Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerenterespostas 22
acessos 15.042
Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteTafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBom dia Antonio.
Esse CFOP é de prestação de serviços, não tem como realizar devolução.
Diz qual foi o ocorrido, para tentar te ajudar.
Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteCompramos rotulos; na NFE consta DESCRIÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO: Rotulo de Polietileno PERSONALIZADO SOB ENCOMENDA 180 G GRAVIOLA, CFOP 6933; onde uma parte dos produtos esta com defeito e tenho que efetuar sua devolução. Qual CFOP deverá ser usado nessa NFE de devolução. Lembrando que será devolução parcial.
Pollyanna Bruno Aldabieres
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom dia Antonio
em primerio lugar vc prescisa identificar o tipo de serviço, pois nós temos uma tabela contendo cfop's de 1200 a 1209 que incluem devoluçoes e anulaçoes de vendas e prestação de serviços , porem é necessario a identificação deste serviço para indicação do cfop exato.
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadePelo meu entendimento, não existe a possibilidade de se devolver um serviço prestado, e sim o que foi confeccionado na prestação, como no seu caso os rotulos.
Por se tratarem de uma mercadoria, aconselho verificar a incidencia de substituição tributária ou não e usar um dos dois CFOPs: 6202 ou 6411.
Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteTafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeAntonio, qual será o produto que irá devolver?
Everaldo de Brito Junior
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritórioo cfop da nota é 6933 - Prestação de serviço tributado pelo
Imposto Sobre Serviços de Qualquer
Natureza.
Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteSerá devolvido o seguinte item q consta na NFE:
- Rotulo de Polietileno PERSONALIZADO SOB ENCOMENDA 180 g GRAVIOLA
Everaldo de Brito Junior
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório2.201 - Devolução de venda de produção do
estabelecimento
Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteEveraldo de Brito Junior
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar EscritórioAntonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteEveraldo de Brito Junior
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritórionao voce teria q devolver no 2 pq ta retornando
Everaldo de Brito Junior
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritóriopara mim seria o 2.201 - Devolução de venda de produção do
estabelecimento
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeAntonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteUma informação muito importante e q havia esquecido de mencionar: somos INDUSTRIA. Portanto a mercadoria adquirida e queremos devolver seria para Industrialização e não para Comercialização.
Everaldo de Brito Junior
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritórioentao seria oque citei acima 2201 antonio..
Tafarel ele recebeu no 6933 e vai devolver no cfop 6 tbm??
para mim devoluçao seria no cfop 2
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeVamos la amigos:
Antonio, acredito, pelo fato de você ser uma industria não poderá utilizar o CFOP 6210, pois esse CFOP é utilizado para empresas que são prestadoras de serviços e estão devolvendo algum produto comprado que usam para realizar tais serviços, ex: Tenho uma empresa de lanternagem de veiculos, comprei uma tinta a ser usada na lataria e estou devolvendo-a para o fornecedor. Eu não comercializo a tinta, e sim o serviço de lanternagem, porem utilizo a tinta comprada para realização de meu trabalho. Nesse caso, pelo meu entendimento, que seria utilizado o CFOP 6210, entenderam?
Everaldo, a devolução também tem que ser por CFOP iniciado com numero 6, pois tambem se trata de uma saída da empresa compradora. O fornecedor que irá receber a mercadoria devolvida é quem deverá dar entrada na nota fiscal com CFOP iniciado pelo numero 2
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeAntonio, a mercadoria que vc comprou, você usa para produzir outras?
Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerenteisso mesmo. o produto que será devolvido seria utilizado na produção de outro tipo de produto. nesse caso, quero devolver rotulos que seriam utilizados na composição final do iogurte.
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBlz, Antonio então vc deveria usar uns desses dois CFOPs:
6410 - caso seu produto seja sujeito a subst. tributária do ICMS
6201 - caso seu produto não seja sujeito a subst. tributária do ICMS
Para saber se seu o produto, objeto da devolução, está sujeito ou não a incidência da substituição tributária, deverá consultar na tabela do seu estado. Mas consultei pela chave de acesso que vc disponibilizou, onde o produto que você esta devolvendo, foi destacado "na nota fiscal" como um produto de "serviço", não tendo informações do CST de ICMS. Ou seja, pelo meu entendimento você deverá utilizar o CFOP 6201, cuja descrição é a seguinte: Devolução de compra para industrialização ou prod. rural, onde Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem utilizadas em processo de industrialização ou produção rural.
Espero ter te ajudado.
Antonio Carlos Junior
Iniciante DIVISÃO 5 , GerenteO Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade