x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.079

Dúvidas sobre a escrituração no registro de entradas de NFe

Raphael

Raphael

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 12:36

Boa tarde !

Tenho dúvidas de como devo proceder para escriturar no registro de entradas, uma NFe com mais de um CFOP ?

Por exemplo, admitamos os seguintes produtos em uma mesma NFe :

- Produto com CFOP AAAA = R$ 1.200,00
- Produto com CFOP AABB = R$ 800,00

- Total dos produtos = R$ 2.000,00

- Total da NF (Valor contábil) = R$ 2.215,00

Para escrituração da referida NFe exemplo, seria permissível efetuar um rateio simples com base no valor contábil (Total da NF), por exemplo :

- Valor contábil e valor da coluna "outras" para produto com CFOP AAAA = R$ 1.329,00
- Valor contábil e valor da coluna "outras" para produto com CFOP AAAA = R$ 886,00

A referida escrituração seria para uma empresa aderente do Simples Nacional.

Agradeço sua atenção.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 13:17

Raphael, boa tarde

Você deve utilizar a função de desdobramento/segmentos do seu sistema, ou seja

- Produto com CFOP AAAA = R$ 1.200,00 - Segmento 1
- Produto com CFOP AABB = R$ 800,00 - Segmento 2

- Total dos produtos = R$ 2.000,00

Se não estiver claro na NF os valores aonde devem ser utilizados, uma metodologia é ratear, metade para um CFOP, metade para outro, ou o que eu costumo utilizar, para o frete, por exemplo:

CFOP AAAA - 4 peças
CFOP AABB - 2 peças

215 / 6 = 35,83 (teoricamente o valor de cada peça transportada);
CFOP AAAA - 35,83 x 4 = 143,33
CFOP AABB - 35,83 x 2 = 71,67

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Raphael

Raphael

há 10 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 14:01

Caro Fernando,

Muito obrigado por sua atenção.

O que seria "segmento" ?

No exemplo acima, o total da NFe (valor contábil) é de R$ 2.215,00, e o mesmo não bate com o total dos CFOPs (1.200,00 + 800,00 = 2.000,00), daí minha dúvida, eu posso fazer um rateio simples para obter R$1389,00 + R$ 886,00 respectivamente, de modo a fechar com o valor contábil da NFe de R$ 2.215,00 e escriturar no registro de entradas ?

Agradeço-lhe mais uma vez.

Raphael

Raphael

há 10 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 14:24

Fernando,

A idéia é esta mesma, o critério do cálculo que obtém este desdobramento, aceito pela legislação.

A diferença em geral tem origem diversas.

O adequado, provavelmente, seria montar um "valor total de NF" por CFOP, entretanto, é muito mais simples e rápido efetuar o rateio com base no valor dos produtos por CFOP versus valor total da NF, daí a pergunta se o referido rateio poderia ser aplicado para fins de preenchimento do valor contábil por CFOP no livro registro de entradas.

Atenciosamente,
Raphael.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade