x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 708

Tenho uma nota emitida no simples mas a empresa está no lucr

ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:17

Fabiana, para que possamos te auxiliar de forma acertada, é necessário que você passe mais informações.
A nota fiscal, foi dentro da sua Unidade da Federação? A empresa prestadora do serviço, prestou serviço dentro do seu estado ou em outro estado?
Caso você não esteja no Simples Nacional, você terá que consultar a alíquota do serviço prestado de acordo com a legislação do Município do fato gerador do imposto e assim se houver obrigatoriedade de retenção para esse serviço sim você deve efetuar o recolhimento.

Fabiana

Fabiana

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:43

a nota fiscal, foi dentro da sua unidade da federação?
foi sim.

a empresa prestadora do serviço, prestou serviço dentro do seu estado ou em outro estado?
foi prestado dentro do meu municipio mesmo.

caso você não esteja no simples nacional, você terá que consultar a alíquota do serviço prestado de acordo com a legislação do município do fato gerador do imposto e assim se houver obrigatoriedade de retenção para esse serviço sim você deve efetuar o recolhimento.
na verdade eu emiti a nota de forma errada, eu emiti ela pelo simples nacional, estando enquadrada no lucro presumido.
agora estou tentando passar a empresa para o simples e estou com esta pendencia, jÁ paguei todos os impostos, falta apenas
o iss (que É de 5%). preciso saber como solucionar este problema.
obrigado.

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:50

Fabiana, pague o ISS que o problema se solucionará, visto que assim deixará de ter pendências junto ao município.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:55

Ok, nesse caso se existe a incidência de ISS desse serviço no Município e você não informou alíquota, essa passa a ser de 5%.
Isso para todas as Unidades da Federação em que você não informou alíquota.
Você precisa efetuar o pagamento do imposto, pois a empresa é do Lucro Presumido, consulte a legislação:
Lei nº 3.691, de 28/11/03, e no Decreto nº 23.753, de 2/12/03.
Se o serviço constar na lista você esta obrigada a recolher, caso contrário caberá defesa junto ao Município.
Caso você tenha dúvida, poste aqui que nós conversamos sobre o assunto ok?
Abraço!

Fabiana

Fabiana

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 11:00

Andrei, esse é exatamente o meu problema...
Quero saber como pagar este ISS, uma vez que para o município, eu não tenho este débito,
pq a nota foi emitida (de forma errada) pelo simples nacional.
Preciso saber como gerar o ISS certo com a multa, para dar baixa nessa pendência,
e também não sei se tenho que retificar a nota emitida.

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 11:06

Fabiana, agora complicou...

Me tire uma dúvida, como apareceu pendência no município se a mesma não tem esse débito???

Acredito que nesse caso, se tiver como(questão de prazo e data da nota), retificar a nota emitida e para agilizar o processo se dirigir até a prefeitura e fazer uma denuncia espontânea para gerar essa guia para pagamento.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 12:07

Sim o ISS incide sobre serviço prestado.
Se você recolher o ISS como está, você poderá incorrer no erro de pagar a maior.
A única diferença do SN para o LP em serviço é a alíquota do ISS, ou seja, não faz diferença deixar a nota como esta ou retificar a nota fiscal.
Você pode pagar a guia do ISS e assim retirar a pendência junto ao Município.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: