x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 14

acessos 12.287

Escrituração de nota fiscal - Devolução de compra

Bruno Santos

Bruno Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 09:27

Boa dia senhores,

Eu posso escriturar uma nota fiscal de devolução de compra sem ter sido emitida pela minha empresa?
Meu fornecedor emitiu uma nota fiscal de devolução de venda para mercadorias que comprei e que veio em desacordo, foi uma devolução parcial, porém minha empresa é comercial, emite nota fiscal eletrônica e não emitiu a nota fiscal de devolução de compra. Minha dúvida é se posso lançar essa nota emitida pelo meu fornecedor como devolução de compra.

At,

Bruno Santos

Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 julho 2014 | 07:34

Bom dia

Concordo com o Márcio, porém, se sua empresa é contribuinte do ICMS, isto é, possui inscrição estadual, deveria obrigatoriamente emitir a nota de devolução. Veja que se o fornecedor emitir nota de entrada em devolução está resolvendo apenas o problema dele, abatendo da base de calculo dos impostos e retornando a mercadoria para o estoque.

"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)
Wilian Jorge de Oliveira

Wilian Jorge de Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 julho 2014 | 07:56

Bom dia

Temos duas situações:

1) Se a mercadoria chegou em sua empresa mas por qualquer motivo NÃO IRA permanecer e nem ao menos foi descarregada poderás optar por RECUSAR através de anotação no verso da mesma, mas para isso a RECUSA tem que ser TOTAL, assim o FORNECEDOR irá emitir NFe PROPRIA de ENTRADA para regular o estoque dele.

2) Agora se descarregou e só depois foi constatado alguma discórdia, VOCE como contribuinte (possui I. ESTADUAL) tem por OBRIGAÇÃO emitir NFE de SAIDA para o fornecedor, uma vez que SEU ESTOQUE somente poderá ser BAIXADO desta foram.

Abraço.

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 11:04

aproveitando o questionamento do colega, gostaria de saber, depois do acontecido, como solucionar o problema? aconteceu comigo isso e não sei o que fazer.

Bruno Santos

Bruno Santos

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 11:36

Lorena Silva, explique melhor de que forma aconteceu com você, quanto a pergunta que fiz é referente ao procedimento correto a se fazer quando recebemos mercadorias em que é preciso fazer uma devolução da mesma, então, se você é contribuinte do ICMS e recebe uma mercadoria em desacordo por exemplo e precisa fazer devolução, você precisa emitir uma NFe de devolução de compra e o CFOP vai depender conforme o destino que a mercadoria seria utilizado na sua empresa, ou também se a mercadoria tinha ICMS de substituição tributária. Reformule sua pergunta

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 11:44

"Boa dia senhores,

Eu posso escriturar uma nota fiscal de devolução de compra sem ter sido emitida pela minha empresa?
Meu fornecedor emitiu uma nota fiscal de devolução de venda para mercadorias que comprei e que veio em desacordo, foi uma devolução parcial, porém minha empresa é comercial, emite nota fiscal eletrônica e não emitiu a nota fiscal de devolução de compra. Minha dúvida é se posso lançar essa nota emitida pelo meu fornecedor como devolução de compra.

At,

Bruno Santos"
no caso Bruno era a esse questionamento que me referi, porque tenho uma empresa aqui que é contribuinte do ICMS, mas seu fornecedor emitiu uma nota de devolução em favor dela, ai agora não sei como faço a escrituração, na verdade já vi que não posso escriturar, quero saber como faço a baixa do estoque, visto que não emiti nota de devolução o fornecedor emitiu para mim. Espero ter conseguido me expressar melhor.

Bruno Santos

Bruno Santos

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 11:55

lORENNA SILVA,

é o seguinte entendemos que se lançamos no livro de entradas a compra dessa mercadoria e agora vamos devolve-la devemos emitir uma nota fiscal de devolução de compra, até mesmo, para baixar do estoque e como já foi dito acima o próprio fornecedor emitindo essa nota de devolução de compra que é uma prática comum quando o cliente não é contribuinte do ICMS, só vai resolver o problema dele, até porque, não é correto lançarmos uma devolução de compra como se fosse a empresa emitindo a nota. Sugiro que você emita uma nota fiscal de devolução de compra, assim estou fazendo também;

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 12:05

obrigada Bruno, mas no caso eu emito para quem?? pq será que o fornecedor vai aceitar visto que ele já acertou o estoque dele.

Wilian Jorge de Oliveira

Wilian Jorge de Oliveira

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 13:53

Lorenna Silva

Boa tarde, vamos entender.

1) Você fez uma compra normal de um fornecedor certo?
2) Essa mercadoria chegou até sua empresa e vc a recebeu normalmente e só detectou o desacordo depois?
3) Essa mercadoria chegou até sua empresa e vc detectando o desacordo no ato simplesmente recusou PARCIALMENTE a mercadoria a qual retornou ao fornecedor?

No aguardo.

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 15:23

alternativa 2 william, ai meu fornecedor emitiu a nota de devolução por meu cliente o estoque do fornecedor está acertado e o do meu cliente como faço para acertar?

Wilian Jorge de Oliveira

Wilian Jorge de Oliveira

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 15:55

Lorenna Silva

Pois então... se você afirma que efetuou a compra e:

2) Essa mercadoria chegou até sua empresa e vc a recebeu normalmente e só detectou o desacordo depois?

Seu cliente recebeu a mercadoria normalmente e a NFe de ENTRADA foi lançada e os produtos foram para o ESTOQUE certo?

Feito isso foi detectado alguns desacordos e alguns produtos você teria que devolver ao fornecedor.

Dai o que aconteceu?

Esses produtos foram enviados para o fornecedor sem nota fiscal?

O maior problema que enfrento nesse sentido aqui é assim:

O fornecedor envia uma mercadoria ao meu cliente.
O cliente recebe 90% da NFe e os outros 10% ele não aceita.
A transportadora leva de volta esses 10% com a NFe original sendo no verso anotado que esses foram recusados.

Por mais que eu me canse de FALAR que tal procedimento é incorreto, o fato ainda ocorre.

Qual é o procedimento correto?

1) Se a mercadoria chegou em sua empresa mas por qualquer motivo NÃO IRA permanecer e nem ao menos foi descarregada poderás optar por RECUSAR através de anotação no verso da mesma, mas para isso a RECUSA tem que ser TOTAL, assim o FORNECEDOR irá emitir NFe PROPRIA de ENTRADA para regular o estoque dele.

2) Agora se descarregou e só depois foi constatado alguma discórdia, VOCE como contribuinte (possui I. ESTADUAL) tem por OBRIGAÇÃO emitir NFE de SAIDA para o fornecedor, uma vez que SEU ESTOQUE somente poderá ser BAIXADO desta forma.

Lembrando que no caso de RECUSA TOTAL no ato da entrega ( item 1 acima), deverás proceder no portal da NFe na ABA SERVIÇOS, o EVENTO da MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO onde irá cita a chave de acesso da NFe bem como escolher a opção "OPERAÇÃO NÃO REALIZADA".

Abraço.

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 16:38

Obrigada William!
Mas no meu caso oque faço? já que nem recusei e nem fiz a nota de devolução oque posso fazer para dar baixa no estoque e solucionar o problema? porque aqui tbm explico como é o procedimento mas os clientes não entendem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade