Flavinha
Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)Oi gente, tudo bem? Estou muito confusa sobre uma coisa...
Tenho um E-commerce no Simples Nacional e vendo através do Pagseguro no site. Quando o cliente compra, ele paga pelo produto + o frete (PAC ou Sedex) que ele prefere. E para os envios, tenho contrato com os Correios e pago mensalmente a fatura dos envios.
Ao emitir a NFe/Danfe, no entanto, sempre usei "sem frete" que é o recomendado pelo meu contador, há mais de um ano e sempre que pergunto para ver se está correto ele fala que sim, que pode fazer assim. Ainda assim, recentemente entrei num grupo de e-commerce e todos informam frete "por conta do destinatário/remetente" e declaram o valor.
Já perguntei antes para muitas pessoas e já me disseram que precisa sim declarar o frete, mas falei com meu contador e ele disse que pode por "sem frete" e tirar o valor pago pelos meus clientes (normalmente Sedex ou PAC).
Pesquisei e em 2011 achei aqui alguém que fala que pode ser "sem frete": www.contabeis.com.br
Então gostaria de saber o que devo fazer, pois estou muito confusa. Como meu contador diz que está tudo bem eu tenho confiado nele esses anos, mas parece que TODO mundo declara, então isso me deixa bastante em conflito sobre se está ou não correto, pois ele continua dizendo para declarar "sem frete" que está certo.
Ah, e se ao declarar o frete (se for o correto), preciso informar os dados dos Correios (talvez dê para puxar no Google cnpj) como transportador ou pode/devo deixar em branco?
E se eu sempre fiz errado, como fica para corrigir o passado? Ou "sem frete" está correto?
São muitas dúvidas, desculpe! E obrigada!!!