x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.996

CTe pode ser emitido após a entrega da mercadoria ?

FLAVIA ANGELON

Flavia Angelon

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente
há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 08:24

Bom dia.

Ontem me surgiu uma dúvida devido a um recebimento de mercadoria na empresa.

Um cliente do Estado do Rio de Janeiro emitiu uma NF no dia 12/09, e a mercadoria foi entregue no Estado de São Paulo no dia 15/09, porem ao consultar a chave de acesso o CTe referente essa NF foi emitido no dia 16/09, um dia após a entrega da mercadoria.
Gostaria de saber se isso é correto, pois dou entrada da NF no livro fiscal no dia do seu recebimento que foi 15/09. Queria saber se numa fiscalização posso ser punido pelo fato de lançar a NF antes da emissão do CTe que no caso deveria acobertar o transporte.

Obrigada

Flávia Angelon

Analista Fiscal
Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 09:07

Flavia Angelon,

Você recebeu o CT-e físico? Houve algum cancelamento do CT-e?

O correto é que o CT-e seja emitido antes do transporte da mercadoria, mas você precisa verificar junto à transportadora o que pode ter ocorrido.

No caso do registro do CT-e no livro de entrada, você não vai poder registrá-lo com data anterior à sua emissão.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832
FLAVIA ANGELON

Flavia Angelon

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente
há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 09:18

Ola Karina

Não sou o tomador de serviço desse Ct-e, então não vou lança-lo.
A duvida ocorreu porque questionei a pessoa que lançou a NF no dia 15/09 e quando fui consultar no site da nfe o ct-e constava como emissão 16/09. Então achei estranho a mercadoria chegar antes da emissão do Cte.
Questionei a transportadora e me disseram que isso não tem problema algum p minha empresa, e que ele sempre trabalhou dessa forma quando a carga vem direto de outro Estado para não atrasar a entrega não passa no escritório para emissão do conhecimento. A transportadora emiti quando o caminhão retorna com uma via da nota fiscal.
Meu medo a em uma fiscalização ser questionada porque o lançamento da nota foi anterior a data de emissão do CTe.

Em 19 anos na área fiscal nunca me deparei com um caso assim.

Flávia

Flávia Angelon

Analista Fiscal

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 10:01

Flavia Angelon

Entendo que você não sendo o tomador do serviço de transporte não terá nenhum problema quanto à data de emissão do conhecimento de transporte, já que não fará a escrituração do CT-e.

Faça a sua escrituração normalmente, pois caso ocorra algum problema será para a transportadora e o tomador do serviço.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade