x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.734

ICMS - onde buscar informações

LEANDRO SOUZA

Leandro Souza

Iniciante DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 10 anos Sexta-Feira | 31 outubro 2014 | 21:01

Tenho diversas dúvidas que busquei muito no fórum mas não consigo me direcionar para resolvê-las.

1. Após buscar um NCM (busquei por aqui: http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp) como consigo saber se o que obtive de resultado tem a ST ou não? Isto tem diferença de estado para estado?

Acredito que o NCM é 61113000 - VEST./ACESSÓRIOS P/BEBÊ MALHA FIBR.SINTÉTICA

2. Eu sou varejista, simples nacional, comércio eletrônico, estou em MG. Vendo para consumidor final de todo país (até para o exterior em casos mais raros).
Como calculo o ICMS se tiver ST? E se não tiver ST? Como efetuarei o pagamento do ICMS?

AUREO WAGNER DOS SANTOS OLIVEIRA

Aureo Wagner dos Santos Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 10 anos Sábado | 1 novembro 2014 | 11:39

Com relação ao NCM/SH, na pesquisa citada sim este caminho pode confirmar se um determinado produto, que em evidencia teria que estar na NFE de aquisição do produto quando da compra, exato se você for o Importador ou Fabricante deste produto, que teria que ser classificado pela Receita Federal , com consulta e especificação técnicas. So que pode classificar um produto é a Receita Federal.
Não ficou muito claro no primeiro ex. você colocou creio eu um NCM/SH de um vestido, deve ser apenas como exemplo, já que no segundo diz ser comercio eletrônico, vamos continuar deste ponto. Vamos por parte.
Varejista/optante simples/mg/consumidor final.

Antes de continuar precisa entender dois critérios;

1- A substituição tributaria foi feita, para que a mercadoria fosse paga no inicio da operação como substituto da operação até o consumidor final.
2-Eu importador ou fabricante deste produto ainda que o produto tenha ST, e eu vender a um consumidor final ou não contribuinte, dentro do estado não seria tributado, a operação acabaria na venda ao consumidor.
3-Eu na condição de substituto da operação adquiro a mercadoria para revenda com ST, ja teria sido pago pelo substituto o ICMS das operações subsequentes, assim a mercadoria seria : CFOP 5.102 CSOSN 500 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação
Classificam-se neste código as operações sujeitas exclusivamente ao regime de substituição tributária na condição de substituído tributário ou no caso de antecipações.

LEANDRO SOUZA

Leandro Souza

Iniciante DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 10 anos Sábado | 1 novembro 2014 | 12:27

Obrigado pelo comentário Aureo Wagner.

Vou tentar detalhar um pouco mais.

Eu vendo um produto a consumidor final.

Eu não fabrico. Esse produto é fabricado no Paraná. A fábrica vende para minha empresa que fica em MG. Minha empresa vende para consumidor final em qualquer lugar do Brasil.

Eu necessito pagar o ICMS na compra do meu fornecedor? Ou ele quem deve pagar?
Eu gostaria de consultar um local para ver se o tipo de produto está na ST. Onde vejo?

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 1 novembro 2014 | 14:50

Leandro Souza,
A sefaz de Minas Gerais disponibiliza um software para o cálculo do operações com substituição tributaria envolvendo este Estado.
O programa se chama: ST/AnexoXV. Clique aqui para fazer o download.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade