x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 710

NFE Produtor Rural

ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:28

Bom dia!

Gostaria de saber se é necessário a emissão da "contra-nota" também para os produtores Rurais que emitem NFe (modelo 55).

Temos uma empresa que faz o procedimento para os produtores emitente da NF de produtor rural (modelo 4) e devido recebimento de algumas notas de produtores que emitem a NFe ficamos em duvidas se é necessário o mesmo tratamento.

Grato

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:39

Bom dia Rogerio,

Entendo que não, pois o artigo 136 do RICMS/SP que dispõe sobre a emissão da nota de entrada, diz: " O contribuinte, exceto o produtor , emitirá nota fiscal ... "

Se o texto ainda diz, " o contribuinte, exceto o produtor", entendo que o produtor não deve emitir "contra-nota", justamente porque ele é a exceção prevista no artigo 136.

Att,

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 13:19

Leticia,

Acredito que eu não tenha me expressado corretamente. Sou uma cooperativa e os alguns produtores rurais emitem a NFE ao invéz da NF de produtor Rural, minha duvida é se mesmo para as NFE de entrada emitida por esses produtores eu tenho que fazer a "contra-nota"?

Grato

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 13:28

Ok!

Tem que emitir nota de entrada nos termos do artigo 136 do RICMS/SP: O contribuinte, exceto o produtor rural , emitirá nota fiscal, quando receber mercadoria de produtor.
O texto não traz qualquer exceção acerca dos produtores emitentes de NFE. O texto diz, adquiriu de produtor ? Vc é contribuinte ? Então, deve emitir nota de entrada.

att,

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade