x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 7.041

Quebra de sequencia nf-e

David Tavares  Silva Vale

David Tavares Silva Vale

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 17:02

Boa tarde amigos do fórum,

Gostaria que vocês me ajudassem com uma duvida.

Faço a contabilidade de uma empresa optante pelo simples nacional emitente de nf-e.

Alguns dias atrás, mais precisamente ontem, eles emitiram a nota fiscal de numero 61, tudo estaria correto se a nota anterior em questão não fosse a de número 40.

Qual o procedimento adotado pela legislação quanto à quebra de sequencia numérica nos casos de emissão de nota fiscal eletrônica?

Grato,
David

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 17:14

David Tavares Silva Vale, faça a inutilização dessa faixa de numeração, com isso a numeração de 41 a 60 ficará inutilizável e poderá continuar com a 62 normalmente.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
SANDRO DORIGUETTO

Sandro Doriguetto

Ouro DIVISÃO 1 , Gerente
há 10 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 17:17

David,
segue abaixo resposta obtida no "Perguntas e Respostas" do portal nacional da NF-e:

"Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.

As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente."

link: www.nfe.fazenda.gov.br

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 08:24

David Tavares Silva Vale,

Sim deverão ser informadas no Termo de Ocorrências Modelo 6 informando a data do ocorrido e o motivo. Também devem ser lançadas no livro de saídas e entradas de acordo com cada nota fiscal.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 09:16

Bom Dia,
David.

Geralmente sim, só observar em cantos ou menus de cancelamento ou outras opções. O sistema tem que ter essa opção para inutilização.
Se utiliza o Emissor Gratuito de NFe, é nas primeiras abas e seleciona a opção de Inutilizar faixa de numeração.


Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 10:06

Não há a necessidade de levar nada, só efetuar a inutilização. É eletronica, portanto a SEFAZ já tem acesso após transmitido.
Somente fazer registro no livro de ocorrência.

Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 10:07

David Tavares, aqui no meu estado temos que lavrar um termo no livro mod. 6 e levar ao Posto Fiscal para o fiscal dar a ciencia que aquele procedimento foi feito.

ATT.
Tedy

David Tavares  Silva Vale

David Tavares Silva Vale

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 10:23

Consultei alguns colegas da região, mais precisamente a região serrana, e eles me disseram que além da inutilização e do registro , teria que levar uma espécie de comunicado para a repartição estadual mais próxima, uma espécie de procedimento burocrático. Caso haja alguém que resida nesta mesma região, qualquer luz sobre o tema seria de grande ajuda.

Gostaria de pedir desculpas ao usuário Tedy, pois perguntei em qual estado ele reside e eu acabei não vendo o botão "mais detalhes". Sou novo aqui no site rsrs...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade