x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 5.683

Levantamento de Estoque Fisico divergente do Estoque Contabi

NILSON BRISSON DA COSTA

Nilson Brisson da Costa

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 20:11

gostaria de ajuda pois me deparei com a seguinte situação de um cliente: Ele fez a contagem de Estoque para fechamento de Balanço de final de ano e constatou que o seu estoque fisico estava muito menor que o seu estoque contabil. O que fazer para ajustar essa situação dentro da Contabilidade?

Francisco G Freitas

Francisco G Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 23:06

É um caso aparentemente anormal, mas na realidade brasileira isto acontece frequentemente, neste caso meu ponto de vista seria fazer um reajuste contábil. Procurar saber o que ocasionou o problema. Dependendo do ramo de atividade e do tipo de apuração a situação pode agravar-se.

Olhe este material que encontrei...

pt.slideshare.net

NILSON BRISSON DA COSTA

Nilson Brisson da Costa

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 16 fevereiro 2014 | 12:33

Obrigado amigo o material me ajudou a entender o que pode ter causado o problema mas também me levou a levantar a seguinte hipótese: Se o cliente deixou de emitir nf também pode ter causado a diferença, e nesse caso qual seria a solução?

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 11 anos Domingo | 16 fevereiro 2014 | 15:22

Isso mesmo, Aparecida.

Prezados amigos que vinham participando da discussão: o lançamento contábil de reajuste do estoque é fácil de se fazer, mas não adianta faze-lo caso as diferenças de estoque sejam provenientes de falhas no processo de controle das mercadorias. O fisco estadual pode com informações das NF-es, TDMs, SINTEGRAs e ou SPEDs Fiscais apontar as diferenças de estoque e autuar a empresa. E esse levantamento quantitativo é muito fácil de se fazer tendo as informações em mãos. E nesse caso o lançamento contábil para mascarar a diferença poderia ser entendido como sendo feito de má fé por parte do contribuinte e seu contador, e ae? Como ficariam ambos nessa situação ?

Nilson, seu cliente tem que lhe dar uma explicação sobre as diferenças de estoques, e assumir a responsabilidade caso tenha tentado burlar a legislação ou você pode ser responsabilizado depois. Caso ele diga que apenas não conseguiu controlar adequadamente os estoques, sugiro que apenas declare a contagem dele e ajuste a conta contábil do estoque mas tente fazer de uma forma a não se comprometer com o fisco caso ele entenda que a empresa sonegou os tributos e que você tento mascarar contabilmente os estoques do seu cliente.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

NILSON BRISSON DA COSTA

Nilson Brisson da Costa

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 06:35

Obrigado João Lúcio pela orientação vou fazer uma conversa com o cliente e solicitar dele um relatório de contagem física do Estoque e a partir desse relatório assinado pelo responsável da empresa, ai sim farei os ajustes na conta contábil.

Francisco G Freitas

Francisco G Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 17:04

A posição se tratando de diferença devido não ter emitido nf é um caso que deve ser resolvido pelo método de João Lucio, pois o fisco pode ficar de olho e pelas indagações a empresa tem controle, nfe sped/efd, então não cometer erros ou falhas... Nada de driblar informações.... o Empresário também deve saber de sua competência e suas responsabilidades, caso contrario só quem se prejudica é o contador,......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade