x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 10.321

Nota Fiscal de Remessa para Conserto

Alessandra Parreira do Amaral

Alessandra Parreira do Amaral

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 15:42

Prezados colegas, boa tarde!

Foi emitida uma nota fiscal de remessa para conserto para a matriz sem o devido envio da máquina nem da nota, pois será necessário enviar para uma filial. Tendo passado o prazo para cancelamento, o procedimento para regularizar essa situação seria a empresa emitir uma nota fiscal própria dando entrada com o cfop 1.949?







Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 16:12

Alessandra Parreira.

Eu entraria com o cfop 1916 Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo , pois se voce der entrada pelo 1949, sua conta de remessas irá ficar com saldo contábil ao final do exercício (que na realidade não existirá).

Alessandra Parreira do Amaral

Alessandra Parreira do Amaral

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 16:20

Boa tarde, Itamar Kramm!

Obrigada pela colaboração.

Mas concorda que segundo o RICMS há previsão de penalidade caso seja emitida nota fiscal sem a saída efetiva da mercadoria? Nesse caso, a empresa sofreria duas penalizações, uma porque não saiu e nem entrou mercadoria nenhuma.
Outra possibilidade seria o cancelamento fora do prazo que também correria o risco de sofrer penalidades.
Qual sua opinião à respeito?

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 16:27

Alessandra,

Na realidade é uma operação nula de imposto, isto não afetaria de forma alguma resultado e consequentemente o pagamento ao erário.

Aqui já aconteceu por 2 vezes esta situação, acabamos optando por fazer o retorno no cfop correto.

Minha opinião pessoal é de que se faça o retorno através do cfop 1916, até apara ajustar sua conta fiscal e contábil.

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 10:29

Alessandra, bom dia!

Desculpe-me por responder somente agora, estava fora do escritório desde ontem a tarde...bom vamos a sua indagação:

Nas duas vezes em que tivemos esta situação, adotamos a seguinte medida:

1 - emitir a NF de retorno com os dados da nossa própria empresa, cnpj, endereço...etc..
2 - No campo observações mencionamos a NF emitida e não remetida, bem como a impossibilidade de cancelamento por estar fora do prazo legal.

Sds.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade