Juliana
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalCaros colegas do portal.
Bom dia a todos
Venho novamente pedir a sua ajuda em relação a esse assunto complicado demais.
Fiz um estudo sobre os assuntos acima e gostaria de saber se estou certa quanto ao meu entendimento.
A substituição tributária eu pago quando eu vendo mercadorias industrializadas por mim mesma, pois, se eu fosse fazer revenda eu não pagaria pois, quem produziu já pagou por todos até chegar no consumidor final do produto. Eu pago a substituição tributária quando meu ncm constar nos artigos 313 a até z, eu pago em guia GARE com código especifico de ST, e destaco somente, o ICMS substituição tributária no campo especifico da nota fiscal se eu for optante pelo simples, caso eu for do regime rpa devo destacar o ICMS e ICMS ST. Esse valor que eu pago a título de ST, eu repasso para o meu cliente que me repassará depois, pelos meus próprios boletos que emiti quando emiti a nota fiscal da venda. É sujerido que eu envie a GARE para o próprio cliente pagar, pois, em caso de cancelamento de venda eu ficaria com o prejuizo desse recolhimento.
Então no caso do adquirente S.N
ICMS ST = quando ADQUIRIR mercadoria de industria, constantes no art 313 a ate z, ai a industria vai pagar e me repassar o valor, que será somado ex.: minha compra deu 1.000,00 e o imposto que a industria pagou deu R$ 50,00, então minha dívida com a empresa é 1.050,00.
Antecipação ICMS = quando adquirir mercadoria de industria e comércio para REVENDA. E NÃO CONSTAR NO ARTIGO 313 A ate Z. ai tenho que ver se o fornecedor e do simples para usar o MVA original e se não for S.N uso o ajustado para calcular.
Diferencial de alíquotas = Quando eu adquirir materia prima para industrialização, consumo e ativo imobilizado ai vejo a alíquota na nota fiscal do meu fornecedor e confiro no artigo 52 do icms se a alíquota que veio na nota é a mesma aqui interna se for não faço recolhimento e se não for exemplo.: nota fiscal da compra alíquota 8 e aliquota interna é 18 a´devo fazer uma guia de diferença de 10 pelo valor da nota fiscal.
Por favor, eu entendi agora da forma correta????
Muito Muito Obrigada