x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 4.040

Escrituração NFe

LUIZ CARLOS

Luiz Carlos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2009 | 16:42

Olá.
Gostaria de saber se tem que haver escrituração fiscal das NFe, tanto de entrada como de saída, como havia das nfs tradicionais ?

Se sim o tipo de documento continua sendo NF ?

E o modelo 55 ?

Tem que fazer alguma conferência das NFe de entrada ?

Obrigado

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 09:17

Bom dia Luiz Carlos

A NFE não alterou em nada a forma de escrituração, tributação, etc. A única mudança é que deixou de ser em papel e passou a ser em meio eletrônico. O que vc se atentar é que ao receber a NFE deve verificar a validade da mesma e poderá utilizar o DANFE para escriturá-la em livro fiscal.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 12:50

Boa tarde!
alguèm pode me ajudar com essas dus perguntas

1- Quando eu emitir a Danfe para o cliente, na verdade tenho que imprimir duas Danfes,uma para o cliente e uma para mim, poder escriturar no livro fical???

2 - Quando recebo uma Danfe, devo entrar no portal da nfe pra verificar a autenticidade, correto? minha duvida é: tenho que imprimir a autorização de uso? ou apenas vejo se a nota esta lá e pronto ?? e só digitar a chave de segurança e ver se a nota esta lá? preciso fazer mas alguma coisa???

grata

Tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Fabio Cavalcante dos Santos

Fabio Cavalcante dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 14:16

Ola Tita , boa tarde !

1) È um critério da empresa , no meu caso eu imprimo dois DANFE , um seguira com a mercadoria e outro eu utilizo para registrar no sistema . Algumas empresas possuem ferramentas para importar o arquivo XML que automaticamente já registra o documento no livro de entrada .

2) Ao receber um DANFE você precisa validar no site da SEFAZ a autenticidade do documento , digitando o código da chave de acesso você terá uma prévia da NFe onde deverá observar se o status está como " autorizada" . Não é necessário imprimir a autorização , uma das finalidades da NFe é diminuir as despesas com papéis e armazenagem .
È importante lembrar que o DANFE não tem validade fiscal , o que vale para o Fisco é o arquivo eletrônico XML . Você deverá manter esse arquivo guardado por um determinado prazo , se não me engano são 5 anos .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade