x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.859

Nfe de devolução - como lançar?

KAROLINNE DE OLIVEIRA

Karolinne de Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 10:07

Bom dia, caros colegas!

Uma empresa vendeu uma mercadoria, no qual houve devolução da mesma e a destinatária emitiu uma nota de devolução Cfop 6201.
Lancei no livro de entradas com o Cfop 2201... Minha dúvida é : É preciso lançar a nfe no livro de saidas ou por si só com os dados complementares resolvem?
E o procedimento que fiz está correto?

Agradeço pela colaboração de todos, pois isso é um evento novo para mim.

Atenciosamente,

Karolinne de Oliveira

Eduardo Lopes

Eduardo Lopes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 10:19

Bom Dia Karolinne de Oliveira,

Se existe uma devolução com CFOP 6201 creio que exista uma venda com o CFOP 6101 correto?

Então não se faz necessário nenhum lançamento no livro de saída por conta de devolução, você apenas entra retornando um produto que havia saído do seu estoque.

att,

Eduardo Lopes
KAROLINNE DE OLIVEIRA

Karolinne de Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 10:25

Bom dia Eduardo Lopes,

Então nesse caso o procedimento que utilizei está correto, fazendo apenas o lançamento na entrada da nfe de devolução?
Minha preocupação foi apenas a saída, se seria necessário o registro da mesma...

Grata,

Karolinne de Oliveira Nascimento

Murilo Hildebrand

Murilo Hildebrand

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 10:40

Bom dia Karolinne

vamos resumir a sua operação

a Empresa A, vendeu para a empresa B mercadorias com o CFOP 6.101 – Venda de produção do estabelecimento.

nesta operação a empresa A deu saída na sua mercadoria e a empresa B deu entrada na sua mercadoria.

Não sei pelo qual motivo a empresa B devolveu a mercadoria para a empresa A com o CFOP 6.201 – Devolução de compra para industrialização ou produção rural

com essa opereração você devera contabilizar apenas a entrada na empresa A com o CFOP 2.201 – Devolução de venda de produção do estabelecimento

Classificam-se neste código as devoluções de vendas de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como "6.101 – Venda de produção do estabelecimento". (ou seja o CFOP que você fez na primeira operação).

Espero ter esclarecido a sua duvida.

Att

Murilo Hildebrand

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: