x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 342

Dúvida sobre aquisição de produtos para venda

Jorge Silva

Jorge Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 5 junho 2017 | 16:33

Boa tarde.

Estou pensando em abrir uma empresa de comércio, porém eu não tenho muito conhecimento sobre contabilidade e legislação e por isso gostaria de pedir uma dúvida que tenho.

Ao comprar uma mercadoria X vou estar pagando todos os impostos. Na hora da venda, eu pago novamente algum imposto ou apenas vou repassar oque eu paguei de imposto para o meu cliente?

Exemplo básico:

Comprei um Smartphone por R$2.000,00 (com impostos já no preço final do produto) e dei entrada no meu estoque;
Considerando que quero ter um lucro de R$500,00 neste produto:

A) Vendo o produto por R$2.500,00 e dou baixo na estoque emitindo a nota fiscal de saída;
B) O produto deverá ter outro preço (R$2.500,00 + impostos) - se tiver, quais seriam estes impostos?

Obrigado pela ajuda.

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 5 junho 2017 | 17:45

Boa tarde Jorge,

Para que possa haver uma maior precisão e claro, um entendimento coerente de vossa parte, forneça mais informações a fim de podermos respondê-lo com uma boa precisão.

Existem diversas vertentes que precisam ser analisadas, o regime de tributação da empresa, pois isto implica diretamente em impostos e tributos sobre o lucro, faturamento e seus percentuais, qual o NCM da mercadoria devido a incidência de substituição tributária, o comércio será no estado situado ou em todo o território brasileiro. Ao que descreveu o imposto mais comum seria o ICMS pela circulação da mercadoria.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Jorge Silva

Jorge Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 5 junho 2017 | 21:32

Olá João

Obrigado pelo retorno.

Então, não conheço muito sobre o regime de tributação, pois como disse não entendo muito sobre contabilidade. Mas acredito que inicialmente seria MEI, e logo após se atualizar conforme o faturamento crescer (pois calculo uma venda de 200 a 300 celulares ao mês)

Vamos ver se você consegue me entender, eu estou pensando em montar uma loja de celulares para venda de comercio eletrônico (então será todo o território nacional)

Ao comprar um aparelho para minha empresa, eu já vou estar pagando todos os impostos. A minha dúvida era se depois após a compra, eu pagaria novamente algum tipo de imposto. Pois antes de abrir o negocio, quero ter conhecimento se vale apena, afinal, se o custo ficar alto ninguém vai comprar o celular.

Por isso usei o exemplo, se eu comprar o celular por R$2.000,00 e quiser R$500,00 de lucro, o preço final seria R$2.500,00 ou se R$2.500,00 + impostos (custo ao consumidor final em adquirir o produto).

Pelo que você me falou, entendi que terei + o ICMS na hora da venda do produto, correto?

Supondo então, o mesmo caso acima, e um ICMS de 10% o preço final do produto ao consumidor seria: R$2.750,00? (custo aquisição produto + 500 lucro + ICMS).

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 09:15

Bom dia Jorge,

O ICMS é apenas um agravante, nem todos os produtos incidem diretamente o imposto, usei apenas como exemplo, pois este é o mais corriqueiro entre os que são tidos como circulação de mercadoria, salvo a exceções.

Com relação a sua compra varia muito, porque dependendo da situação pode ser que mesmo na sua aquisição ainda incidam outros impostos que não estão contemplados pela NFe, para isto deverá salientar no regulamento interno de onde for se estabelecer.

O que poderia lhe sugerir é entrar em contato ou se dirigir até o Sebrae de sua localidade, eles são muito bons para orientação de quem está ingressando como empresário.

http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade