Alex Rocha
Prata DIVISÃO 4 , Analista FiscalSenhores bom dia, entrou um cliente novo aqui no escritório nesse mês de outubro, ele veio de outro contador, essa semana ele me enviou os arquivos xml para eu importar e fazer a escrituração dos mesmos. Importei as NFe de entrada e saída, mas algo chamou minha atenção, percebi que as notas de saídas não estavam em ordem numéricas, estava faltando umas 7 notas. Depois de muito analisar percebi que ele tinha nota fiscal de devolução, só que as notas de devoluções estavam com o CFOP 2.202 "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros", meu sistema "alterdata" entendeu que essas notas são de entrada e não de saída. Pelo que sei ele deveria emitir NFe com os CFOP 5201 ou 5202 dependendo do caso, mas nunca com o CFOP 2.202. Gostaria da opinião de vocês o que eu deveria fazer, nunca passei por isso.
O que me espanta é que as empresas que receberam as notas também não reclamaram.
Ele só poderia emitir NFe com CFOP 2.202 quando a mercadoria não é recusada (sem que tenha acontecido o descarregamento das mercadorias) ou no caso em que o endereço do cliente não foi encontrado, fechou, etc...
Desde já agradeço a todos.