Weverton de Souza Freitas
Bronze DIVISÃO 2 , Analista InformáticaOlá amigos do Contabeis bom dia, primeira mente gostaria de parabenizá-los pela grande ajuda que disponibilizam através do fórum a muitos usuários que tem diversas dúvidas em relação a legislação e contabilidade de diversos estados vocês realmente são DEZ. Então, sou usuário novo aqui no fórum e desde já peço desculpas se estiver postando minha dúvida no lugar errado, tenho um problema que está me assombrando a dias e não consigo solução de jeito nenhum, sou MEI aqui no RJ desde agosto de 2012, atuo na área de Informática dando suporte a pessoas físicas e jurídicas, como só prestava serviço nunca me preocupei com nota fiscal pois os meus clientes só me pedem mesmo o recibo de pagamento após a execução do serviço, adotei também o CNAE 43.21-5/00 e o CNAE 47.51-2/01 que me permite a venda de materiais varejo de informática e execução de serviço de instalação sem monitoramento de sistemas CFTV, no dia 9 de outubro me deparei com um grande problema, efetuei a instalação de 34 câmeras em um cliente fornecendo o material e o mesmo solicitou duas NF-E, uma de venda do equipamento e uma de prestação de serviços, ai que começou a surgirem os problemas , comprei meu certificado digital , fiz o cadastro no nota carioca e vi que no site não aparecia a opção de emitir nota, verifiquei o problema e vi que era em relação de eu não ter loja física até ai tudo bem consegui resolver esse problema , o que eu não consegui resolver é que pra eu emitir a nota de venda preciso da Insc. Estadual e como todos sabem o MEI está dispensado da mesma e é ISENTO, sendo que o cliente exige a I.E para efetuar o pagamento, o cliente me mostrou uma NF-E de um vendedor que também era ISENTO e encaixado no Simples Nacional , ele me informou que o vendedor passou pelo mesmo que estou passando no momento sendo que ele foi a algum lugar pagou alguma taxa que ainda não sei qual é e teve direito de emitir uma unica nota eletrônica avulsa com chave de acesso. A minha grande dúvida é a seguinte, como consigo emitir uma NFA-E com chave de controle e acesso ( COD. de barras ) aqui no Rio de Janeiro ? já estou ficando de cabelo branco com isso ( risos ) lembrando que eu vi a nota de venda dele e realmente era eletrônica com chave de acesso e em I.E apresentava a palavra ISENTO, lembro também que ja li todas as portarias sobre MEI e procurei bastante alguma informação antes de postar. Desde já muito obrigado pela atenção de todos.