x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 149.034

CFOP 6923 - qual é o CFOP de entrada no Livro Fiscal?

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 07:38

Waldirene das Graças Silva,

Entendo que sua empresa participou de uma operação de venda à ordem, ou seja, triangulação de mercadoria. Sua empresa, neste caso, é o "aquirente originário", porém a mercadoria será entregue em outro local.

Dessa maneira, como a mercadoria será encaminhada a terceiros, o destinatário (quem receber a mercadoria) deverá dar entrada de acordo com a forma de uso dos produtos (Revenda 1.102, Industrialização 1.101, Consumo 1.556).

No caso da sua empresa, como não ficará com mercadoria, dará entrada apenas para fins de escrituração, ou seja, CFOP 1.923 - Entrada de mercadoria recebida do vendedor remetente, em venda à ordem.

Art 304, www.fazenda.mg.gov.br

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

JOÃO PEDRO

João Pedro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 07:27

Devido a compra for interestadual você pode usar o CFOP 2.923
2.923
Entrada de mercadoria recebida do vendedor remetente, em venda à ordem
Classificam-se neste código as entradas de mercadorias recebidas do vendedor remetente, em vendas à ordem, cuja compra do adquirente originário, foi classificada nos códigos "2.120 – Compra para industrialização, em venda à ordem, já recebida do vendedor remetente" ou "2.121 – Compra para comercialização, em venda à ordem, já recebida do vendedor remetente".

O sucesso de amanhã, depende do empenho hoje!
JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 2 dezembro 2017 | 16:52

Boa tarde,

Vamos la,

Sua operação e uma venda a partir do armazém geral, seu fornecedor (por questões de logística, pode ser ) coloca x produto em um armazém, no momento da venda seu fornecedor ira emitir a nota fiscal no CFOP 6.105, sem destaque do ICMS mas com as contribuições PIS e Cofins, por sua vez o armazém geral ira emitir uma nota fiscal no CFOP 6.923 onde ira o destaque do ICMS, devido a saída física do produto e por questões que o ICMS incide no momento da circulação efetiva.

Acima apenas um resumo da operação.

Você quando receber a mercadoria, ira reecber as duas notas:

A nota fiscal no CFOP 6.105, você ira registrar no seu livro fiscal, e na sua contabilidade o credito do PIS, Cofins (caso tenha direito), a duplicata a pagar e a entrada no estoque.

A nota fiscal no CFOP 6.923 (emitida pelo armazém geral), voce ira registra no livro fiscal, e na contabilidade apenas o Credito do ICMS caso tenha direito o qual esta destacado na nota fiscal.

Att,
Joao Paulo

diegomiguel

Diegomiguel

Iniciante DIVISÃO 2, Balconista
há 5 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 09:46

Bom dia, tenho uma duvida sobre CFOP de entrada, tenho um produto no meu estoque negativo com -12 , gostaria de gerar uma nota de entrada do meu estabelecimento para o meu estabelecimento, para poder fazer o acerto do produto, só que gostaria de fazer isso com o CFOP de entrada que não gere Custo fiscal para mim. Existe algum? Tenho um em mãos que é o CFOP 1949 ele e de entrada mais não sei vou ter algum custo para meu estabelecimento, repito não e o que eu quero. Agradeço a Atenção.

Nildo Sales

Nildo Sales

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 10 julho 2019 | 15:13

Boa tarde caros Colegas.
João Paulo meu amigo, entendi perfeitamente a sua explanação em relação a situação, mas continuo na dúvida em relação ao lançamento contábil, como fica os estoques dessas notas?
Como empresa do simples nacional contabilizo e escrituro apenas a nota com CFOP de Venda 6105. Como seria a maneira correta de lançamento contábil para essas notas ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.