x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 9.750

nota fiscal eletrônica

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 17:03

Boa Tarde
Mayara

o NVE é campo Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística.
Esta codificação tem o objetivo principal de identificar a mercadoria submetida a despacho aduaneiro de importação, para efeito de valoração aduaneira, e aprimorar os dados estatísticos de comércio exterior.

Na NT2013.005 v. 1.02, tem o resumo desta e outras implantações.


Abçs.

JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 10:25

Bom dia,

A Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística (NVE) tem por objetivo identificar a mercadoria submetida a despacho aduaneiro de importação para fins de valoração aduaneira e servir de fonte para aprimorar as estatísticas de comércio exterior através de um maior detalhamento do produto.

A NVE foi criada a partir da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), com atributos e suas especificações, identificados, respectivamente, por dois caracteres alfabéticos e quatro numéricos.

Os atributos identificam as características intrínsecas e extrínsecas da mercadoria, relevantes para a formação de seu preço; as especificações servem para fornecer o detalhamento de cada atributo, que individualiza a mercadoria importada.

A NVE é administrada pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e a norma que a instituiu foi a Instrução Normativa (IN) SRF nº 80/96, com as modificações posteriores, efetuadas para atender a novas versões do Sistema Harmonizado (SH) e também às solicitações de entidades empresariais e de associações de classe.

A elaboração da NVE é o resultado de trabalho da Coordenação Geral de Administração Aduaneira – COANA, através de duas de suas divisões (Divisão de Valoração Aduaneira e Merceologia – Divam e Divisão de Aplicação de Regimes Tributários e de Estatísticas de Comércio Exterior – Direx da Coordenação de Assuntos Tarifários e Comerciais – Cotac), que conta com o apoio e a colaboração de entidades (associações) representativas das classes empresariais produtoras e importadoras, de forma isolada.

http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/Estatisticas.htm

TT,
JOAO

ALCIDES MITSUHO

Alcides Mitsuho

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 18:25

Boa noite,

Preciso emitir uma NF-e referente a venda de uma maquina misturadora de tintas.
Essa maquina esta no Ativo Imobilizado, e estou vendendo para pessoa fisica.
Entretanto na emissão da NFE, preciso informar obrigatoriamente o NVE (Nomenclatura de Valor
Aduaneiro e Estatistica.
Onde localizar esse código para informar na NF-e ?

ALCIDES MITSUHO

Alcides Mitsuho

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 09:27

Bom dia João Paulo

Postei a mensagem, pois apesar de se tratar de "maquinas e equipamentos", a venda será feita para uma pessoa fisica consumidor final.

Será que não há um código especifico para essas situações ?

É uma venda para o mercado interno.

ADOLFO RIBEIRO FILHO

Adolfo Ribeiro Filho

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 13:49

Pessoal, boa tarde.
Eu entendi que a informação do NVE cabe apenas na situação de Importação, estou correto?
Estou tentando emitir uma NF-e interestadual (Mercado interno) e, mesmo assim abre este campo. O que devo informar,ma vez que não consigo dar prosseguimento?!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade