Miguel Chaves Custódio
Iniciante DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) EletricistaPrezados
O laboratório onde trabalho presta serviço de calibração através das fundações de apoio da universidade onde está localizado, no estado do RS. Neste serviço o cliente envia o seu instrumento para o laboratório, comparamos ele com o nosso instrumento de referência e emitimos um certificado. No final do serviço, o cliente recolhe o seu instrumento. Todo o transporte fica por conta e risco do cliente.
Até o momento devolvíamos os equipamentos acompanhados de uma NFe de simples remessa, CFOP 6.916 - Retorno de Conserto (fora do Estado) e mais uma NF em papel para a cobrança do serviço.
Recentemente iniciamos um novo convênio com uma outra fundação de apoio, que é isenta do ICMS, não tem inscrição estadual. Esta segunda fundação me informou que não emite nota para remessa e me orientou a encaminhar uma “Declaração de Não contribuinte” junto aos equipamentos, MAS que esta solução serviria apenas para dentro do estado do RS.
Apresento duas questões:
1) A maior parte da demanda é de clientes de outros estados, por isto preciso encontrar uma solução para realizar estas remessas.
2) A fundação não está dentro da universidade, ela fica em outro endereço na mesma cidade.
Como faço em relação às notas, posso ter a fatura com um endereço e a NF de transporte com outro? O cliente pode emitir uma NF em nome da fundação e colocar um endereço diferente do que consta no CNPJ?
Não posso correr o risco de um cliente enviar os instrumentos para a sede da fundação, pois isto seria um enorme transtorno.
Agradeço antecipadamente pelo apoio.