x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 9.444

Emissão de Nota Fiscal de Venda de Ativo Imobilizado

João Roberto Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 10:21

Senhores, Bom dia!

Preciso emitir uma Nota Fiscal de Venda de Ativo Imobilizado para um empresa cliente; pelos CNAEs, a empresa não está obrigada à emissão de NFe; porém, mesmo que estivesse, não possui o Certificado Digital; como se trata de empresa preponderantemente prestadora de serviços, na prática, ela tem inscrição estadual, porém, não confeccionou talóes de notas fiscais; Há alguma outra alternativa para que ela possa emitir Nota Fiscal??

Rodrigo Miron Gouveia

Rodrigo Miron Gouveia

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 14:46

Boa Tarde.

Aqui no Paraná, existe a possibilidade de emissão de nota Avulsa, pelo site da Receita Estadual, tente verificar se existe essa mesma possibilidade ai.

att.

Rodrigo Miron Gouveia

Rodrigo Miron Gouveia
CRC-PR;., 063912/O-1
LEONARDO

Leonardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 15:47

João, boa tarde!

Neste caso, a empresa é prestadora de serviços e tem I.E.
Em SP, as empresas prestadoras de serviços que possuem I.E, geralmente as tem para realizar transportes de equipamentos/mercadorias, etc (sem fins de comercialização). Ou seja, mesmo não tendo intento de comercialização, geralmente confeccionam um talão - quando não estão obigadas a NF-e - para casos de urgências (como este).
Aconselho você a verificar no PFE de sua jurisdição se eles autorizarão a utilizar a Nota Avulsa - provavel que sim!

Se você não tivesse I.E, poderia apenas elaborar uma declaração de venda e dar baixa na contabilidade.

Atenciosamente,

Leonardo Borges

"O importante é ganhar. Tudo e sempre.
Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia"

Ayrton Senna.

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 19:32

Obrigado, Senhores!
É incrível, mas São Paulo não oferece esta possibilidade de emissão de NF avulsa.
Quanto à resposta do Leonardo: A empresa, na prática, é prestadora de serviços; porém, em minhas visitas lá, há alguns anos, percebi que disponibilizaram mercadorias para revenda; e o movimento não era tão pequeno; daí a necessidade de abrir a IE; porém, logo depois perdi o contato, e parece que isto ficou parado, ou seja, com IE mas sem confeccionar talões de NFs, etc..
Agora, de alguma forma, tudo terá que ser resolvido.
Agradeço sua colaboração.

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 16:00

Boa tarde,
Nesse mesmo sentido, estou com a seguinte situação:
A empresa é do Simples, atividade renovadora de pneus, possui IE e comprou um caminhão em 2005, agora está vendendo para uma pessoa na Bahia e o mesmo não quer nota, disse que basta uma declaração do meu cliente de que ele não é comercio de veículos que já está td ok para fazer a transferência.
Pergunto, meu cliente mesmo que o comprador não queira a nf , deve emitir a mesma para darmos baixa nesse ativo?Ou essa declaração valeria para alguma coisa?
Quanto ao ganho de capital, eu passei pra ela que haverá imposto e ela concordou em pagar, mas quer fazer só com base na cópia do docto de venda, nunca vi nada parecido, todos os ativos das demais empresas que tenho entram e saem com nota, inclusive os veículos.

Grata,

Rose

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Tayany Thomaz Kiss Pinheiro

Tayany Thomaz Kiss Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 16:24

Olá Rose, boa tarde!

Se a empresa possui inscrição Estadual, deverá emitir NF de venda do veículo, por mais que o cliente não queira. Se ele não possuísse I.E, ai sim seria válida a declaração para transporte.

Atenciosamente,

Tayany
Enc.Depto.Fiscal
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 16:37

João Roberto

em SP não é permitida a emissão de nota fiscal avulsa...Você precisará solicitar AIDF na SEFAZ, verificar se está ou não obrigado à emitir NFe e fazer a emissão... Infelizmente não tem outra alternativa..

Rose

Nossa colega Tayany está correta, pois é somente com a Nota Fiscal de Venda, mas apenas complementando, quando é VENDA ainda a NF tem que ser eletrônica, pois será uma transação interestadual;

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade