Ronnei Peterson Dantas da Luz
Iniciante DIVISÃO 5 , DesenvolvedorOlá Amigos do Fórum, esse é o meu 1º Post no Fórum, sou desenvolvedor de sistemas para varejo, porém tenho um cliente que se tornou uma fábrica, e começou a ter diversas situações para o mesmo produto, para atender o mesmo etambém a NFE que eu comecei a desenvolver, segue a dúvida:
- Vendendo o produto X para consumidor final, ele tem que recolher ST, pois como ele não poderia vender para o consumidor final, o governo "firmou" um acordo que quando isso acontecesse ele deveria aplicar um IVA específico para o consumidor final.
- Vendendo para uma revenda o IVA é o IVA padrão dentro do estado.
Quero preparar meu software para que ele possa vender para consumidor final ou revenda tanto dentro como fora do estado. A dúvida é a seguinte
Posso ter essas 2 situações vendendo para qualquer estado de destino? OU em operação entre estados o IVA sempre será único independente se o destino é um consumidor ou uma revenda?
A minha idéia é criar uma tabela de impostos para cada produto, que conste por exemplo
Produto XXXXX
UF|CONS_ou_REV |Sit.Trib. | IVA| ALIQUOTA|%REDBC|
MS|C | 010 |10%| 17% | 0% |
MS|R | 010 |30%| 17% | 0%
SP|C | 010 |25%| 12% |0%
SP|R | 010 |40% | 12% | 0%
Desta forma eu consigo saber qual imposto aplicarei dentro do estado e como calcularei o ST de acordo com o estado de destino e o tipo de cliente (Consumidor ou Revenda). Isto estaria correto?
Peço desculpas se a formulação não foi muito boa, sou apenas um desenvolvedor tentando entender um pouco de contabilidade fiscal.
Obrigado pela atenção!