x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.507

NFA-E Com chave de acesso

Weverton de Souza Freitas

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Informática
há 11 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 09:29

Olá amigos do Contabeis bom dia, primeira mente gostaria de parabenizá-los pela grande ajuda que disponibilizam através do fórum a muitos usuários que tem diversas dúvidas em relação a legislação e contabilidade de diversos estados vocês realmente são DEZ. Então, sou usuário novo aqui no fórum e desde já peço desculpas se estiver postando minha dúvida no lugar errado, tenho um problema que está me assombrando a dias e não consigo solução de jeito nenhum, sou MEI aqui no RJ desde agosto de 2012, atuo na área de Informática dando suporte a pessoas físicas e jurídicas, como só prestava serviço nunca me preocupei com nota fiscal pois os meus clientes só me pedem mesmo o recibo de pagamento após a execução do serviço, adotei também o CNAE 43.21-5/00 e o CNAE 47.51-2/01 que me permite a venda de materiais varejo de informática e execução de serviço de instalação sem monitoramento de sistemas CFTV, no dia 9 de outubro me deparei com um grande problema, efetuei a instalação de 34 câmeras em um cliente fornecendo o material e o mesmo solicitou duas NF-E, uma de venda do equipamento e uma de prestação de serviços, ai que começou a surgirem os problemas , comprei meu certificado digital , fiz o cadastro no nota carioca e vi que no site não aparecia a opção de emitir nota, verifiquei o problema e vi que era em relação de eu não ter loja física até ai tudo bem consegui resolver esse problema , o que eu não consegui resolver é que pra eu emitir a nota de venda preciso da Insc. Estadual e como todos sabem o MEI está dispensado da mesma e é ISENTO, sendo que o cliente exige a I.E para efetuar o pagamento, o cliente me mostrou uma NF-E de um vendedor que também era ISENTO e encaixado no Simples Nacional , ele me informou que o vendedor passou pelo mesmo que estou passando no momento sendo que ele foi a algum lugar pagou alguma taxa que ainda não sei qual é e teve direito de emitir uma unica nota eletrônica avulsa com chave de acesso. A minha grande dúvida é a seguinte, como consigo emitir uma NFA-E com chave de controle e acesso ( COD. de barras ) aqui no Rio de Janeiro ? já estou ficando de cabelo branco com isso ( risos ) lembrando que eu vi a nota de venda dele e realmente era eletrônica com chave de acesso e em I.E apresentava a palavra ISENTO, lembro também que ja li todas as portarias sobre MEI e procurei bastante alguma informação antes de postar. Desde já muito obrigado pela atenção de todos.

Desenvolvedor de Sistemas Muti-plataforma
Káh Prestes

Káh Prestes

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 09:57

Bom dia Weverton,

Nota Fiscal Avulsa: Essa é a forma mais fácil para os MEIs emitirem nota fiscal, porém não são todos os estados que possuem esse tipo de nota fiscal. Para emitir essa nota, o MEI deve ir no Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado e fazer a solicitação (ou num escritório da SEFAZ no caso do estado não oferecer o serviço pela internet). Normalmente, pela internet é gratuito e é cobrado uma taxa para fazer a solicitação num escritório da SEFAZ. Verifique se o seu estado emite e quais os documentos que são necessários para isso;

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e): É uma forma eletrônica e gratuita de emitir a nota fiscal avulsa, porém são poucos os estados que oferecem esse serviço. Ela funciona da mesma forma de uma nota fiscal avulsa;

Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e): O MEI pode, porém não é obrigado, utilizar as notas fiscais eletrônicas. Caso ele decida utilizá-la, terá que cumprir os mesmos requisitos de uma empresa não optante pelo MEI;

Nota Fiscal de Venda a Consumidor: Essa nota é utilizada para venda de produtos. Para fazer a impressão dessa nota numa gráfica é preciso pedir uma autorização AIDF na Secretaria da Fazenda do seu estado e depois imprimir numa gráfica seguindo as regras;

Este link aqui acredito que vai te ajudar mais, segue:
http://www.jucerja.rj.gov.br/mei/notafiscalmei2.asp

há 11 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 10:21

Olá Karen de Lima Prestes bom dia, eu ja tinha entrado nesse site do jucerja mas realmente o que eu preciso é a NFE como solicitado pelo cliente , estou indo nesse momento na SEFAZ aqui do rio de janeiro e verificar informações , quando eu chegar eu deixo as informações aqui pra outros que tenham o mesmo problema que eu...

muito obrigado pela resposta Karen realmente me ajudou mas eu vou ter mesmo que ir la na sefaz pra verificar mais informações..

att

há 11 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 20:35

é realmente fui na sefaz no centro do rio e a própria pessoa que me atendeu não sabia me explicar... eitah sistema falho ( risos )

mais alguém pode me dar uma força sobre essa Nfa-e-MEI no rio de janeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: