
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Ariosnaldo, por favor, explique se o emissor será pessoa física e o destinatário pessoa jurídica, ou vice-versa..
qual será o produto?
respostas 190
acessos 389.523
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Ariosnaldo, por favor, explique se o emissor será pessoa física e o destinatário pessoa jurídica, ou vice-versa..
qual será o produto?
Ariosnaldo Ruckl
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeOlá Ricardo.
Desculpe não fui claro.
Ocorre o seguinte: Um produtor (Pessoa Física) em RS terá que emitir uma NF de venda de sua produção para nós (Pessoa Jurídica) no PR, como ele preencheria esta NF quanto à impostos? e se há alguma redução de base de cálculo, deve colocar que tipo de informação nos dados adicionais? Se tiver um modelo já emitido, valeria.
Espero que entenda agora.
Obrigado
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
O que posso lhe dizer é que na fisica o produtor vai emitir a nota de produtor, na jurídica tem que emitir uma nota de entrada para esta nota de produtos.
Agora, quanto à parte de icms e demais observações da nota é preciso analisar o produto e a tributação do RS, que desconheço.
Informe-se no posto fiscal de sua cidade, apesar de os escritórios contábeis saberem sempre mais do que os funcionários dos postos.. r.s.
Abraço.
Leila Alves de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBoa tarde! Gostaria de saber qual aliquota de ICMS devo utilizar, quando faço emissão de NF referente a venda de peças e serviços, para veiculo em transito de outro Estado. Estamos em SP, porem atendemos frota de empresas em que o cadastro do cliente é de MS e MG. Para casos de venda de oficina, devo utilizar aliquota interna?
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Leila, veja os protocolos firmados (Com. CAT 30/08 - efeitos 1°/05) sobre substituição tributária de auto peças. Se não me engano seu caso é o número 41/08. OBS.: se for o seu caso ok...
Sds.
Leila Alves de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBoa tarde, na verdade gostaria de saber em casos em que as mercadorias são tributadas integralmente. Fui informada, que para casos de venda oficina, ou seja, em que houve a aplicação da peça no veiculo dentro do Estado, o correto seria utilizar a aliquota interna, mesmo que o cadastro do cliente seja de fora, independente do Estado. Na legislação de MG localizei algo a respeito... § 5º - Para o efeito de aplicação de alíquota, consideram-se operações internas o abastecimento de combustíveis, o fornecimento de lubrificantes e o emprego de partes, peças e outras mercadorias, em decorrência de conserto ou reparo, relacionados com veículos de fora do Estado e em trânsito pelo território mineiro. Porem para SP nao consegui identificar nada a respeito. Gostaria de saber se há na legislação de SP, algo sobre este assunto.
Mariluci Nagipe
Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente ContabilidadeBom dia a todos,
Efetuei venda para construtoras através do CFOP 6.107 - Venda para não contribuinte.
Agora a construtora está devolvendo parte do material e como eles não emitem NF preciso fazer NF de entrada.
Pergunta: que CFOP devo usar?
Luis Antonio de Oliveira Scapim
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia a todos
Gostaria de saber se é procedimento legal eu emitir uma NF de venda de materiais para uma empresa Construtora, estabelecida em SP cuja mercadoria deverá ser entregue em uma obra no Estado da BA.
Obrigado
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Luis,
caso seja a Construtora quem levará os materiais para outro lugar, cabe a ela especificar isto em nota fiscal própria.
Caso seja a empresa vendedora quem entregará em outro local, em favor da construtora, a vendedora deve efetuar a venda dentro do Estado, normalmente, mas especificar em observação no corpo da nota o endereço completo da entrega.
Willian Batista dos Santos
Iniciante DIVISÃO 1 , Assessor(a)Caríssimos,
gostaria que vocês esclarecessem uma dúvida que tenho.
Empresa X industrializa e vende a prazo para a Empresa Y.
Empresa Y revende a mercadoria à vista para produtores rurais.
Produtores rurais realizam o pagamento à Empresa Y.
Depois de alguns dias, Empresa Y realiza pagamento à Empresa X.
No caso acima, o emissor do documento fiscal para o produtor rural é a empresa Y.
Minha dúvida: existe alguma possibilidade de, mesmo a empresa revendedora (Y) emitindo o documento fiscal a Empresa X (indústria) receba o pagamento realizado pelo produtor rural?
Existe alguma restrição quanto uma empresa emitir o documento fiscal e outra receber o valor da venda?
Evandro Luiz de Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa Tarde, a minha empresa fica no estado do parana e gostaria de orientação de como emitir nota fiscal para zona franca, se tenho que abater o valor do ICMS no total dos produtos, se sim, qual a aliquota que devo abater? desde já agradeço!!!
Luiz Marcelo
Bronze DIVISÃO 5 , Advogado(a)sou do rj.
meu cliente do rj comprou do seu fornecedor do PR um produto que foi tributado normalmente no PR, porém ao entrar no rj meu cliente pagou ST (como contribuinte substituido) pois o produto é ST no rj.
preciso devolver tal mercadoria.
qual CFOP utilizar na nf de devolução?
qual CST?
destaco imposto?
preencho bases e aliquotas de ICMS?
agradeço
marcelo.
Frank Nunes Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde pessoal!
Estou baixando uma empresa com estoque de mercadorias e ativo imobilizado.
Como proceder neste caso?
Abs,
Frank Nunes
Evandro Ferrari Caetano
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente FinanceiroBoa tarde!
Preciso remeter uma mercadoria para uma empresa que nos representará, e efetuará posteriores vendas das mesmas, como procedo? Utilizo o CFOP 6917 para remessa e depois 6114 para faturamento? A empresa representante terá de emitir alguma NF de devolução simbólica para efetuarmos o faturamento para terceiro?
Desde já agradeço!
Michele Cristina de Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBom dia
Com relação as orientações para emissão de nota para remessa de mercadorias para exposições ou feiras, preciso saber se há alguma fundamento legal pra que essas notas sejam emitidas em nome do próprio expositor.
Grata
Rita de Cassia Calixto
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeMarco Aurélio, muito obrigada por sua colaboração no forum colocando essa matéria referente a emissão de notas fiscais. Adorei
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , FaturistaCaros colegas, Deem uma olhada nesse link que diz respeito a Atualização de Schema XML da NFe e novas regras de validação para recepção de NFe.
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehctg=false#27
Portal da Nota Fiscal Eletrônica
caso alguém ainda não tenha atentado a isso.
Atte
Bruna de Souza Santos
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar AdministrativoSolange
Prata DIVISÃO 5 , Autônomo(a)Bom dia pessoal, estou tirando uma nota fiscal de retorno de conserto, tenho que destacar alguma observação qto a incidencia/ diferimento/ do icms? Qual a lei e art q devo destacar?
Grata
Solange
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , FaturistaSolange,
Quanto à Natureza de Operação: 5.916 - Retorno de Conserto (dentro do Estado) e 6.916 - Retorno de Conserto (fora do Estado).
No campo "Dados Adicionais" deverá constar:
1) "Mercadoria de sua propriedade que nos foi enviada para conserto, conforme sua Nota Fiscal nº______________, de ____/____/____, que ora
retornamos devidamente consertada.
2) Dispositivos Legais: Quanto ao ICMS: "Não incidência do ICMS, conforme artigo 7º, item X, do Decreto nº 45.490/2000".
Quanto ao IPI: "Não incidência do IPI, conforme artigo 5º, inciso XI, do Decreto nº 2.637/98". No caso de garantia: "Não incidência do IPI,
conforme artigo 5° inciso XII, do Decreto nº 2.637/98".
Abraço, at+
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , FaturistaBruna,
tributado normalmente como se fosse venda.
Jonathan
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente AdministrativoOlá caros colegas.
Venho expor uma dúvida refente à emissão de nota fiscal, apenas peço que não reparem na simplicidade da pergunta, pois sou novo na área .
A dúvida é a seguinte:
Minha empresa fica localizada em São paulo e possui máquinas e caminhões espalhados por todo o Brasil. Se acontecer de um dia uma máquina ou caminhão parar por problemas mecânicos, e eu precisar enviar uma peça mesmo que simples até o local onde ela está,como devo emitir esta nota? Pois no caso eu compro as peças simplesmente para uso e consumo. Mas como ja disse minha empresa fica em Sao paulo.
Por exemplo: Estou com uma escavadeira lá no Pará e tenho apenas um funcionário la, eu posso fazer uma nota de Outras saídas dessa peça e colocar como destinatário este meu funcionário? caso essa operação não seja possivel, gostaria que alguem me orientasse de como devo proceder.
Agraço muito se alguém puder me dar este auxilio.
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , FaturistaJonathan
voce pode sim emitir uma nota em outras saídas, só não esqueça de colocar na observação da nota a situação que ocorre, por exemplo:
remessa/envio de peça(s) para conserto de veículo... etc.
em fim, descrevendo resumidamente nos dados adcionais da nota a destinação da mesma, ok?
abraço, at +
----------------------------------------
"Seja sempre o melhor que puder ser sem deixar ninguem para tras."
(Wagner)
Jonathan
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente AdministrativoBom dia Sr Wagner
Agradeço a atenção dada aao respectivo assunto.
Apenas para confirmar:
Então neste caso eu poderia sim emitir essa nota de peças da minha empresa para a pessoa fisica(Nosso Funcionpario) que está responsável pelo equipamento e que irá substituir a peça defeituosa pela nova?
Isso teria algum embasamento legal?
desde já agradeço
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , Faturistajonathan,
até onde conheço, sua situação se encaixa dessa forma:
TRANSPOSIÇÃO DO ESTOQUE
Mercadoria que fora adquirida para Industrialização, comercialização ou de própria produção, quando utilizado para uso, consumo ou integração do
ativo fixo.
Emitir Nota Fiscal de transposição do estoque:
Natureza de Operação: 5.927 - Outras saídas. Transposição do estoque para o............
No campo "Destinatário/Remetente" deverá constar: "Emitida nos termos da Lei Complementar 87/96 e Comunicado CAT-66, de 29/10/96".
Não destacar os impostos, sendo estornado o crédito da entrada na apuração, devendo ser efetuada a nota de saída sobre o preço da Operação mais
recente.
O comunicado Cat 47/2003 esclarece sobre a não-aplicabilidade do CFOP 5.297 lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de
perda, roubo ou deterioração. Tendo em vista divergência quanto a aplicabilidade do CFOP 5.297, em decorrência de procedimentos adotados no
Estado de São Paulo, dentre outros a não obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal por ocasião da baixa do estoque,sendo assim, entendemos que
a Transposição de Estoque também poderá ter o mesmo procedimento, devendo ser elaborado um relatório para contabilização dos valores e
estorno dos impostos que foram creditados na sua aquisição.
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , Faturistaentendo que transposição de estoque seja o mesmo que a situação indicaria, certo?
----------------------------------------------------
"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."
(Tiago 1:19 )
Jonathan
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente AdministrativoWagner
Creio que esta transposição de estoque nao se enquadre muito bem à esta situação.
vejamento um exemplo:
Uma transportadora(TransBrasil) possui sua matriz e suas filiais estabelicidas, contudo os caminhões correm todo o Brasil. Imagine que um desses caminhões qubre uma mola, e esta empresa resolve enviar uma peça nova até o local onde está o caminhão. Porém esta mola nao pode ir sem nota fiscal. Ai em nome de quem eu tiraria esta nota? A peça foi comprada para uso e consumo, e quando vamos transporta-la devemos emitir uma nota de transporte, mas esta nota deve ter um emitente(No caso a propria empresa-TransBrasil) e um destinatário(No caso quem seria? O motorista do caminhão quebrado?
Pois a situação que tenho é parecida. Minha escavadeira está la no pará e preciso enviar uma peça para que o nosso mecânico conserte.
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , Faturistahum...
realmente.
então nesse caso, sugiro que seja outras saídas no cfop 6949.
mesmo assim com observação no campo "observações adcionais". Nesse caso vejo que é a opção mais plausível, visto que não tem uma opção semelhante.
e quanto ao destinatário pode ser seu motorista sim.
lamento quanto ao ocorrido, garanto que vai dar tudo certo.
abraço
Jonathan
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente AdministrativoWagner
E por acaso eu teria algum embasamento legal para esta movimentação. Pois se algum dia alguem me questionar, eu tenho como justificar porque fiz dessa maneira.
Mas volto a agrdecer sua atenção referente a este assunto.
segue meu e-mail para podermos trocar conhecimentos futuramente:
@Oculto
Ou
@Oculto
Wagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , Faturistaaté agora não encontrei embasamento legal (lei, decreto etc) apenas isso:
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade