FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS
Cyntia Toledo
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 12:22
Bom dia!
Trabalho em uma empresa que produz brindes (mas especificamente ímãs para geladeira) e vende para distribuição. Gostaria de saber se há algum texto específico para este tipo de produto que deva ser mencionado nas informações adicionais (atendemos todo o território nacional). Somo optantes pelo Simples Nacional.
Muito obrigada,
Marcos Nunes
Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 12:37
Bom Dia,
Sobre o produto em si nao conheço nenhuma informação assim EXTRAIMPORTANTE não rsrs.
Ressaltando que deve constar na NFe o valor dos tributos em cada mercadoria, que podem ser consultados por meio do NCM na tabela do IBPT.
Sei que empresas do Simples Nacional devem constar nas informações adicionais o seguinte:
DOCUMENTO EMITIDO POR ME ou EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL. NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO FISCAL DE IPI.
ou se gerar direito a crédito de ICMS:
PERMITE APROVEITAMENTO DE CREDITO NAS ALIQUOTAS DE X NO VALOR DE X DE ACORDO COM A LC 123.
Abçs.
Cyntia Toledo
há 10 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 12:41
Marcos, boa tarde.
Muito obrigada pela resposta.
Apenas mais uma dúvida, se puder me esclarecer: devo mencionar que o produto é destinado a brinde para utilização do consumidor final?
Marcos Nunes
há 10 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 12:43
Boa Tarde,
Sendo mercadoria para brinde ou bonificação, deve mencionar isso na Descrição da Natureza da Venda, e colocar o CFOP dessa operação, que seria 5910 ou 6910.
Abçs.
Cyntia Toledo
há 10 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 12:46
Danilo Ramos
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 13:35
Cyntia Toledo, boa tarde.
Pelo que você disse, essa operação é uma venda normal da sua empresa, portanto, não deve ser usado os CFOP's de brindes, como o colega citou acima.
Trabalho em uma empresa que produz brindes (mas especificamente ímãs para geladeira) e vende para distribuição.
Brinde é apenas para quem compra.
“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Marcos Nunes
há 10 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 13:47
Correto, não me atentei para esse detalhe.
Sendo atividade da empresa, seria o CFOP normal das suas atividades.
Se o destinatário não é contribuinte do ICMS (geralmente Pessoa Física), se atividade de produção, o CFOP seria 6107.
Abçs.