
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Caros leitores
Uma nota fisal de devolução pode ser rejeitada, ou recusada , qual o embasamento legal, e o prazo.
Att
Stéfano Duarte
respostas 1
acessos 3.929
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Caros leitores
Uma nota fisal de devolução pode ser rejeitada, ou recusada , qual o embasamento legal, e o prazo.
Att
Stéfano Duarte
Marcelo de Paula
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBom dia, Stéfano!
Como proceder nos casos de recusa do recebimento da mercadoria em operação documentada por NF-e?
R.: A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma nota fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram a isso.
Na segunda hipótese, o emitente da NF-e irá emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.
Importante:
- Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada.
- Caso a nota fiscal de devolução emitida pelo comprador também seja eletrônica, esta deverá, como todas as NF-e, ser previamente autorizada pelo Fisco e enviada para o destinatário da NF-e que deu origem a NF-e de devolução.
Obs.: Independente se é NF-e "Normal" ou de NF-e Devolução, o procedimento para recusar ou receber é o mesmo. Estando fora dos padrões ou em desacordo com o que foi negociado entre as empresas, a destinatário poderá recusar o documento (desde que a recusa ocorra no momento da entrega das mercadorias/produtos).
A partir do momento em que o destinatário entre com aos produtos, ou seja, os receba, a recusa não mais poderá ser realizada. Desse modo, o destinatário deverá emitir uma NF- de Devolução.
www.nfe.fazenda.gov.br
Att,
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade