x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 65

acessos 65.687

Erro DownLoad xml no Aplicativo Manifestação Destinatário no Estado de São Paulo

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 16:38

Boa tarde colegas desesperados como eu rs,

Recebi uma resposta da Sefaz sobre esse problema e disseram que logo sairá uma nova versão. Só aguardar.

Segue resposta:

Prezado contribuinte,

A versão 1.0.39 do aplicativo de Manifestação do Destinatário disponibilizado pelo fisco (http://www.mde.fazenda.sp.gov.br/) está apresentando a seguinte falha de reconhecimento de alguns certificados digitais:

“Ocorreu um problema não identificado, provavelmente problema com a cadeia de certificados(Certificado expirado ou faltando)”

Nos próximos dias será publicada uma nova versão (1.0.40) desse aplicativo com o reconhecimento dessas cadeias de certificados.
Solicitamos que acompanhe a disponibilização da versão caso seu aplicativo não se atualize automaticamente.

Atenciosamente,

Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Márcio

Márcio

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2018 | 02:30

Daniel, realmente a versão 1.0.39 está com vários erros, desde esses dos certificados até a falta de download dos XML.
Ontem à tarde eu reclamei de novo no "Fale Conosco" da Sefaz/SP mas recebi de novo a mesma resposta padrão que eles estavam enviando para todo mundo com aqueles procedimentos para desinstalar, instalar, apagar links no Java etc.
Que bom que agora descobriram que o problema estava na nova versão do aplicativo e lançarão outra corrigida.
Espero que corrijam também o download dos XML que não estão sendo feitos pois o problema não está só com os certificados.

HELVECIO

Helvecio

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2018 | 05:58

Oi Márcio, estou com a versão 1.0.39 e ela não funciona, após todas as tentativas colocadas acima. Funcionou bem até atualizar automaticamente para a versão 1.0.34. Aguem que ainda não tenha atualizado, tem o instalador da versão anterior para download?

Obrigado.

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2018 | 10:13

Pois é Márcio, ainda tem a questão de Confirmação da Operação que vez ou outra falha dependendo do horário que faz a baixa. Muitas vezes a NF não sai da lista principal mas ao consultar no Portal da NFE está listado a Confirmação da Operação e me parece que no programa não tem como colocar aquela NF já baixada na lista de confirmados, daí somente excluindo ou dando ciência. No meu caso eu excluo, pois se já confirmei, não há necessidade de ciência.

Luiz Eduardo

Luiz Eduardo

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a) Rede
há 6 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2018 | 12:07

Bom dia para todos, Consegui ontem resolver estes problemas, depois de ter feito a reinstalação das cadeias certificadoras, e tudo o que foi citado anteriormente, e nada funcionou. Então fiz o seguinte teste para tirar a duvida da cadeia certificadora e a validação via SSL, como possuo os arquivos em nuvem, fiz o download de alguns XMLS referente a julho e os importei para dentro do MDE, e fiz o teste de manifestar estar notas ja estando comigo, mesmo assim o erro permaneceu. Então como eu percebi que não tinha nada haver a resposta que retornava com relação a cadeia certificadora, fiz a inclusão manual do certificado modelo A1 do cliente para dentro do MDE, lembrando que fazendo desta maneira, sempre terão que usar a senha, pois fica como se o certificado não estive-se salvo na maquina e sempre sera solicitado a senha (como se fosse um Token ou Cartão), feito isto que penso ser valido para o Cartão A3, token e etc, incluam manualmente o certificado no sistema MDE. A respeito do cartão ou token, se tudo estiver correto na instalação dos mesmo, ao fazer a inclusão manual, estes tipos de certificados instalam 3 arquivos dentro do windows, então ao solicitar a inclusão manual usem a busca automatica do proprio sistema MDE, fazendo com que o proprio encontrem os arquivos necessarios e a cada um encontrado sera pedido a senha, façam isto ate chegar ao fim da leitura destes arquivos.

Espero ter ajudado a todos.

Ps: não desinstalem o Java, não foi necessário, estou usando a ultima versão. no máximo coloquei os sites para serem liberados na aba segurança.

Luiz Eduardo
Analista de TI
Márcio

Márcio

há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 03:33

Você pode pesquisar no Google "Sefaz/SP Fale Conosco" que já vai aparecer no primeiro resultado.
Mas o link do formulário para envio de mensagens é este: https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/Correio-Eletronico.aspx
Eles não recebem email, somente mensagens através desse formulário.

ATENÇÃO:
A nova versão do aplicativo já foi liberada.
O meu fez a atualização automática para a 1.0.40 quando abri o aplicativo ontem à noite mas se os seus não fizerem, é só acessarem a área de download do MDE em http://www.mde.fazenda.sp.gov.br/download.html para baixar o arquivo ou abri-lo diretamente no Java, é só escolher a opção desejada.

Não sei se resolveu o problema com os certificados A3 pois aqui eu uso o A1.
Com o A1 o problema continua o mesmo, ele só funciona da forma que eu disse em outra resposta e o usuário Luiz Eduardo também explicou ontem.
Outra coisa que não foi resolvida é o download dos XML, pelo menos aqui continua não fazendo. Mesmo manifestadas, as NF-e continuam como "Pesquisadas" na Forma de Inclusão e não há como detalhar seus dados nem exportar.

Vocês estão conseguindo fazer o download dos XML?

HELVECIO

Helvecio

há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 04:15

Versão 1.0.40 com mesmo problema, não funciona com A3 da Certisign (OcsCryptolib.dll e OcsCryptolib_P11.dll) Alguém já tem uma solução definitiva?

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 08:03

Também atualizei aqui e estou com o mesmo problema com o Certificado da Certisign. Desinstalei e instalei denovo pelo Java, mudei o tipo de repositório e nada.

Fui mandar mensagem para o Fale Conosco novamente e o site fica dando erro e não envia!

Só serviço acumulando...

Até consigo ver as notas por outro programa que uso de nota fiscal mas ou é um ou é outro pra controlar...

Josy Veras

Josy Veras

Bronze DIVISÃO 1 , Chefe Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 11:10

Bom dia,

Também recebi a resposta da sefaz avisando que disponibilizará a versão 1.0.40 (abaixo na integra).

Prezado contribuinte,

A versão 1.0.39 do aplicativo de Manifestação do Destinatário disponibilizado pelo fisco (http://www.mde.fazenda.sp.gov.br/) está apresentando a seguinte falha de reconhecimento de alguns certificados digitais:

“Ocorreu um problema não identificado, provavelmente problema com a cadeia de certificados(Certificado expirado ou faltando)”

Nos próximos dias será publicada uma nova versão (1.0.40) desse aplicativo com o reconhecimento dessas cadeias de certificados.
Solicitamos que acompanhe a disponibilização da versão caso seu aplicativo não se atualize automaticamente.

Luiz Eduardo

Luiz Eduardo

há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 14:16

Boa tarde a todos,

Acabei de testar para um cliente e esta funcional, revejam tudo que foi dito anteriormente, tipo de certificado, instalação, inclusão manual do mesmo no aplicativo MDE. se tive-se no portal como postar os prints, seria interessante mostrar visualmente, o que esta sendo explicado aos usuários.

E ja estou usando a nova versão. apenas baixei o novo por desencargo de consciência e rodei o aplicativo .JPL para que ele baixa-se, entrei no MDE sem nada ter sido perdido, conforme já fiz outras vezes. Como não posso manifestar as notas do cliente, so testei o acesso as notas se apareceria o bendito erro de (cadeia certificadora), e não alterei nada no aplicativo, da forma que configurei permaneceu.

Luiz Eduardo
Analista de TI
Luiz Eduardo

Luiz Eduardo

há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 15:05

Boa tarde Sr. Helvecio,

Me perdoe pela pergunta, mas já testou estes certificados no site do ECAC por exemplo, só para o Sr. ter a certeza de que os mesmos estão sendo lidos corretamente?

E se não estiverem acessíveis, verificar os gerenciadores criptográficos dos certificados se estão corretos,pois cada um deles tem um gerenciador diferente. Já peguei N erros de certificados e muitos eram os gerenciadores criptográficos, (Valid, Certisign, etc.etc.), e tbm devemos levar em consideração o windows que esta sendo usado. pois temos alguns problemas com relação a versões (32 bits/64bits).

Eu ainda não testei com o A3 (cartão/token), a maioria que possuo são A1 (cliente.PFX), e os inclui manualmente no MDE, via opção "Utilizar certificado manualmente" e que também é valido para os do tipo A3, só que com esta opção usaria a "Incluir busca automática".

Luiz Eduardo
Analista de TI
HELVECIO

Helvecio

há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 15:16

Todos os passos acima checados, erro da versâo do manifestador 1.0.40, certificado funcionando normalmente em outros softwares ou aplicativos. Tem algum cliente seu que utiliza o A3 OcsCryptolib?

Kamila Santos

Kamila Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 16:39

Boa tarde a todos!

Camila Barros Liberati
Eu estava também com o mesmo problema e foi então que o Matheus passou esse comando que pra mim deu certo.

fiz o seguinte procedimento:
1° na aba certificados, Utilizar o cadastro de Certificados via aplicativo, A3, incluir manualmente
2° procurar arquivo dll em:
Se for pendrive (etoken) - c:/windows/system32/eTpkcs11.dll
Se for Leitora e cartão (smartcard) - c:/windows/system32/aetpkss1.dll
Se for safeweb - c:/windows/system32/cmp11.dll

É só selecionar a dll que deseja conforme o uso do certificado e incluir manualmente, digitar a senha do certificado e pesquisar as nota, não ocorrerá o erro.

Espero que ajude

Atenciosamente,
Kamila

HELVECIO

Helvecio

há 6 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2018 | 04:54

Problema resolvido! Instalem o Monitor de Documentos Fiscais link https://fiscal.io/ (solução alternativa com mais ferramentas) funciona perfeitamente, até a Sefaz Sp resolver os problemas, mas é um software melhor e com o tempo irão ver que o MDE estrá obsoleto e esqucer

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2018 | 07:37

Helvecio, será que esse programa é confiável? gratuito ainda. Penso que eventualmente haverá atualizações e terão que adaptar sempre o sistema, será que farão de graça isso? É uma alternativa para o momento.

A verdade é que o programa do Sefaz é bem simples e precisamos de um mais "moderno" e estável.

Josy Veras

Josy Veras

Bronze DIVISÃO 1 , Chefe Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2018 | 12:09

Também não obtive exito com a nova versão. Já enviei a situação a Sefaz/SP dando continuidade ao chamado anterior.
Sugiro que os demais integrantes desse forum, também registrem esse problema na Sefaz SP para ter demanda suficiente para que entre em nova manutenção com prioridade ao caso.

Financeiro

Financeiro

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 6 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 15:49

A Secretaria da Fazenda atualizou o aplicativo para a versão 1.40, porém o aplicativo continuou com problema. Então, reportei o erro pra eles na sexta-feira, e hoje recebi o seguinte e-mail:

"Prezado contribuinte,

A versão 1.0.40 do aplicativo de Manifestação do Destinatário disponibilizado pelo fisco (http://www.mde.fazenda.sp.gov.br/) está apresentando a seguinte falha de reconhecimento de alguns certificados digitais:

Nos próximos dias será publicada uma nova versão (1.0.41) desse aplicativo com o reconhecimento dessas cadeias de certificados.

Atenciosamente,

Agradecemos seu contato no "Fale Conosco" da Secretaria da Fazenda."

Só nos resta aguardar!

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 17:53

Ainda estou na esperança do MDFE da do SEFAZ voltar Helvecio rs mas caso contrário vou testar esse programa.

Não recebi essa mensagem ainda Financeiro, também fiz o alerta para eles na semana passada, vamos aguardar mais um pouco.

Márcio

Márcio

há 6 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 00:27

Já foi lançada a versão 1.0.41 e com certificado A1 não estou tendo problemas para pesquisar e manifestar as NF-e.
Porém, quanto ao download dos XML das NF-e para detalhamento e exportação, continua não funcionando.

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 12:27

Nada aqui também com essa nova versão, utilizo A3 da Certsign no Windows 7 e 10, via cadastro e repositório, reinstalei do zero tb mas não funcionou.

DANIEL

Daniel

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 17:49

Aqui nada de funcionar ainda, não atualizaram mais a versão, parece que a marca do meu certificado (Certisign) foi premiado sendo talvez o único que não funciona mais (A3).

Pra não ficar parado estou usando o programa que o Helvecio indicou que é bem bacana.

Kamila Santos

Kamila Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2018 | 08:51

Bom dia

Daniel

O meu certificado também e da Certisign A3 e fiz esse passo a passo que eu vi aqui no fórum mesmo se não me engano foi o Matheus q mandou, enfim pra mim deu certo.

Incluir certificado manualmente

Fiz o seguinte procedimento:
1° na aba certificados, Utilizar o cadastro de Certificados via aplicativo, A3, incluir manualmente
2° procurar arquivo dll em:
Se for pendrive (etoken) - c:/windows/system32/eTpkcs11.dll
Se for Leitora e cartão (smartcard) - c:/windows/system32/aetpkss1.dll
Se for safeweb - c:/windows/system32/cmp11.dll

É só selecionar a dll que deseja conforme o uso do certificado e incluir manualmente, digitar a senha do certificado e pesquisar as nota, não ocorrerá o erro.

Espero ter ajudado

Atenciosamente,
Kamila Santos

Ana Cláudia

Ana Cláudia

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2018 | 10:05

Bom dia pessoal!
Então Kamila em um cliente eu consegui instalar de forma manual e deu super certo (cartão A-3 laranja), mas desse outro cliente não deu (cartão A-3 prata).
Helvelcio agradeço pela sua dica, até que não saia nova versão eu também estou usando esse sistema, muito obrigada!

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade