x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 4.431

Manifesto de Nota Fiscal nfe

Rodrigo Igor

Rodrigo Igor

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 09:02

Oi Bom dia.

Eu tenho uma duvida em ralação ao manifesto de nota fiscal eletrônica e gostaria de saber se alguém tem algo à acrescentar.

Se alguma nota é emitida ao meu cnpj e eu não conheço essa operação, vou lá no portal nfe e efetuo o manifesto eletrônico de "desconhecimento" desta operação! O que ocorre com a nota, ela passa à não ter mais valor fiscal? eu não preciso de alguma forma, escritura-la?

Pois o que me intriga, é que no próprio portal da nfe há uma informação que trata-se de um projeto piloto que está em fase de teste.

Ou seja, o manifesto, está mesmo valendo, Basta eu desconhecer a operação ou preciso efetuar mais algum procedimento.

Victor Vila Nova

Victor Vila Nova

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 12:13

Olá Rodrigo,

Acabei de falar sobre o assunto nesse tópico:

www.contabeis.com.br

Em caso de dúvidas estarei a disposição para contribuir.

Victor Vila Nova
"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e Eu lhes
darei descanço".
Mateus 11:28
Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 13:40

Boa tarde, Rodrigo Igor!

O Ajuste SINIEF 17/2012, define a obrigatoriedade do registro da Manifestação do Destinatário para:

I - estabelecimentos distribuidores de combustíveis, a partir de 1° de março de 2013;

II - postos de combustíveis e transportadores revendedores retalhistas, a partir de 1° de julho de 2013.

Rodrigo Igor

Rodrigo Igor

há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 13:50

Obrigado Amigo.

Más será que apesar da minha atividade não está em obrigação e mesmo assim eu efetuar, está valendo oficialmente?

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 13:59

Boa tarde, Rodrigo Igor!

O Ajuste SINIEF 17/2012, é especifico para as atividades informadas anteriormente, porém, no seu texto diz que o destinatário pode se manifestar para evitar possíveis passivos tributários, entendo que deve ao menos tentar, ou então, caso esteja sendo vítima de "nota fria" denunciar ao SEFAZ e a polícia de seu estado.

Este evento tem como finalidade possibilitar ao destinatário se manifestar quando da utilização indevida de sua Inscrição Estadual, por parte do emitente da NF-e, para acobertar operações fraudulentas de remessas de mercadorias para destinatário diverso. Este evento protege o destinatário de passivos tributários envolvendo o uso indevido de sua Inscrição Estadual/CNPJ.

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 14:40

Rodrigo Igor
Excelente questão essa levantada por você.

Primeiramente é preciso atentar para questão jurídica. Além de registrar o evento desconhecimento da operação, defendo que é também preciso contatar o emitente dessas notas fiscais e solicitar esclarecimentos sobre o motivo da emissão desta nota e solicitando o cancelamento da mesma. Desta maneira você mantém resguardada a sua empresa de possíveis fraudes envolvendo o seu CNPJ.

Não encontrei na legislação do RJ normas sobre a escrituração de notas fiscais com o registro desse tipo de evento. Apesar disso, existe a obrigatoriedade de registrar nos livros fiscais as notas canceladas, aplicável em geral apenas as notas de saída. ou seja não há, na legislação do RJ, obrigatoriedade de escriturar notas de terceiros no Livro Registro de Entrada.

Aconselho a pesquisar na legislação de seu estado, a se existe dispositivo específico que trate do tema. Na falta dele, pode seguir as orientações acima com segurança.

Quanto a obrigatoriedade, apesar do Ajuste Sinief 17/2012 só tratar de dois itens que obrigam a manitafestação, os estados podem regulamentar e exigir também em outros casos. Ainda que não esteja obrigado, o registro do evento tem valor legal.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Rodrigo Igor

Rodrigo Igor

há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 15:12

Amigo, Marllon Freitas.

Agradeço pela orientação, farei pesquisa na UVT/RN para averiguar obrigatoriedade ou não desses registros no meu livro de entradas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: