x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.624

Emitir nota fiscal de entrada de mercadoria

Caroline Ferreira

Caroline Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 15:35

Boa tarde, gostaria de esclarecer umas duvidas...

Emiti uma nota de devolução com CFOP 6202 para nosso cliente no mês de abril/2017, sendo que agora no mês de setembro querem da recusa nessa nota para que possamos enviar uma nova nota fiscal de devolução.

Gostaria de saber qual CFOP usar nessa nota fisal de entrada de mercadoria para anular essa devolução que eu mesma fiz.
Fui orientada pelo contador da minha empresa a usar o CFOP 2202 mas estou achando que será indevido pois esse CFOP trata-se de uma devolução de venda e não quero uma devolução de venda e sim anular uma devolução emitida., ou seja, da entrada novamente na mercadoria que devolvi ao cliente.

Obs.: Somos empresa de Regime Normal.

Att,

SANDRO NUNES CHAGAS

Sandro Nunes Chagas

Prata DIVISÃO 2 , Trainee
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 16:54

Segundo o portal da NFE:

A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma nota fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram a isso.
Essa resposta é na perspectiva de quem faz a compra.

Porém a recusa só é possível no ato da entrega da mercadoria, o que não é o caso. Qual é o motivo do fornecedor em não aceitar sua devolução, algum erro? Esse erro poderá ser sanado por carta de correção desde que as modificações estejam relacionadas com:

1 - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
2 - a correção de dados cadastrais que implique mudança do emitente, tomador, remetente ou do destinatário;
3 - a data de emissão ou de saída.

Não sendo possível sanar com CC-e, eu entendo o seguinte, a responsabilidade de recusar a nota no verso do documento é do destinatário, se ele não fez, o ônus é dele em ter que anular essa operação emitindo uma nota 6.949, considerando que não há previsão normativa de código de operação fiscal próprio para anular uma devolução de compra. Poderia também o fornecedor indicar nas informações complementares os detalhes dessa operação explicando que não houve a recusa no ato da entrega e a impossibilidade de cancelamento do documento por ter extrapolado o prazo regulamentar e a impossibilidade do usa da CC-e. Sendo assim, feito o retorno simbólico da mercadoria, aí sim você faria a nota substituta da primeira nota emitida por você com CFOP 6.202, que eles não aceitaram, e devidamente anulada pela 6.949.

Comprador-----> 6.202 Fornecedor
Fornecedor-----> 6.949 Comprador
Anula a nota não aceita.

Comprador--------> 6.202 Fornecedor

Dois pesos e duas medidas existe na relação, Estado e contribuinte, quando este último deve o Estado assola, quando o contrário, o Estado enrola.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: