Maycon Gomes de Oliveira
Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a) Tributárioas negociações comerciais entre frigorifico e produtor rural bem como o valor acordado dos produtos adquiridos é pelo valor da arroba e pelo peso morto, ou seja, somente após efetuado o abate é que é apurado o valor real a ser pago.
quando o produtor de fora do estado de são paulo emite sua nf, ele não tem como saber o valor a ser apurado no peso morto, sendo assim, o produtor emite a nf pela pauta do gado conforme seu estado e recolhe o icms sobre o valor da nf.
nota fiscal do produtor na saida da fazenda
ex:
30 bois
pauta = r$ 2.500,00
total nf (produtor) = r$ 75.000,00
icms 12% = r$ 9.000,00
total do gado após abate r$ 100.000,00
perguntas:
1 – como proceder nos casos em que a nota fiscal do produtor for menor que o valor do abate? como será a emissão da nf de entrada do frigorifico ? quem no caso precisa fazer nf de complemento ? e em relação ao icms complementar ?
2 – qual o dispositivo legal ?
Boa noite, gostaria muito da ajuda de de vcs... trabalho em um frigorifico e como alguns sabem os gados que vem de fora do estado de sao paulo sao calculados pela pauta,,,acontece que a maioria das vezes o gado abatido da um valor maior do que aquele da nota fiscal,,,,qual o procediemento a ser feito;;
hoje eu peço um nf complementar para o produtor de Goias ou minas ou MS e passo dimheiro para ele recolher a diferença e me passar esse complemento para que eu possa emitir a nfe de entrada do frigorifico,,acontece que isso gera um transtorno muito grande por os pecuarista nao gostam disso,,,alguem teria uma forma diferente e legal sobre sobre este caso ...