Rosana Kassamatsu
Bronze DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioPrezados, boa noite!
Estou abrindo minha empresa, que será um e-commerce que atenderá o Brasil inteiro, com venda de produtos cosméticos.
Fiz a inscrição como MEI, sob o CNAE 47.72-5/00, já tenho I.E., CCM, enfim, tudo que acredito ser necessário para iniciar corretamente o trabalho.
Já fui ao Posto Fiscal solicitar a senha online para emitir a AIDF, mas quando vou fazer a solicitação, o modelo 2 não aparece disponível, somente os modelos 1 e 1-A, além do 8.
Já esclareci várias dúvidas que tinha percorrendo as páginas do site da Sefaz-SP, Prefeitura, Portal do Empreendedor, mas uma não ficou clara, e para essa peço a ajuda de quem puder colaborar:
- Preciso emitir NF para envio juntamente dos produtos que serão transportados (no nosso caso, via Correios), mas qual modelo devo usar? O 2 D-1 ou o 1? Li em um dos sites que pesquisei que o modelo 2 é somente para casos onde o cliente recebe em mãos a mercadoria. Isso procede?
- Se somente o modelo 2 deve ser utilizado por nós, como faço para liberar essa opção na ocasião da solicitação da AIDF, no site da SEFAZ?
- Por ser MEI não tenho que recolher nenhum tributo adicional, tal como ICMS, mas preciso me preocupar com a tal "Substituição Tributária" quando for enviar produtos para consumidor em outros estados?
Aguardo retorno, grata desde já pela colaboração.
Uma ótima noite!
Att.
Rosana Izumi