x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.871

Remessa em Garantia

ALINE  CAMPOS B.

Aline Campos B.

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 09:05

Bom dia !!

Algum amigo pode me ajudar? Uma empresa vai emitir NFe de remessa em garantia no 5949, deve ter o ICMS destacado conforme nota da entrada e IPI mencionado em observações, pregunta - poderá se creditar do ICMS somente na devolução da remessa pelo fornecedor, ou poderá estornar na apuração esse débito lançando em outros créditos e qdo retornar a mercadoria não se creditar ? Caso seja devolvido dentro do mesmo período debita e credita normal pela entrada e saída, mas se devolvido posteriormente a empresa remetente pode fazer esse estorno em outros créditos?

Grata

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 09:18

Bom dia Aline,

Você pode se compensar tanto do retorno em garantia quanto a entrada de sua mercadoria, salvo exceções, não há necessidade de estornar o imposto e/ou alocá-lo para o quadro "outros créditos", desde que destacado em campos próprios. Vide artigo 19 da Lei Complementar nº 87/96 c/c artigo 59 do RICMS/SP:

Art. 19. O imposto é não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou por outro Estado.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
ALINE  CAMPOS B.

Aline Campos B.

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 09:29

Bom dia João Carlos

Certo, mas então vc diz eu posso me creditar pelo retorno ou entrada da mercadoria, essa mercadoria na entrada em 09/2016 não se creditou por ser imobilizado, se credita por CIAP, sendo assim, poderia lançar em outros créditos devido a saída ser tributada ?

Grata

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 11:24

Oi Aline,

Sim, mensurei que poderia se creditar tanto a entrada quanto o retorno, porém com exceções, uma delas a esta, pois não sabia qual a real destinação de sua entrada. Neste caso poderá se compensar do ICMS em retorno da mercadoria havendo o destaque, caso não seja tributado aplicar-se-à às disposições contidas no artigo 63, inciso I, alínea "a" do RICMS/SP.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade