x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 22

acessos 44.858

NF de saída com ou sem frete

Sylvia

Sylvia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2016 | 12:56

Boa tarde à todos,

Faço venda pela internet através do Mercado Livre, e na maioria das vezes, o frete é pago pelo comprador, então no demonstrativo do Mercado Livre, fica assim:

Exemplo:
R$ 200,00 - preço do produto
R$ 10,00 - preço do frete pago pelo comprador
==========
R$ 210,00 - total recebido pelo comprador

(R$10,00) - desconto do frete pelo Mercado Livre
( R$ 5,00) - comissão do Mercado Livre
==========
R$ 195,00 - valor efetivamente a recebido

O desconto do frete que o ML faz, é porque existe um serviço dentro do ML chamado "MercadoEnvios", onde ocorre toda a logística do envio da mercadoria. Por conta disso, tenho dúvida, se devo emitir a NF com destaque do frete.

OBS: Meu comércio é estabelecido em SP e enquadrado no Simples Nacional

Agradeço se alguém puder esclarecer minha dúvida.

Abs
Sylvia

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2016 | 17:26

Não vejo dessa forma... Pois como foi explicado não existe desconto na mercadoria, o que poderia ser questionado pelo cliente quando recebesse a nota fiscal. ..

Na minha opinião... a nota fiscal deveria ser emitida com o valor normal da mercadoria, incluindo o valor do frete no campo especifico pra isso.

Da mesma forma que acontece em outras empresas que cobra o frete na nota fiscal e repassa aquele valor para a transportadora... o que nesse caso acontece repassando para o "MercadoEnvios".

Na apuração dos impostos você deduz o valor dos fretes que você incluiu na nota fiscal... já que isso não foi uma receita.

Att,

Thiago Rodrigues
Analista Contábil
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 13 fevereiro 2016 | 10:16

bom dia

acompanhando.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Emil Venâncio de Freitas

Emil Venâncio de Freitas

Prata DIVISÃO 1, Chefe Compras
há 8 anos Domingo | 14 fevereiro 2016 | 12:39

Olá,

Também faço vendas pela internet.


Como os colegas Jenny P, e Thiago Rodrigues observaram. Se colocar o valor do frete no campo, este será tributado e você terá
que pagar por algo que você não faz.

Quem realiza o transporte ?

Aqui eu tenho apenas indicado os dados do transportador.

MERCADO ENVIOS SERVIÇOS DE LOGÍSTICA LTDA.,
CNPJ/MF sob o n° 20.121.850/0001-55
AV MARTE,489 ANDAR: TERREO; : PARTE B;
CEP 06.501-970
ALPHAVILLE SANTANA DE PARNAIBA SP

ENDEREÇO ELETRÔNICO
[email protected] TELEFONE
Oculto
Frete por conta destinatário.

Entendo que a obrigatoriedade da emissão do documento fiscal do valor do frete fica por responsabilidade do MERCADO ENVIOS. Pois é quem realiza o fato gerador.

A minha nota fiscal neste exemplo que você passou ficaria assim:
R$ 200,00 - preço do produto
==========
R$ 200,00 - total recebido pelo comprador

R$ 210,00 - valor total do pedido recebido
(R$10,00) - desconto do frete pelo Mercado Livre
( R$ 5,00) - comissão do Mercado Livre
==========
R$ 195,00 - valor efetivamente a recebido

Se o comprador, questionar a documentação do pagamento do frete, ele deve entrar em contato com o Mercado Envios.

Entendo que o vendedor disponibiliza o meio, e quem contrata é o destinatário.

O ajuste dos lançamentos, deve ser feito na contabilização.

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 11:49

Bom dia, Pessoal!

Queria aproveitar o tópico para fazer uma pergunta a respeito das informações de transportadoras na NF-e.

Uma indústria, ao escoar a produção, precisa colocar as informações do transporte na NF-e?
Lembrando que o próprio remetente é quem faz o transporte.

É preciso que esta mesma indústria, ao fazer o transporte das mercadorias, crie uma transportadora?

No caso de uma transportadora terceirizada, quais informações devem constar na NF-e?

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 07:36

Sou de uma indústria que comprou 1 caminhonete pequena para fazer o próprio transporte, por estar no ativo certinho, apenas informamos que o transporte é próprio e colocamos placa, peso, volume, etc.

Terceirizada, na emissão da nota tem que ser informado a razão da transportadora, cnpj, endereço, placa do veículo, peso, volume, e o se o frete é por conta do emitente ou destinatário.

Sylvia

Sylvia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 15:45

Caro Emil,

Veja se entendi. Não coloco o valor do frete, mas menciono na NFe no campo "Transportador" os dados do MercadoEnvio e que é por conta do destinatário:

Sylvia

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 13:23

Sylvia:

O que Jenny quis dizer é exatamente isso. Ao emitir o documento, quando o transporte é por conta própria, informa-se os dados do transportador, ou seja, qual veículo está transportando. Além dos dados relativos a peso e volume.

Obrigado, Jenny, pelo auxílio.

Atenciosamente,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 17:01

Prezados,

Sou novo no portal e essa dúvida da Sylvia é exatamente a minha dúvida atual. Vou dar um exemplo concreto para ver se o que estou fazendo está em acordo com o que foi informado acima. Foi vendida no Mercado Livre uma bateria de notebook por 89,90 mais frete de 11,68 (mercado envios). Assim, ao todo o comprador pagou 101,58, dos quais foram debitados 11,68 (frete) e 8,99 referente à tarifa de venda, de tal maneira que efetivamente recebi 80,91.

Eu utilizo o software emissor gratuito da NFe, fornecido no site governamental. Pelo que entendi das explicações acima, cadastrei o produto com valor unitário e comercial de 101,58 e, no campo desconto, preenchi com 20,67 (11,68+8,99), de modo que, em valor tot. bruto, preenchi também com 101,58. Com relação à aba transporte, coloquei "por conta do destinatário" e preenchi com os dados do mercado envios, como sugeriu o Emil logo acima. Aqui, destaco algumas dúvidas: deve-se preencher também IE do transportador ou sinalizar "Isento de ICMS"? Precisa preencher retenção ICMS, veículo ou volume? Outra coisa: se o frete é por conta do mercado envios, não seria o caso de colocar "por conta de terceiros"?

Por fim, na aba "Totais", aparece Total dos produtos e serviços 101,58 e total da nota 80,91. Desculpe a ignorância, mas isso já me permite, no fim do mês, utilizar apenas os 80,91 para composição do meu faturamento e emissão de DAS?

Grato pela paciência e apoio de todos.
Eduardo

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 10 março 2017 | 14:45

Boa tarde Pessoal!


Tenho uma empresa a qual efetua vendas pela internet. O frete deve ser destacado em nota?

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
Cilmara Gonçalves Papalardo

Cilmara Gonçalves Papalardo

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 16:14

Boa tarde.
Segundo contato com o Mercado de Envios, o mesmo informou que a nota deve ser emitida com o valor do produto vendido, não deve ser mencionado frete, se o comprador necessitar da comprovação do valor o mesmo deve entrar em contato e se cadastrar no mercado de envios, assim, sempre que uma nota for emitida contra o CPF/CNPJ cadastrado, o Mercado de Envios envia automaticamente, uma nota referente ao frete.

Willan Novaes

Willan Novaes

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 07:54

Olá, tudo bem?

Aproveitando o assunto NF do mercado livre, tenho uma duvida e gostaria de ajuda para esclarecer.

Eu faço vendas pelo mercado livre em todos os tipos de anúncios como: grátis, clássico e premium.

Quanto por exemplo faço uma venda de um produto que estava no anuncio premium ele esta no valor de 700,00 reias.

Ai vem pra mim da seguinte forma.

Valor do produto = 700,00
Mercado Envios = -66,00
Tarifa do anuncio = -123,00
Valor recebido = 511,00

A duvida é se eu posso tirar a NF referente apenas ao que eu recebi (511,00) ou se tenho que tirar a NF ref. ao valor do produto de 700,00 reais?
Pois tirando NF do valor do produto eu pagarei mais imposto por aquilo que eu na recebi no qual foram os descontos do envio e tarifa do anuncio.

Abs!

Eva Diana Fiuza

Eva Diana Fiuza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 17:23

Jeny,

Nesse caso incide no Simples Nacional também? A empresa deverá pagar o DAS sobre esse frete destacado na NF?

--------------------
Uma observação, não deve excluir o frete para os cálculos dos impostos, frete tem todos os impostos pertinentes se destacado na nota fiscal, ICMS, IPI, PIS, COFINS, etc.
Como a Sylvia é simples nacional, o valor do frete entra no cálculo do DAS normalmente.

Eva Diana Fiuza
11 97984-5922
[email protected]


Marcela Fernandes

Marcela Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quarta-Feira | 10 junho 2020 | 15:19

Ola boa tarde, se alguém puder me dar uma luz, A empresa vende através  do  mercado o livre sendo quem paga o frete é comprador com isso não devo informar esse valor de frete na nota fiscal(correto)? O Mercado livre por sim só emiti uma CTRC vinculado a minha nota fiscal me colocando como Tomador do serviço a pessoa que vai receber como destinatário.
Esse CTRC quem vai pagar?

Obrigada

LUCIANO GUIMARAES FRANÇA

Luciano Guimaraes França

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 junho 2020 | 13:53

Sou proprietário de um restaurante EM BH e troquei de contador.

esse contador me enviou o  DAPI em PDF, só que penso que ele quer me prejudicar , pois o documento só aparece um monte de números sequenciais, parece que esta codificado pra eu não ter o documento em minhas mãos


Alguma alma caridosa  sabe como faço para descodificar o DAPI.

SERÁ QUE EXISTE ALGUM PROGRAMA  QUE EU POSSA USAR?

ESTOU PERDIDO NESSA SITUAÇÃO.



o DAPI ESTA ASSIM:



OcultoOcultoD1NOcultoN00000000NSN472290101N OcultoOcultoOculto1317OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto2581OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto3342OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0082OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto5398OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto6314OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0036OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto6453OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto2618OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto2307OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto8049OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0364OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0152OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto6487OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0659OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0450OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto6636OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto8309OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto7854OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto1027OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto6864OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto5481OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0819OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0032OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0819OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto7683OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto551461 
OcultoOcultoOculto1027OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto6508OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto6508OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto5514OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto9006OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto3296OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto0029OcultoOcultoOcultoOculto OcultoOcultoOculto9006OcultoOculto1010070 

Viviana Pellizzari

Viviana Pellizzari

Bronze DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 25 dezembro 2020 | 16:21

Sylvia e demais colegas com dúvida sobre como lançar o frete do Mercado Envios na NFe:

https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/Como_emitir_NFE_minhas_vendas_3919

Custo de envios
==============
Nas vendas cujo o frete não é pago pelo vendedor, em todas as suas Notas Fiscais Eletrônicas, nós incluiremos o custo de envio sob o item “por conta de terceiros”. Fazemos desta forma porque sabemos que este não é um pagamento que você recebe pela sua venda e, portanto, não é necessário que você pague imposto sobre ele.

Jean Douglas Conte

Jean Douglas Conte

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2021 | 12:02

Neste link temos a informação contrária:

https://www.mercadopago.com.br/ajuda/termos-e-condicoes-do-mercadoenvios_1530

Cálculo de frete: para a utilização da ferramenta Mercado Envios e cálculo correto dos custos de envio, o Mercado Envios poderá requerer dos usuários dados adicionais que entenda necessários para o envio do produto, assim como eventuais documentos que comprovem este endereço.  
O usuário vendedor reconhece que a indicação de informações de dimensão e peso em desacordo com a realidade, assim como inclusão do anúncio em categoria incorreta e/ou uso indevido de etiquetas, ensejarão as Penalidades previstas nestes Termos e condições, sem prejuízo da responsabilidade por eventuais custos adicionais relativos aos envios e danos causados a terceiros.
Ainda que durante a criação ou alteração do anúncio o site sugira uma categoria com base no título ou na descrição digitada, o usuário vendedor é responsável por conferir se o produto está sendo cadastrado na categoria correta.
Ao emitir a nota fiscal ao usuário comprador, o usuário vendedor deverá incluir, além do preço do produto, os custos do frete informados pelo Mercado Envios, exceto se for a opção Frete Grátis.

Vejam:

Ao emitir a nota fiscal ao usuário comprador, o usuário vendedor deverá incluir, além do preço do produto, os custos do frete informados pelo Mercado Envios, exceto se for a opção Frete Grátis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.