x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 15.446

MEI - Estou pagando ISS duas vezes

Felipe

Felipe

Iniciante DIVISÃO 2, Designer
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 21:57

Olá, primeiramente muito obrigado pela atenção!

Estou enviando essa mensagem pois estou precisando de ajuda com algumas questões do meu MEI.

Sou designer, trabalho como freelancer e tenho meu MEI desde julho do ano passado.

Todos os meses eu pago minha DAS mensal quase sempre em dia e nunca tive problema com isso, até que hoje eu estava dando uma olhada no sistema de emissão das NFS-e da prefeitura e notei uma aba chamada Guias de Pagamento.

Ai começaram os problemas. Eu descobri que todas as notas que eu emiti através do sistema (NFS-e) estavam gerando guias de cobrança de ISS com o valor oriundo de uma porcentagem sobre a nota. Porém MEI já paga ISS na DAS, fora que o valor gerado em cima das notas é absurdamente mais caro.

Estou entrando em contato com vocês um pouco desesperado pra entender o que aconteceu. Somando os valores dessas Guias de ISS, eu já estou "devendo" mais de 3000 de impostos que eu nem deveria ter que pagar.

----

O que eu já fiz:

Fuçando e conversando com alguns amigos que também tem MEI, eu fui na aba Opção Simples Nacional > Alteração de Regime e lá eu mudei o o regime de tributação de normal para SimplesNacional.

Depois disso, eu fui na mesma aba Opção Simples Nacional e fui em Enq./Desenq. Retroativo e alterei o Regime de NORMAL para SIMPLES NACIONAL e pedi o enquadramento retroativo das minhas notas de 2016 (ia pedir para as 2017 também, mas o sistema só permite uma solicitação por vez).

O que eu fiz está certo? Minhas notas serão mudadas para simples nacional e esses impostos de ISS irão "sumir" da minha lista de Guias de Pagamentos?