foi validada mas não transmitida para o Sefaz, a mesma deve ser inutilizada.

" Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre! "
William Shakespeare

Sempre pesquise antes de Postar.
Respeite as regras do Fórum.

https://www.siqueiracontabilidade.com.br
Márcio Marques

Márcio Marques

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 08:09

Bom dia!

Conforme dito por Rodrigo, caso já tenha virado o mês que a mesma foi rejeitada, você tem um prazo para a inutilização da mesma, verifique o que diz o portal da NF-e:

Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.

As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.

Analise Fiscal, com enfase nas EFD Fiscal, EFD Contribuição e Desoneração.
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 09:50

Bom dia,

Sim, deve ser feita a inutilização, já que esse é o processo correto. Ou seja,isso pode ocorrer durante o procedimento de envio da nota a SEFAZ, a quebra da sequência dos números de um lote de notas, assim sendo, um dos motivos permitido para a inutilização, conforme já citado pelos colegas.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Bruno Bertoni de Paula

Bruno Bertoni de Paula

há 12 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 10:11

Pessoal,

Muito obrigado pelas respostas..Cada dia mais esse fórum me surpreende com tanta gente disposta a ajudar..

As respostas acima me ajudaram bastante.

Mas ainda tenho outra dúvida..vejam não sou contador, ok?..rs..sou desenvolvedor de sistemas.

E na situação abaixo..

O usuário emite a NFE 010, transmite e esta é autorizada...porém, ele já havia incluido no sistema uma NFE 009, que ficou "Em digitação" apenas, ou seja, sem transmitir.

Ele ainda pode transmitir a NFE 009, mesmo depois de já ter emitido a NFE 010? Ou o sistema do SEFAZ vai invalidar por já ter emitido uma NFE a frente? Ou isso depende se fechou o mÊs?

Aguardo
Bruno

Márcio Marques

Márcio Marques

há 12 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 11:05

Bruno!

Exemplo, o faturista esta emitindo as NF-e, sequência: 09, 10, 11, 12:
Na autorização ele envia sem ser na sequência passa normal, nunca passamos vários dias para enviar, mas já chegamos a passar 1 fim de semana, não lê nada na época sobre impedimento!
Mas de um mês para outro a melhor forma e inutilizar antes de tentar reenviá-la.

Bruno Bertoni de Paula

Bruno Bertoni de Paula

há 12 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 11:10

Márcio

Muito Obrigado

Então, quanto a sequencia, imaginei que fosse isso mesmo, senão não faria sentido o próprio emissor do SEFAZ permitir que se criasse a nota 008, sem que a 007 tenha sido transmitida.

Se tiver alguma restrição, acredito que seja na virada de mÊs mesmo.
Mas aí, terei que testar no programa mesmo.

OK
Por hora, muito obrigado!!

Att.
Bruno

LISAURA APARECIDA VIRGILIO

Lisaura Aparecida Virgilio

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:05

Amigos estou com um problema, será que os amigos pobem me ajudar? O caso e assim: O sistema instalada em um cliente simplesmente não tem a opção de fazer a inutilização das nf-e. Ja liguei ao suporte, e me falaram que não tem mesmo o modulo e que esta em desenvolvimento. Porem segundo eles ira demorar 3 meses para ficar pronto.
Bom ai minha pergunta.
Tem como eu utilizar o Programa gratuito do Governo para inutilizar estas notas? Se sim, como devo proceder? tenho que lançar manualmente as notas (numeros) no proprama disponibilizado pelo SEFAZ-SP?
Se os amigos puderem me ajudar fico grata. LI.
OBS: As notas que "pulou" foi do numero 1252 ao 1259.

Márcio Marques

Márcio Marques

há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:10

Lisaura Aparecida Virgilio, sua duvida é muito mais de sistema, mas o programa gratuito só aceitas os arquivos que foram enviado dele, como você vai inutilizar indico você fazer essas numerações nele e tentar inutilizar!

LISAURA APARECIDA VIRGILIO

Lisaura Aparecida Virgilio

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 13:42

Amigo Márcio boa tarde, obrigada por ter respondido, então pelo que o amigo coloca eu devo efetuar os lançamentos destes numeros e apos isso tentar inutilizar correto?
Tem como eu colocar apenas a numeração das notas e inutilizar, pois eu nunca fiz este tipo de precebimento do programa gratuito. O amigo pode me dar uma dica de como fazer?
Grata Li.

Márcio Marques

Márcio Marques

há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 13:56

Lisaura Aparecida, acho que você não precisa lanças essas notas, abra o programa gratuito, carregue a empresa e NOTA FISCAL, INUTILIZAÇÕES, INUTILIZAR FAIXA DE NUMERAÇÃO, coloque a serie, deve ser 01, e a numeração que deseja inutilizar.

Espero ter ajudado!

tarcio de oliveira maia

Tarcio de Oliveira Maia

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 12:26

Caros Colegas, estou com um problema...
Uma cliente estava emitindo as nfe de vendas na sequencia normal, que foram 85,86,87,88,89.

Ela foi fazer umas notas fiscais de devolução e que os numeros dessas nfs foram: 4992, 5037,5038,5077,5093...

Ai, estou numa baita duvida de como fazer essas inutilizações.

A maneira correta é: inutilizar apartir da 90 ate 4991;
Depois 4993 ate 5036;
Depois 5039 ate 5076;
Depois 5078 ate 5092;

E depois disso, ela continua a tirar as NFe apartir da 5094????

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade