Felipe
Iniciante DIVISÃO 2 , DesignerOlá, primeiramente muito obrigado pela atenção!
Estou enviando essa mensagem pois estou precisando de ajuda com algumas questões do meu MEI.
Sou designer, trabalho como freelancer e tenho meu MEI desde julho do ano passado.
Todos os meses eu pago minha DAS mensal quase sempre em dia e nunca tive problema com isso, até que hoje eu estava dando uma olhada no sistema de emissão das NFS-e da prefeitura e notei uma aba chamada Guias de Pagamento.
Ai começaram os problemas. Eu descobri que todas as notas que eu emiti através do sistema (NFS-e) estavam gerando guias de cobrança de ISS com o valor oriundo de uma porcentagem sobre a nota. Porém MEI já paga ISS na DAS, fora que o valor gerado em cima das notas é absurdamente mais caro.
Estou entrando em contato com vocês um pouco desesperado pra entender o que aconteceu. Somando os valores dessas Guias de ISS, eu já estou "devendo" mais de 3000 de impostos que eu nem deveria ter que pagar.
----
O que eu já fiz:
Fuçando e conversando com alguns amigos que também tem MEI, eu fui na aba Opção Simples Nacional > Alteração de Regime e lá eu mudei o o regime de tributação de normal para SimplesNacional.
Depois disso, eu fui na mesma aba Opção Simples Nacional e fui em Enq./Desenq. Retroativo e alterei o Regime de NORMAL para SIMPLES NACIONAL e pedi o enquadramento retroativo das minhas notas de 2016 (ia pedir para as 2017 também, mas o sistema só permite uma solicitação por vez).
O que eu fiz está certo? Minhas notas serão mudadas para simples nacional e esses impostos de ISS irão "sumir" da minha lista de Guias de Pagamentos?
Se fiz mal, por favor, como posso reverter essa situação para que não seja necessário o pagamento dessas Guias de ISS. Tenho todos os comprovantes de cadastro do MEI com as datas anteriores as notas emitidas.
Muito obrigado mesmo! Espero que aqui no forum eu tenha um pingo de iluminação de como posso resolver isso.