x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 799

Guia ICMS Substituição Tributária

Alyne Barbosa

Alyne Barbosa

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 13:38

Boa tarde,

Estou vendendo uma mercadoria que tem protocolo com outro estado, ou seja que destaca ST, eu como fornecedor faço o recolhimento, gero a guia e cobro do meu cliente em nota fiscal.
A minha dúvida é a seguinte, na emissão da guia devo emitir a guia em meu nome ou do meu cliente ? Hoje emito em meu nome (fornecedor ), favorecendo o estado destino. Se eu emitir a guia em nome do meu cliente entende-se que é ele que está fazendo o recolhimento e com isso estou fazendo uma cobrança indevida ?

Alyne Barbosa
Analista Fiscal

Quando achares que já sabe de tudo, é quando mais você tem a aprender. Adquirir conhecimento é um exercício constante e faz bem a mente.
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 13:44

boa tarde! no meu entendimento, o correto seria preencher a guia GNRE em nome de seu cliente.. destacando o CNPJ e a IE corretamente, assim o valor recolhido irá cair na conta fiscal do seu cliente corretamente, pois o responsável pelo recolhimento é o cliente. Se vc destacar sua empresa o valor irá ficar 'perdido', não irá para conta fiscal de ninguém e seu cliente ficará em débito com a fazenda.

Marcel Mourão

Marcel Mourão

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:14

Alyne, boa tarde.
Marcus, somente complementando a sua informação.

No meu ponto de vista, se o recolhimento for efetuado por GNRE, eu indicaria efetuar em nome do fornecedor, favorecendo o estado de destino.
Se o recolhimento for em DAR (Documento de Arrecadação) emitido diretamente na SEFAZ do estado destinatário, ai neste caso eu indicaria que a emissão seja em nome do seu cliente, pois como o Marcus disse, este valor será creditado diretamente na conta fiscal de seu cliente.

Alyne Barbosa

Alyne Barbosa

há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:28

Marcel, sim a guia é emitida por GNRE.

Alyne Barbosa
Analista Fiscal

Quando achares que já sabe de tudo, é quando mais você tem a aprender. Adquirir conhecimento é um exercício constante e faz bem a mente.
Nepster

Nepster

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:43

Boa tarde Alyne

Normalmente eu emito a guia GNRE em nome do contribuinte emitente (responsável pelo pagamento do tributo) favorecendo o estado destino.

Alyne Barbosa

Alyne Barbosa

há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:47

Boa tarde Lucas,

também faço a emissão desta forma, porém recebi umas notas de meus fornecedores que emitiram a gnre no meu nome e me cobraram em nota, por isso gerou a dúvida.

Alyne Barbosa
Analista Fiscal

Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 15:19

Alyne Barbosa quando vc gera a NFe e a GNRE.. vc não cobra do seu CLIENTE o valor da ST? Se vc cobra é pq. o RESPONSÁVEL pelo recolhimento da ST é de seu CLIENTE. Então nada mais certo que a guia GNRE seja emitida em nome do cliente, mais uma vez digo que é MUITO importante informar corretamente o CNPJ e a IE do seu cliente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: