x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 14.786

Nota Fiscal Eletrônica empresa excluída Simples

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 11:29

Bom dia caros colegas,

Uma empresa foi excluída do Simples Nacional em 31/12/2016 e já solicitou o retorno ao sistema (débitos que já foram parcelados).

Mas ela não está conseguindo transmitira a NF-e pois dá erro 481 - Regime Tributário divergente da Sefaz.

Na Sefaz está como NORMAL, mas ela já solicitou a opção, mas o resultado definitivo apenas em 15/02. Não dá pra ficar 45 dias sem emitir NF...

Como fazer a NF-e baseada no Simples Nacional? Alguém já passou por essa situação? Se mudar para Normal ela teria que destacar ICMS ou mudar todas os códigos?

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 11:33

Nunca passei por uma situação assim. Estou comentando apenas para acompanhar !

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.

João Pessoa, PB.
Josie

Josie

Iniciante DIVISÃO 4 , Micro-Empresário
há 8 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 16:21

é o caso da minha empresa tbm. Meus contadores não conseguiram me ajudar. Se você tiver alguma resposta por outros meios por favor compartilhe.

DAIANA SOARES

Daiana Soares

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 16:23

Boa tarde estou com esse PROBLEMA também, a empresa pagou todos os débitos dentro do prazo e a Receita não deu baixo em um dos débitos inscrito no Ato Declaratório então a empresa em 31/12/2016 foi excluída e precisa fazer as notas mas a divergência no Regime não deixa transmitir vou ter que esperar para fazer uma nova opção para o Simples Nacional pois a empresa tem novos débitos assim que regularizar as pendencias atuais que poderei fazer a opção do Simples . As venda ja estão difíceis ainda surge esses problemas. : (

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 16:34

Josie,

Realmente nós contadores não temos controle sobre essas situações. Nem os fiscais. O problema é cadastral e na validação.

O pior é que trocar o código tributário na NFE muda todo o layout e informações a serem preenchidas... E não lembro de outro ano isso acontecer...

Post editado em 06/01/2017 as 10:52 com as informações abaixo:

Pessoal, bom dia

Não sei se o certo mas consegui transmitir e enviar a NF-e com as seguintes alterações (pequenas), tendo como base o programa gratuito da Sefaz:

- Na tela 'Emitente', passar para a opção 'Regime Normal';

- No cadastro de 'Produtos e Serviços', ma aba 'Tributos' e 'ICMS' alterar a 'Situação Tributária' para '41 - Não tributada'. Nas abas 'PIS' e 'COFINS' deixar o código 07.

Mantive as Informações Complementares preenchidas e consegui a transmissão.

Lembrando que nesse caso a empresa já tem a opção e irá regularizar os débitos para o retorno retroativo ao sistema.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 17:54

Em contato com um Fiscal do Estado da Paraíba, fui informado a emitir o documento normal, com a alíquota no percentual pago no Simples, para efeitos de crédito das destinatárias e caso a empresa retorne para o Simples, fazer um estorno destes Débitos de ICMS para apuração do Simples no SPED, e calcula o imposto pelo DASDEFIS como de costume. Caso não retorne um documento complementar deverá ser emitido com a diferença dos débitos para complementar a alíquota do regime normal.

Realmente não gostei dessa forma de proceder, porém, até então é o que sei, e o que tenho de informação.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.

João Pessoa, PB.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade