Andre Dal Bo
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar AdministrativoBom dia,
Trabalho para uma empresa que comercializa produtos alimentícios, e por várias vezes, os supermercados recusam as NFs, ou solicitam que outra NF, por considerar algum erro, desde valor de produto, ou produto não solicitado (Os pedidos são efetuados por nossos representantes).
Os supermercados normalmente, não aceitam a NF, e não assinam no verso da NF com o motivo da recusa.
Como o prazo está fora das 24h, necessito efetuar o estorno da NF.
Meu consultor fiscal e minha contabilidade estão em divergência no entendimento da lei, que é:
e) Códigos de CFOP inversos aos constantes na NF-e estornada;
Segundo um, posso utilizar o CFOP 1949/2949 para as NFs que saem como 5101/6101. Pois ele alega que o inverso seria o 1XXX/2XXX, ou seja, identificando que é a entrada, e referenciando depois qual NF de saída.
O outro diz, que o retorno desta mercadoria tem que ser pelo x101, ou seja, referenciando o mesmo final do CFOP, (Saida 5101 - Venda produção do estabelecimento, com estorno fica com 1101 - Compra para Industrialização)
De maneira geral, gostaria de ter mais opiniões (se alguém puder me ajudar) para que eu possa me posicionar perante a esse empecilho, pois eu realmente vejo os 2 lados com uma razão.
Att,