x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 669

Escrituração de NFe com valores menor do que veio em NF.

Rafael Silva de Oliveira

Rafael Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 15:56

Prezados, boa tarde.

Gostaria de saber se é possível escriturar uma NF com valores menor que ela veio. (Estado SP)

Exemplo:
NFe veio 1.000tn de alumínio. valor UN. 5,00. valor total R$5.00,00. + impostos.

Recebi fisicamente:
900tn.

Minha pergunta, posso fazer a escrituração da NF com a quantidade recebida fisicamente? consequentemente meus valores financeiros e impostos ficariam a menor do que veio na NF quando fizer o lançamento .

Caso posso ou não, me informe a base legal.

Desde já obrigado.

Atenciosamente,

LUCAS JEFFERSON S. DOS SANTOS

Lucas Jefferson S. dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 08:37

Bom dia amigo,

Voce não pode escriturar uma Nf com valores diferentes dos emitidos, ou o fornecedor cancela essa NF e emite outra com o valor correto, ou voce pode lançar essa NF e emitir uma nota de devolução dos 100kl de diferença, desde que o fornecedor esteja ciente da operação.

Nesse caso o que aconteceu foi uma não conformidade na entrega do material, ou seja, voce recebeu fisicamente uma quantidade diferente da especificada na nota fiscal, seja por erro do fornecedor, por falha no transporte, ou até mesmo desvio de material (ainda mais se tratando desse tipo de material).
Onde trabalho, quando isso ocorre, entramos imediatamente em contato com o fornecedor para reportar essa não conformidade no recebimento do material. Então, ou o fornecedor cancela essa Nf e emite outra com a quantidade correta, ou corre atras para apurar onde pode ter ocorrido essa falha.
O fato é que se a gente ficar quieto, tomamos o prejuízo e ficamos por isso mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade