x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 1.290

IPI de Exportação

Elisandra  Motta

Elisandra Motta

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 11:15

Olá amigos...

Ontem fiz uma pergunta e como percebi que teve falha nas mensagens , resolvi postar de novo...

Tenho uma empresa que ela exoprta Cacau, e pago IPI de exportação... e vou revender esta mercadoria do mesmo jeito que ela entrou no país. pergunta... o que faço com o IPI sendo que paguei??? Como especifico na nota? Tenho ressarcimento sobre ele???

Aguardando...

Glailton Aparecido de Campos

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 17 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 11:46

Cara colega Elisandra,
Sua pergunta continua confusa.... mas pelo que entendi, você compra o cacau e revende na exportação... È isso?
Se for, na compra você não recebe com IPI?
Pois sempre que revendemos, sempre sai como entrou..OK?
Se explique melhor para que possamos te ajudar.
Bjs.
Glailton

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 17 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 13:56

Primeiro então você não exporta, você Importa.....
Voce deve ter um escritório de contabilidade, eles fazem a apuração mensal não só do IPI mas também dos outros impostos como o PIS e COFINS que você também pagou na Nacionalização do CACAU, além do ICMS do seu estado.
Portanto você terá um crédito do IPI na entrada e quando você for faturar para a empresa compradora você terá um débito do IPI.
ok?

Valter A. Xavier

Valter A. Xavier

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 16:50

Elisandra,

Quando você importa o cacau, a entrada no seu estabelecimento deve ser acobertada por uma Nota Fiscal de Entrada de Importação onde estarão informados o ICMS e o IPI pagos no desembaraço da mercadoria.
Esta entrada dá o mesmo direito de créditos de uma compra normal do mercado nacional, ou seja o IPI poderá ser creditado na escrituração da NFE no livro de entradas.
A sua empresa é comercial? Se sim quando ela revende a mercadoria ela o faz sem destaque do IPI, portanto o valor do IPI pago no desembaraço da importação deve entrar na composição do preço de venda da sua mercadoria.

Abraços...

Alex Guedes

Alex Guedes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 11:20

cara colega,

trabalho na empresa onde fazemos alguns lançamentos da seguinte forma,

posso lançar em custo o valor do IPI pois eu não recupero pois a minha atividade não gera IPI;

ou
Você abre processo administrativo junto a RFB e faz compensação de outros tributos federais.

Qualquer coisa me envia um email que te responderei melhor @Oculto.

espero ter ajudado.

Elisandra  Motta

Elisandra Motta

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 21 dezembro 2007 | 15:29

Valter

Gostaria que você me passasse a Legislação que diz sobre o assunto que você me respondeu...

Sem mais, já agradeço e desejo um feliz natal e um ano novo cheio de bençãos na área pessoal e profissional.

Gabriel

Gabriel

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2007 | 10:08

Bom dia Elisandra,

Veja o Art. 155, inc II da Constituição Federal de 1988!

ICMS

II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior

Atenciosamente,

Jonas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade